O letramento do texto poético pressupõe práticas significativas de leitura alicerçadas em habilidades específicas que o leitor precisa adquirir no espaço escolar. Duas dessas habilidades dizem respeito à música do poema e as suas nuanças teatrais. Cada texto poético reclama uma ação vocal de acordo como o seu tom, sugestões gestuais, plásticas e de movimento que, materializadas num ato performático do leitor, transformam-no numa obra plena, na acepção de Zumthor (1993), carregada de significado. Esse trabalho busca refletir sobre a importância de se adotar métodos de leitura na escola que desenvolvam essas habilidades para que, de fato, o letramento poético possa ser efetivado e esse texto possa ser reconhecido como arte que se tece na conjugação com a música, a dança e o teatro, comunicando os seus afetos e renovando nossa sensibilidade e nossa visão de mundo. Utilizaremos como fundamentação teórica, as sugestões de letramento literário de Cosson (2006), os princípios do método criativo, postulados por Bordini e Aguiar (1988) e ressignificado por Pereira (2010), os estudos da performance de Zumthor (1993; 2007) e a concepção de texto poético de Bosi (1997; 2003).