ENTRE LETRAS E CENAS: O OLHAR EM QUESTÃO EM MOÇA COM BRINCO DE PÉROLA Maria Suely de Oliveira Lopes(UFPE) Resumo:O diálogo entre Literatura e Cinema é admissível porque ambos compartilham o ato de contar histórias. Independentemente da perspectiva teórica aplicada, o texto literário e o texto fílmico possuem estruturas narrativas. A identificação de tais estruturas é o que possibilita a análise das similaridades (espaço, tempo, personagem, narrador, etc.) e das diferenças (manifestação discursiva específica). Logo a relação da literatura com o cinema se dá de maneira tão próxima que ao selecionar as personagens, o cinema não demonstra exclusividade. Ele age de forma a aproveitar as personagens que se encontram já prontas, elaboradas por séculos de luzes. O presente trabalho propõe uma reflexão sobre a questão do olhar à luz da poética da percepção a partir da obra de Tracy Chevalier intitulada Moça com Brinco de Pérola (2004). Metodologicamente, nossa discussão se divide em dois momentos. Primeiramente, exploramos dados da história romanceada (em filme e em livro) tendo como ponto de referência o quadro Moça com brinco de pérola, (2004) do pintor holandês Johannes Vermeer. E, em segundo momento, procuramos estabelecer relações possíveis desse olhar que o sujeito lança ao objeto de sua arte literária e cinematográfica provocando uma reviravolta ontológica correspondente à passagem da visão à condição pensante do ser fenomenológico. O referido trabalho utiliza como aporte teórico Brito (2006 Bazin (1991) Hegel (1964),Merleau-Ponty (1994), Pellegrini entre outros que serão citados a longo da discussão.Palavras-chave: Literatura; Cinema; Olhar; Poética da Percepção. Fenomenologia.