Este artigo visa apresentar o resultado do trabalho com a poesia em sala de aula, proposta esta, desenvolvida através de possibilidades e desafios que o texto poético nos proporciona dentro do espaço escolar e fora dele, uma vez que, a “poesia sensibiliza qualquer ser humano, pois é a fala da alma, do sentimento e precisa ser cultivada”, conforme assegura Sant’Anna (2012).
Mesmo sabendo da importância da poesia na vida dos seres humanos como mostra acima Sant’Anna, muitas escolas esqueceram-na, principalmente nas séries iniciais, dando mais espaços a “coisas mais importantes e mais sérias”, como também para textos em prosa, privando os alunos dessa “experiência inigualável”, conforme caracteriza Maria Helena Zancan Frantz (1998, p.80). As aulas foram ministradas pelos professores-pesquisadores em uma turma de 9º ano de uma escola pública de Areia – PB. O objetivo do trabalho foi ler textos de poetas contemporâneos, fazendo uso do Método Recepcional, por meio de práticas de leitura de textos poéticos. Foram desenvolvidas atividades lúdicas e interativas - vídeos, leitura expressiva de poemas, leitura de imagens, oficinas de ilustração e sarau poético. As estratégias buscaram tornar a leitura do texto poético mais atraente, formando leitores amantes da poesia e professores comprometidos com a formação de leitores. Os resultados obtidos mostraram a contribuição significativa do texto literário na sala de aula para desenvolver habilidades de leitura do texto poético, formando leitores. A experiência vivenciada contribuiu, ainda, de forma relevante, para a formação acadêmica e profissional dos professores-pesquisadores, favorecendo a inserção na prática da sala de aula.