POESIA EM PERFORMANCE: CAMINHOS PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO
"2013-07-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 4350 "edicao_id" => 14 "trabalho_id" => 706 "inscrito_id" => 844 "titulo" => "POESIA EM PERFORMANCE: CAMINHOS PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO" "resumo" => "O letramento do texto poético pressupõe práticas significativas de leitura alicerçadas em habilidades específicas que o leitor precisa adquirir no espaço escolar. Duas dessas habilidades dizem respeito à música do poema e as suas nuanças teatrais. Cada texto poético reclama uma ação vocal de acordo como o seu tom, sugestões gestuais, plásticas e de movimento que, materializadas num ato performático do leitor, transformam-no numa obra plena, na acepção de Zumthor (1993), carregada de significado. Esse trabalho busca refletir sobre a importância de se adotar métodos de leitura na escola que desenvolvam essas habilidades para que, de fato, o letramento poético possa ser efetivado e esse texto possa ser reconhecido como arte que se tece na conjugação com a música, a dança e o teatro, comunicando os seus afetos e renovando nossa sensibilidade e nossa visão de mundo. Utilizaremos como fundamentação teórica, as sugestões de letramento literário de Cosson (2006), os princípios do método criativo, postulados por Bordini e Aguiar (1988) e ressignificado por Pereira (2010), os estudos da performance de Zumthor (1993; 2007) e a concepção de texto poético de Bosi (1997; 2003)." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Completo_Comunicacao_oral_idinscrito_844_6f41625d0dee53265ff05ca09390b7c8.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELÂNIA ARISTIDES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "JAQUELÂNIA" "autor_email" => "jaquelania@uol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-abralic-internacional" "edicao_nome" => "Anais ABRALIC Internacional" "edicao_evento" => "XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/abralic/2013" "edicao_logo" => "5e48acf34819c_15022020234611.png" "edicao_capa" => "5f17347012303_21072020153112.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-07-12 00:00:00" "publicacao_id" => 12 "publicacao_nome" => "Revista ABRALIC INTERNACIONAL" "publicacao_codigo" => "2317-157X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 4350 "edicao_id" => 14 "trabalho_id" => 706 "inscrito_id" => 844 "titulo" => "POESIA EM PERFORMANCE: CAMINHOS PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO" "resumo" => "O letramento do texto poético pressupõe práticas significativas de leitura alicerçadas em habilidades específicas que o leitor precisa adquirir no espaço escolar. Duas dessas habilidades dizem respeito à música do poema e as suas nuanças teatrais. Cada texto poético reclama uma ação vocal de acordo como o seu tom, sugestões gestuais, plásticas e de movimento que, materializadas num ato performático do leitor, transformam-no numa obra plena, na acepção de Zumthor (1993), carregada de significado. Esse trabalho busca refletir sobre a importância de se adotar métodos de leitura na escola que desenvolvam essas habilidades para que, de fato, o letramento poético possa ser efetivado e esse texto possa ser reconhecido como arte que se tece na conjugação com a música, a dança e o teatro, comunicando os seus afetos e renovando nossa sensibilidade e nossa visão de mundo. Utilizaremos como fundamentação teórica, as sugestões de letramento literário de Cosson (2006), os princípios do método criativo, postulados por Bordini e Aguiar (1988) e ressignificado por Pereira (2010), os estudos da performance de Zumthor (1993; 2007) e a concepção de texto poético de Bosi (1997; 2003)." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Completo_Comunicacao_oral_idinscrito_844_6f41625d0dee53265ff05ca09390b7c8.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELÂNIA ARISTIDES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "JAQUELÂNIA" "autor_email" => "jaquelania@uol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-abralic-internacional" "edicao_nome" => "Anais ABRALIC Internacional" "edicao_evento" => "XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/abralic/2013" "edicao_logo" => "5e48acf34819c_15022020234611.png" "edicao_capa" => "5f17347012303_21072020153112.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-07-12 00:00:00" "publicacao_id" => 12 "publicacao_nome" => "Revista ABRALIC INTERNACIONAL" "publicacao_codigo" => "2317-157X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }