Artigo Anais ABRALIC Internacional

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-157X

LEITURA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UMA REDE DE FIOS CRUZADOS

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Publicado em 12 de julho de 2013

Resumo

Os índices de leitura, que vêm sendo apresentados por pesquisas realizadas no Brasil, apontam dados nada satisfatórios, mostrando que grande parte da população é considerada não leitora e analfabeta funcional (Retratos da Leitura no Brasil e Inaf ), o que deixa claro que se lê pouco em nosso país. Nesse sentido, observa-se que a leitura é realizada com frequência apenas como uma prática escolar, o que faz com que a escola fracasse na sua função social que entendemos como primordial: formar leitores críticos e capazes de compreender os diversos gêneros textuais que circulam na sociedade. Ao constatar tal fragilidade presente nos índices apontados e nas pesquisas realizadas, procuramos analisar as práticas docentes enquanto professoras do Ensino Fundamental I e dos cursos de Letras e Pedagogia, observando os desafios e as lacunas apresentados pela escola na formação de sujeitos leitores e procurando, por meio desse artigo, provocar uma reflexão acerca da formação dos docentes e dos ingressos e egressos dos cursos de licenciatura (particularmente Letras e Pedagogia), na tentativa de estabelecer relações entre a (não) formação de leitores e a formação docente em nosso país.

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