Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

A POESIA EM SALA DE AULA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS COM A LEITURA DO TEXTO POÉTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: TEXTO POÉTICO, FORMAÇÃO DE LEITORES, FORMAÇÃO DOCENTE. Comunicação Oral (CO) GT 01: Poesia Infantil, Juvenil e Ensino
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45263
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 4
    "inscrito_id" => 15
    "titulo" => "A POESIA EM SALA DE AULA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS COM A LEITURA DO TEXTO POÉTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => """
      Este artigo visa apresentar o resultado do trabalho com a poesia em sala de aula, proposta esta, desenvolvida através de possibilidades e desafios que o texto poético nos proporciona dentro do espaço escolar e fora dele, uma vez que, a “poesia sensibiliza qualquer ser humano, pois é a fala da alma, do sentimento e precisa ser cultivada”, conforme assegura Sant’Anna (2012).\r\n
      Mesmo sabendo da importância da poesia na vida dos seres humanos como mostra acima Sant’Anna, muitas escolas esqueceram-na, principalmente nas séries iniciais, dando mais espaços a “coisas mais importantes e mais sérias”, como também para textos em prosa, privando os alunos dessa “experiência inigualável”, conforme caracteriza Maria Helena Zancan Frantz (1998, p.80). As aulas foram ministradas pelos professores-pesquisadores em uma turma de 9º ano de uma escola pública de Areia – PB. O objetivo do trabalho foi ler textos de poetas contemporâneos, fazendo uso do Método Recepcional, por meio de práticas de leitura de textos poéticos. Foram desenvolvidas atividades lúdicas e interativas -  vídeos, leitura expressiva de poemas, leitura de imagens, oficinas de ilustração e sarau poético. As estratégias buscaram tornar a leitura do texto poético mais atraente, formando leitores amantes da poesia e professores comprometidos com a formação de leitores. Os resultados obtidos mostraram a contribuição significativa do texto literário na sala de aula para desenvolver habilidades de leitura do texto poético, formando leitores. A experiência vivenciada contribuiu, ainda, de forma relevante, para a formação acadêmica e profissional dos professores-pesquisadores, favorecendo a inserção na prática da sala de aula.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01: Poesia Infantil, Juvenil e Ensino"
    "palavra_chave" => "TEXTO POÉTICO, FORMAÇÃO DE LEITORES, FORMAÇÃO DOCENTE."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA1_ID15_20052018185752.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARINALDO DE SOUZA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARINALDO"
    "autor_email" => "marcultura273@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45263
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 4
    "inscrito_id" => 15
    "titulo" => "A POESIA EM SALA DE AULA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS COM A LEITURA DO TEXTO POÉTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => """
      Este artigo visa apresentar o resultado do trabalho com a poesia em sala de aula, proposta esta, desenvolvida através de possibilidades e desafios que o texto poético nos proporciona dentro do espaço escolar e fora dele, uma vez que, a “poesia sensibiliza qualquer ser humano, pois é a fala da alma, do sentimento e precisa ser cultivada”, conforme assegura Sant’Anna (2012).\r\n
      Mesmo sabendo da importância da poesia na vida dos seres humanos como mostra acima Sant’Anna, muitas escolas esqueceram-na, principalmente nas séries iniciais, dando mais espaços a “coisas mais importantes e mais sérias”, como também para textos em prosa, privando os alunos dessa “experiência inigualável”, conforme caracteriza Maria Helena Zancan Frantz (1998, p.80). As aulas foram ministradas pelos professores-pesquisadores em uma turma de 9º ano de uma escola pública de Areia – PB. O objetivo do trabalho foi ler textos de poetas contemporâneos, fazendo uso do Método Recepcional, por meio de práticas de leitura de textos poéticos. Foram desenvolvidas atividades lúdicas e interativas -  vídeos, leitura expressiva de poemas, leitura de imagens, oficinas de ilustração e sarau poético. As estratégias buscaram tornar a leitura do texto poético mais atraente, formando leitores amantes da poesia e professores comprometidos com a formação de leitores. Os resultados obtidos mostraram a contribuição significativa do texto literário na sala de aula para desenvolver habilidades de leitura do texto poético, formando leitores. A experiência vivenciada contribuiu, ainda, de forma relevante, para a formação acadêmica e profissional dos professores-pesquisadores, favorecendo a inserção na prática da sala de aula.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01: Poesia Infantil, Juvenil e Ensino"
    "palavra_chave" => "TEXTO POÉTICO, FORMAÇÃO DE LEITORES, FORMAÇÃO DOCENTE."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA1_ID15_20052018185752.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARINALDO DE SOUZA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARINALDO"
    "autor_email" => "marcultura273@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Este artigo visa apresentar o resultado do trabalho com a poesia em sala de aula, proposta esta, desenvolvida através de possibilidades e desafios que o texto poético nos proporciona dentro do espaço escolar e fora dele, uma vez que, a “poesia sensibiliza qualquer ser humano, pois é a fala da alma, do sentimento e precisa ser cultivada”, conforme assegura Sant’Anna (2012). Mesmo sabendo da importância da poesia na vida dos seres humanos como mostra acima Sant’Anna, muitas escolas esqueceram-na, principalmente nas séries iniciais, dando mais espaços a “coisas mais importantes e mais sérias”, como também para textos em prosa, privando os alunos dessa “experiência inigualável”, conforme caracteriza Maria Helena Zancan Frantz (1998, p.80). As aulas foram ministradas pelos professores-pesquisadores em uma turma de 9º ano de uma escola pública de Areia – PB. O objetivo do trabalho foi ler textos de poetas contemporâneos, fazendo uso do Método Recepcional, por meio de práticas de leitura de textos poéticos. Foram desenvolvidas atividades lúdicas e interativas - vídeos, leitura expressiva de poemas, leitura de imagens, oficinas de ilustração e sarau poético. As estratégias buscaram tornar a leitura do texto poético mais atraente, formando leitores amantes da poesia e professores comprometidos com a formação de leitores. Os resultados obtidos mostraram a contribuição significativa do texto literário na sala de aula para desenvolver habilidades de leitura do texto poético, formando leitores. A experiência vivenciada contribuiu, ainda, de forma relevante, para a formação acadêmica e profissional dos professores-pesquisadores, favorecendo a inserção na prática da sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.