Este artigo tem como objetivo central mostrar aos profissionais de ensino, novas maneiras de
capacitação por meio da Educação a Distância de maneira inclusiva. Através desta
oportunidade de produzir este artigo a pesquisa utilizada no trabalho se deu com base numa
revisão bibliográfica na qual tomemos por base a fundamentação teórica de alguns autores
como: ALMEIDA, (2004); ALONSO, (2010); ARROYO, (2013); BRASIL, (2005, 1996,
2017, 2007); FAGUNDES, (2006); FIORENTINI, (1998); MILL E FIDALGO, (2007);
MORIN, (2008); NÓVOA, (1992, 1995, 2002); TANCREDI, (2005); TARDIF, (2000). O
trabalho justificou-se pela necessidade formação docente de maneira inclusiva,
principalmente daqueles que residem em regiões geograficamente distantes das universidades.
A pesquisa constatou diversas características da EaD e legislações vigentes que ressaltam a
importância da formação de professores por meio da EaD de maneira proveitosa a fim de
capacitar professores.