No presente artigo, apresentamos um recorte de pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), cuja proposta reside em promover o letramento literário em sala de aula de Língua Portuguesa partindo da escrita emergente dos youtubers, advinda do universo digital, para a literatura canônica. Escolhemos esse tipo de escrita posto que acreditamos que a escola deve se apropriar dos recursos oriundos das tecnologias digitais e utilizá-los a favor dos processos de aprendizagem. Tomamos por base a sequência didática expandida de Cosson, a qual foi adaptada com vistas à adequação ao público-alvo, uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental – Séries Finais, oriundos de uma escola pública do município de Cachoeirinha-PE, e, cuja aplicação culminou em um exercício de leitura e estabelecimento de diálogo entre duas obras de distintas classificações: literatura de massa/literatura canônica, bem como na formulação de um caráter de valoração a respeito das leituras e quase unânime apropriação da literatura enquanto linguagem. Percebemos que o letramento literário deve ser um contínuo, praticado durante toda a educação básica.