SOUZA, Nathalia Pinto et al.. Multimodalidade e estágio supervisionado de língua materna. Anais II CONBRALE... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/43544>. Acesso em: 21/11/2024 20:19
No estágio supervisionado, há oportunidade do professor em formação inicial colocar em execução teorias e metodologias que aprendeu ao longo do curso, analisando e refletindo sobre sua prática docente, além de encarrar as diversas situações advindas da sala de aula. Diante disso, o presente artigo tem por escopo apresentar os resultados auferidos no Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, em turma do 1º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Dr. Elpídio de Almeida – Prata, Campina Grande – Paraíba, mediante aplicação de uma Sequência Didática que abordou que abordou gêneros multimodais que tematizam acerca do Consumo e Consumismo. Os caminhos metodológicos trilhados estão pautados em um estudo de cunho bibliográfico e de caráter descritivo, sendo fruto de uma pesquisa de campo aplicada em 2017. O estudo encontra-se respaldado nas contribuições de Azeredo (2007), Dolz, Noverraz & Scheneuwly (2004), Koch e Elias (2009), Kleiman (1995), Marcuschi (2008), aos postulados das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 2008) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), dentre outros. A pesquisa oportunizou subsidiar a abordagem com relação aos textos multimodais no contexto de ensino, de modo a evidenciar as contribuições dos recursos verbais e visuais, disponíveis na linguagem, em prol do aperfeiçoamento do sujeito leitor em processo de aprendizagem escolar, como também da aquisição de conhecimentos necessários ao seu desenvolvimento e atuação frente ao texto multimodal em práticas sociais que se efetivam na contemporaneidade.