A preocupação com o aproveitamento da disciplina da Literatura no ensino médio nos faz repensar a abordagem histórica que geralmente é conferida à esta matéria e a buscar novos recursos pedagógicos e ferramentas que permitam diminuir o insucesso escolar nesta fase. A partir de estudos que apontaram as dificuldades dos professores em fugir do esquema de aula baseado unicamente no uso do livro didático e sabendo que existe grande resistência dos alunos em proceder à leitura da obra literária, propõe-se um projeto para um bloco de aulas pautado na interação do aluno com o texto literário usando como ferramenta as mídias sociais Facebook e Twitter. Acreditamos que a aproximação do adolescente com a obra literária através de uma ferramenta que possibilite a discussão dos tópicos com seus colegas e que já faz parte de seu dia a dia facilite a produção de sentido para o texto, pela oportunidade que o educando tem de incutir suas próprias vivências neste processo. Após a utilização das mídias sociais como interface entre a obra e seus alunos o professor terá alunos mais receptivos a enfim compreender os aspectos teóricos e históricos que antes se encontravam esvaziados de significado e não ajudavam o aluno nem mesmo a apreender o conteúdo do livro didático e tampouco a tornar-se um leitor proficiente.