RESUMO: Ao longo dos anos a profissão professor passou por várias mudanças, entre elas, o ver o professor como um sábio, como transmissor do conhecimento, como aquele que aplica um conjunto de técnicas de controle em sala de aula e recentemente busca-se implantar a imagem do professor como profissional reflexivo, inovador. Percepções estas que afetam diretamente a relação deste com o aluno visto, respectivamente, como um discípulo, como receptáculo vazio, como um agente passivo no sistema escolar, desconsiderando que esse como sujeito integrante desse sistema possui visão crítica e global do profissional que o ensina e do ato de ensinar. Todas estas mudanças de percepções são decorrentes das constantes transformações ocorridas em nossa sociedade, mudanças ocasionadas pelas necessidades da época vivenciada e que se fazem representadas também na atualidade através de discursos de alunos, a exemplo, em suas produções textuais, refletindo este como sujeito discursivo plural. Diante disso, este artigo se propõe a analisar produções discursivas de alunos dos anos finais do ensino fundamental de uma escola municipal situada na cidade de Boqueirão – PB, tendo por finalidade investigar a percepção destes sobre o que é ser um bom professor a partir de 10 (dez) produções textuais (ainda em processo de reformulação/ões) elaboradas em espaço escolar, utilizando de uma metodologia interpretativa qualitativa. Com isso, obtemos como resultado as já citadas percepções da profissão docente ao retomar o discurso do professor sábio, afetuoso, inovador, dentre outros, ao mesmo tempo em que o sujeito-aluno projeta subjetivamente sua carência familiar.