O VIAJANTE NAUFRAGADO
"2013-07-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 4392 "edicao_id" => 14 "trabalho_id" => 377 "inscrito_id" => 181 "titulo" => "O VIAJANTE NAUFRAGADO" "resumo" => "Moacyr Scliar, gaúcho de origem judaica, tornou-se um escritor brasileiro de renome internacional, produzindo uma obra que reúne mais de oitenta livros, entre romances, novelas, contos, crônicas e ensaios. Além da quantidade, destaca-se também a qualidade estética de suas histórias, ao representar conflitos relacionados ao ser humano em confronto com questões envolvendo a modernidade, o capitalismo, a violência, a luta pelo poder e sua manutenção, a busca por um lugar no mundo, principalmente no caso dos judeus, dentre outras. O estudo aprofundado de sua produção artística torna-se relevante, não só pela importância cultural para a literatura brasileira e judaica, como também pela riqueza de recursos e processos estéticos presentes em seus textos, e pelos olhares elaborados sobre o ser humano e suas relações consigo, com os outros e com o mundo, constituindo um campo fértil de pesquisa, tanto para crítica quanto para teoria literária. Nosso objetivo neste artigo é analisar o conto “A vaca”, de O carnaval dos animais (1968), observando a representação do espaço habitado - uma ilha deserta - e a condição de vida do protagonista - um marinheiro sobrevivente de um naufrágio. Investigamos o esvaziamento existencial desse sujeito, a elaboração estética da representação do espaço e o valor simbólico de determinados elementos, como a vaca e a ilha deserta. Além disso, demonstramos algumas relações (estéticas e temáticas) desse conto com outras narrativas do autor, presentes no livro em questão, como é o caso dos contos “Os Leões” e “Canibal”. Para tanto, ancoramos nossa leitura nas seguintes categorias analíticas: 1) o cronotopo literário, de Bakhtin (2010), a partir da qual desdobramos a subcategoria – o cronotopo da casa global; e 2) a intimidade protegida, de Bachelard (1978), na qual nos baseamos para formular outra subcategoria – a intimidade destruída. Com este artigo, não só contribuímos para ampliar a fortuna crítica de Scliar, analisando representações do ser humano e de suas relações com o espaço, como também potencializamos funcionalmente, para outras leituras, as categorias teóricas relacionadas." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Completo_Comunicacao_oral_idinscrito_181_57c5ef55f3a6d8efacd2296f5892fd08.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KLÉBER JOSÉ CLEMENTE DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "KLÉBER SANTOS" "autor_email" => "kleberjcs@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-abralic-internacional" "edicao_nome" => "Anais ABRALIC Internacional" "edicao_evento" => "XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/abralic/2013" "edicao_logo" => "5e48acf34819c_15022020234611.png" "edicao_capa" => "5f17347012303_21072020153112.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-07-12 00:00:00" "publicacao_id" => 12 "publicacao_nome" => "Revista ABRALIC INTERNACIONAL" "publicacao_codigo" => "2317-157X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 4392 "edicao_id" => 14 "trabalho_id" => 377 "inscrito_id" => 181 "titulo" => "O VIAJANTE NAUFRAGADO" "resumo" => "Moacyr Scliar, gaúcho de origem judaica, tornou-se um escritor brasileiro de renome internacional, produzindo uma obra que reúne mais de oitenta livros, entre romances, novelas, contos, crônicas e ensaios. Além da quantidade, destaca-se também a qualidade estética de suas histórias, ao representar conflitos relacionados ao ser humano em confronto com questões envolvendo a modernidade, o capitalismo, a violência, a luta pelo poder e sua manutenção, a busca por um lugar no mundo, principalmente no caso dos judeus, dentre outras. O estudo aprofundado de sua produção artística torna-se relevante, não só pela importância cultural para a literatura brasileira e judaica, como também pela riqueza de recursos e processos estéticos presentes em seus textos, e pelos olhares elaborados sobre o ser humano e suas relações consigo, com os outros e com o mundo, constituindo um campo fértil de pesquisa, tanto para crítica quanto para teoria literária. Nosso objetivo neste artigo é analisar o conto “A vaca”, de O carnaval dos animais (1968), observando a representação do espaço habitado - uma ilha deserta - e a condição de vida do protagonista - um marinheiro sobrevivente de um naufrágio. Investigamos o esvaziamento existencial desse sujeito, a elaboração estética da representação do espaço e o valor simbólico de determinados elementos, como a vaca e a ilha deserta. Além disso, demonstramos algumas relações (estéticas e temáticas) desse conto com outras narrativas do autor, presentes no livro em questão, como é o caso dos contos “Os Leões” e “Canibal”. Para tanto, ancoramos nossa leitura nas seguintes categorias analíticas: 1) o cronotopo literário, de Bakhtin (2010), a partir da qual desdobramos a subcategoria – o cronotopo da casa global; e 2) a intimidade protegida, de Bachelard (1978), na qual nos baseamos para formular outra subcategoria – a intimidade destruída. Com este artigo, não só contribuímos para ampliar a fortuna crítica de Scliar, analisando representações do ser humano e de suas relações com o espaço, como também potencializamos funcionalmente, para outras leituras, as categorias teóricas relacionadas." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Completo_Comunicacao_oral_idinscrito_181_57c5ef55f3a6d8efacd2296f5892fd08.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KLÉBER JOSÉ CLEMENTE DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "KLÉBER SANTOS" "autor_email" => "kleberjcs@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-abralic-internacional" "edicao_nome" => "Anais ABRALIC Internacional" "edicao_evento" => "XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/abralic/2013" "edicao_logo" => "5e48acf34819c_15022020234611.png" "edicao_capa" => "5f17347012303_21072020153112.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-07-12 00:00:00" "publicacao_id" => 12 "publicacao_nome" => "Revista ABRALIC INTERNACIONAL" "publicacao_codigo" => "2317-157X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }