BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE! CONTRIBUIÇÕES DAS MÚLTIPLAS FORMAS DE BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL E PARA A INTERAÇÃO SOCIAL DAS CRIANÇAS.
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 427 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 123 "inscrito_id" => 1092 "titulo" => "BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE! CONTRIBUIÇÕES DAS MÚLTIPLAS FORMAS DE BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL E PARA A INTERAÇÃO SOCIAL DAS CRIANÇAS." "resumo" => "O trabalho que segue é resultado da experiência vivenciada no Estágio Supervisionado, realizado em uma Creche e Pré-Escola do Município de Campina Grande - PB, com uma turma de Maternal II. O Estágio Supervisionado caracteriza-se pelo primeiro contato que o aluno-professor tem com seu futuro campo de atuação, para observar e participar da prática pedagógica podendo, portanto, refletir sobre esta prática e melhor enxergar suas futuras ações pedagógicas. Sendo assim, uma importante e necessária experiência na formação do futuro educador, pois através dela o aluno terá seu primeiro contato com a realidade na qual atuará. Conforme orientações curriculares do curso de Pedagogia da UEPB, para essa experiência faz-se necessário à elaboração e execução de um Projeto de Atuação e Investigação Docente (PAID). Neste sentido, nosso projeto buscou a exploração do brincar, pela criança, com vistas no desenvolvimento da oralidade, favorecendo a interação social das crianças envolvidas. O PAID caracterizou-se por uma pesquisa do tipo Pesquisa-Ação, de cunho bibliográfica - tomando como base os estudos dos Referenciais Curriculares para a Educação Infantil, FARIA, FRANCO e MELO - e descritiva, tendo como instrumento de coleta, os próprios registros escritos em diários de campo – utilizados no período de estágio – que apresentam as experiências docentes durante a vivência do PAID, na condição de professora estagiária/pesquisadora, na instituição de educação infantil. Diante desta vivência, consideramos de fundamental importância a experiência adquirida durante o período de estágio, pois sem ela não teríamos a oportunidade de unir a teoria estudada com a realidade das práticas pedagógicas dessas instituições.." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "13 - “DEIXA EU BRINCAR COMO EU SEI !” AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS E O PROCESSO DE INCLUSÃO" "palavra_chave" => "Educação infantil., Estágio docente., Desenvolvimento oral e social." "idioma" => "Português" "arquivo" => "92d91fd977a38068a9d6896a0167ddec_1092.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EMANUELA DE OLIVEIRA CRUZ" "autor_nome_curto" => "EMANUELA" "autor_email" => "mariaemanuela.oliveira@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 427 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 123 "inscrito_id" => 1092 "titulo" => "BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE! CONTRIBUIÇÕES DAS MÚLTIPLAS FORMAS DE BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL E PARA A INTERAÇÃO SOCIAL DAS CRIANÇAS." "resumo" => "O trabalho que segue é resultado da experiência vivenciada no Estágio Supervisionado, realizado em uma Creche e Pré-Escola do Município de Campina Grande - PB, com uma turma de Maternal II. O Estágio Supervisionado caracteriza-se pelo primeiro contato que o aluno-professor tem com seu futuro campo de atuação, para observar e participar da prática pedagógica podendo, portanto, refletir sobre esta prática e melhor enxergar suas futuras ações pedagógicas. Sendo assim, uma importante e necessária experiência na formação do futuro educador, pois através dela o aluno terá seu primeiro contato com a realidade na qual atuará. Conforme orientações curriculares do curso de Pedagogia da UEPB, para essa experiência faz-se necessário à elaboração e execução de um Projeto de Atuação e Investigação Docente (PAID). Neste sentido, nosso projeto buscou a exploração do brincar, pela criança, com vistas no desenvolvimento da oralidade, favorecendo a interação social das crianças envolvidas. O PAID caracterizou-se por uma pesquisa do tipo Pesquisa-Ação, de cunho bibliográfica - tomando como base os estudos dos Referenciais Curriculares para a Educação Infantil, FARIA, FRANCO e MELO - e descritiva, tendo como instrumento de coleta, os próprios registros escritos em diários de campo – utilizados no período de estágio – que apresentam as experiências docentes durante a vivência do PAID, na condição de professora estagiária/pesquisadora, na instituição de educação infantil. Diante desta vivência, consideramos de fundamental importância a experiência adquirida durante o período de estágio, pois sem ela não teríamos a oportunidade de unir a teoria estudada com a realidade das práticas pedagógicas dessas instituições.." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "13 - “DEIXA EU BRINCAR COMO EU SEI !” AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS E O PROCESSO DE INCLUSÃO" "palavra_chave" => "Educação infantil., Estágio docente., Desenvolvimento oral e social." "idioma" => "Português" "arquivo" => "92d91fd977a38068a9d6896a0167ddec_1092.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EMANUELA DE OLIVEIRA CRUZ" "autor_nome_curto" => "EMANUELA" "autor_email" => "mariaemanuela.oliveira@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }