Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

GRADUAÇÃO TECNÓLOGICA NO INSTITUTO CENTEC/CE

Palavra-chaves: Centec, Graduação Tecnológica, Formação, Trabalho, Crise Estrutural Do Capital Comunicação Oral 05 - EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
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Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

Este trabalho investiga a relação entre a graduação do ensino superior e a graduação tecnológica no Ceará, precisamente no CENTEC/CE. Objetivamos de modo geral analisar o processo em que está inserido a Graduação Tecnológica e a formação dos graduandos para o mercado de trabalho.Nossa opção teórica e metodológica será baseada nos pressupostos da ontologia do ser social, de Karl Marx, assim como o resgate feito do trabalho como plotoforma do desenvolvimento do ser social, de Lukács. Analisaremos quais as diferenças existentes entre o novo graduado do ESNU e o antigo técnico de ensino médio. A aceitação social e o nível de empregabilidade em relações aos outros graduados no ensino superior clássico. Preliminarmente destacamos que em meio à crise estrutural, o capital tem procurado novas formas de repor suas perdas, enxergando na educação uma fonte para a obtenção de lucros. Partiremos desse entendimento da crise iniciada com o fim do “Welfare State” e adoção das políticas neoliberais para entender como a institucionalização das políticas públicas influencia na adoção dos modelos educacionais em nosso Estado. Em meio à crise do capital, onde inúmeros fatores interferem na educação emancipadora, a graduação tecnológica mostra-se reacionária e aprofundam ainda mais as divisões da educação, a dicotomia entre os formandos nos cursos clássicos (medicina, direito etc.) destinada aos filhos das elites e o ensino técnico, agora sob a roupagem do ESNU, tem apenas ampliado o abismo, da já dicotômica educação brasileira.

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