O presente trabalho discute a representação dramatúrgica do mundo contemporâneo, no que tange a dois dos principais grupos da vanguarda artística e teatral surgida no contexto norte-americano da contracultura nos anos 1960: as companhias San Francisco Mime Troupe e Bread and Puppet Theatre. Criadas em um período de forte agitação político-social e profundas mudanças culturais, trouxeram experimentações radicais à cena norte-americana, desde influências dos teatros expressionista, surrealista e técnicas de agit-prop russo/ europeu, ao teatro épico e dialético e à radicalização de técnicas de animação e improviso, voltadas a um teatro essencialmente coletivo, político, histórico e crítico de seu tempo. Atuantes e independentes de tutelas governamentais até os dias de hoje, essas companhias subsistem há mais de meio século, realizando sua arte contestadora em pleno império da arte comercial e da espetacularização do mundo, no contra-fluxo predominante de estéticas alienadas, vazias e elitistas. Suas recentes representações da guerra, do terror, da violência e da ideologia do capital e do consumo, coadunadas à figuração da apatia política e do conformismo frente à coisificação da arte e da cultura, embasadas em recursos formais muito próprios de suas dramaturgias, são discutidas em seus redimensionamentos no cenário contemporâneo, bem como as condições materiais de produção, apresentação e recepção desses coletivos teatrais que navegam em direção contrária à arte comercial degradada, e à produção teatral enquanto apenas mais um produto esvaziado para venda no mundo reificado. Serão igualmente apontadas suas reinterpretações do mundo e suas novas velhas contradições, e mudanças de percurso sofridas em suas próprias estéticas radicais em virtude de transformações históricas, tendo por base a análise de espetáculos encenados recentemente pelas duas companhias. O trabalho aqui exposto é fruto de um projeto de pesquisa docente financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo, iniciado em 2011 e dedicado ao estudo das companhias Living Theatre, Bread and Puppet Theater e San Francisco Mime Troupe no período da contracultura - e sua resistência possível, mesmo no contexto alienante e avassalador da atual sociedade de consumo.