Com o advento da Estética da recepção, a preocupação com o leitor tornou-se o cerne das discussões atuais. Para nós, educadores/pesquisadores atuantes na área de Literatura, essa teoria vem servindo de inspiração na perspectiva de refletir sobre novos métodos de trabalho com a leitura literária no âmbito escolar. Assim, nossa pesquisa tem como objetivo realizar uma análise interpretativa da personagem Sinha Vitória, do romance Vidas Secas,de Graciliano Ramos, visando percorrer um caminho entre tantos outros de como explorar a leitura do gênero romance em sala de aula. Para tanto, fundamentamo-nos nas sugestões metodológicas de Cosson (2006) e suas atribuições concernentes ao conceito e formulação da sequência expandida; também em Jouve (2002) e Iser (1996) sobre questões que envolvem o leitor e a estética da recepção; Colomer (2007) no que tange ao compartilhamento da leitura como abordagem pedagógica e Brait (1985)como suporte para a análise da personagem. Acreditamos que explorar a construção de Sinha Vitória buscando pistas através dos outros elementos da narrativa e da própria linguagem que constrói o romance, pode tornar-se uma atividade interessante para o aluno do ensino médio. Nossa preocupação se estende ainda em refletir sobre a formação leitora (crítica) desse aluno e por isso a importância de criar estratégias que possibilitem um encontro significativo entre obra e leitor.