Artigo Anais ABRALIC Internacional

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-157X

O CANTO DA SEREIA: ABORDAGEM DO TEXTO LITERÁRIO ATRAVÉS DAS MÍDIAS SOCIAIS

"2013-07-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 4395
    "edicao_id" => 14
    "trabalho_id" => 686
    "inscrito_id" => 1089
    "titulo" => "O CANTO DA SEREIA: ABORDAGEM DO TEXTO LITERÁRIO ATRAVÉS DAS MÍDIAS SOCIAIS"
    "resumo" => "A preocupação com o aproveitamento da disciplina da Literatura no ensino médio nos faz repensar a abordagem histórica que geralmente é conferida à esta matéria e a buscar novos recursos pedagógicos e ferramentas que permitam diminuir o insucesso escolar nesta fase. A partir de estudos que apontaram as dificuldades dos professores em fugir do esquema de aula baseado unicamente no uso do livro didático e sabendo que existe grande resistência dos alunos em proceder à leitura da obra literária, propõe-se um projeto para um bloco de aulas pautado na interação do aluno com o texto literário usando como ferramenta as mídias sociais Facebook e Twitter. Acreditamos que a aproximação do adolescente com a obra literária através de uma ferramenta que possibilite a discussão dos tópicos com seus colegas e que já faz parte de seu dia a dia facilite a produção de sentido para o texto, pela oportunidade que o educando tem de incutir suas próprias vivências neste processo. Após a utilização das mídias sociais como interface entre a obra e seus alunos o professor terá alunos mais receptivos a enfim compreender os aspectos teóricos e históricos que antes se encontravam esvaziados de significado e não ajudavam o aluno nem mesmo a apreender o conteúdo do livro didático e tampouco a tornar-se um leitor proficiente."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Completo_Comunicacao_oral_idinscrito_1089_018072639599f573933e417ae61d0c25.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAYANA DE FÁTIMA BRASIL DE FREITAS CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "LAYANA"
    "autor_email" => "laybrasil@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-abralic-internacional"
    "edicao_nome" => "Anais ABRALIC Internacional"
    "edicao_evento" => "XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/abralic/2013"
    "edicao_logo" => "5e48acf34819c_15022020234611.png"
    "edicao_capa" => "5f17347012303_21072020153112.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-07-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 12
    "publicacao_nome" => "Revista ABRALIC INTERNACIONAL"
    "publicacao_codigo" => "2317-157X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 4395
    "edicao_id" => 14
    "trabalho_id" => 686
    "inscrito_id" => 1089
    "titulo" => "O CANTO DA SEREIA: ABORDAGEM DO TEXTO LITERÁRIO ATRAVÉS DAS MÍDIAS SOCIAIS"
    "resumo" => "A preocupação com o aproveitamento da disciplina da Literatura no ensino médio nos faz repensar a abordagem histórica que geralmente é conferida à esta matéria e a buscar novos recursos pedagógicos e ferramentas que permitam diminuir o insucesso escolar nesta fase. A partir de estudos que apontaram as dificuldades dos professores em fugir do esquema de aula baseado unicamente no uso do livro didático e sabendo que existe grande resistência dos alunos em proceder à leitura da obra literária, propõe-se um projeto para um bloco de aulas pautado na interação do aluno com o texto literário usando como ferramenta as mídias sociais Facebook e Twitter. Acreditamos que a aproximação do adolescente com a obra literária através de uma ferramenta que possibilite a discussão dos tópicos com seus colegas e que já faz parte de seu dia a dia facilite a produção de sentido para o texto, pela oportunidade que o educando tem de incutir suas próprias vivências neste processo. Após a utilização das mídias sociais como interface entre a obra e seus alunos o professor terá alunos mais receptivos a enfim compreender os aspectos teóricos e históricos que antes se encontravam esvaziados de significado e não ajudavam o aluno nem mesmo a apreender o conteúdo do livro didático e tampouco a tornar-se um leitor proficiente."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Completo_Comunicacao_oral_idinscrito_1089_018072639599f573933e417ae61d0c25.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAYANA DE FÁTIMA BRASIL DE FREITAS CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "LAYANA"
    "autor_email" => "laybrasil@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-abralic-internacional"
    "edicao_nome" => "Anais ABRALIC Internacional"
    "edicao_evento" => "XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/abralic/2013"
    "edicao_logo" => "5e48acf34819c_15022020234611.png"
    "edicao_capa" => "5f17347012303_21072020153112.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-07-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 12
    "publicacao_nome" => "Revista ABRALIC INTERNACIONAL"
    "publicacao_codigo" => "2317-157X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2013

Resumo

A preocupação com o aproveitamento da disciplina da Literatura no ensino médio nos faz repensar a abordagem histórica que geralmente é conferida à esta matéria e a buscar novos recursos pedagógicos e ferramentas que permitam diminuir o insucesso escolar nesta fase. A partir de estudos que apontaram as dificuldades dos professores em fugir do esquema de aula baseado unicamente no uso do livro didático e sabendo que existe grande resistência dos alunos em proceder à leitura da obra literária, propõe-se um projeto para um bloco de aulas pautado na interação do aluno com o texto literário usando como ferramenta as mídias sociais Facebook e Twitter. Acreditamos que a aproximação do adolescente com a obra literária através de uma ferramenta que possibilite a discussão dos tópicos com seus colegas e que já faz parte de seu dia a dia facilite a produção de sentido para o texto, pela oportunidade que o educando tem de incutir suas próprias vivências neste processo. Após a utilização das mídias sociais como interface entre a obra e seus alunos o professor terá alunos mais receptivos a enfim compreender os aspectos teóricos e históricos que antes se encontravam esvaziados de significado e não ajudavam o aluno nem mesmo a apreender o conteúdo do livro didático e tampouco a tornar-se um leitor proficiente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.