O presente trabalho tem como objetivo principal identificar a compreensão que os professores possuem sobre o uso das brincadeiras para ensinar matemática na educação infantil. Pontuando as categorias de brincadeiras apresentadas na educação infantil para o ensino da matemática, e as compreensões dos professores sobre as brincadeiras como perspectiva metodológica além de identificar o uso dessas brincadeiras em sala de aula. Sendo uma pesquisa qualitativa, descritiva, e de campo, como instrumento de coleta de dados foi aplicado questionários com três professoras de ensino infantil, do município de Teresina-PI. Dentro desse contexto, promovemos uma reflexão teórica a respeito das brincadeiras na educação infantil e o ensino da matemática através das brincadeiras, além da analise dos resultados e discussões sobre os mesmos, utilizando autores como Kishimoto (2011), Smole (2000), Maranhão (2004) entre outros. De acordo com os resultados da presente pesquisa, houve a compreensão que as professoras utilizam diversas brincadeiras no ensino da matemática na educação infantil, caracterizando-as como instrumento fundamental nesse processo de ensino aprendizagem.