Este trabalho tem o objetivo principal compreender a inclusão, diagnóstico e (des)medicamentalização em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e entre os atores sociais - usuários e suas famílias, que frequentam o Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), um espaço não escolar. O trabalho foi desenvolvido através de levantamento bibliográfico e análise do campo para compreensão do problema de pesquisa, no município de Sobral – CE. Para isto, análise documental dos seguintes documentos: “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva” (BRASIL, 2008) e "Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista" (BRASIL, 2014). Os resultados e discussões mostram que estudos são preliminares, ainda requer mais aprofundamentos empíricos e teóricos. No entanto, para compreender as práticas educativas para inclusão, diagnóstico e (des)medicamentalização e atenção psicossocial em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), observou-se os objetivos dos documentos oficiais. Para concluir compreende-se a busca da implantação de politicas educacionais e de saúde especificas para o diagnóstico, tratamento e atendimento educacional para crianças com TEA.