GRADUAÇÃO TECNÓLOGICA NO INSTITUTO CENTEC/CE
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 219 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 575 "inscrito_id" => 605 "titulo" => "GRADUAÇÃO TECNÓLOGICA NO INSTITUTO CENTEC/CE" "resumo" => "Este trabalho investiga a relação entre a graduação do ensino superior e a graduação tecnológica no Ceará, precisamente no CENTEC/CE. Objetivamos de modo geral analisar o processo em que está inserido a Graduação Tecnológica e a formação dos graduandos para o mercado de trabalho.Nossa opção teórica e metodológica será baseada nos pressupostos da ontologia do ser social, de Karl Marx, assim como o resgate feito do trabalho como plotoforma do desenvolvimento do ser social, de Lukács. Analisaremos quais as diferenças existentes entre o novo graduado do ESNU e o antigo técnico de ensino médio. A aceitação social e o nível de empregabilidade em relações aos outros graduados no ensino superior clássico. Preliminarmente destacamos que em meio à crise estrutural, o capital tem procurado novas formas de repor suas perdas, enxergando na educação uma fonte para a obtenção de lucros. Partiremos desse entendimento da crise iniciada com o fim do “Welfare State” e adoção das políticas neoliberais para entender como a institucionalização das políticas públicas influencia na adoção dos modelos educacionais em nosso Estado. Em meio à crise do capital, onde inúmeros fatores interferem na educação emancipadora, a graduação tecnológica mostra-se reacionária e aprofundam ainda mais as divisões da educação, a dicotomia entre os formandos nos cursos clássicos (medicina, direito etc.) destinada aos filhos das elites e o ensino técnico, agora sob a roupagem do ESNU, tem apenas ampliado o abismo, da já dicotômica educação brasileira." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "05 - EDUCAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "Centec, Graduação tecnológica, Formação, Trabalho, Crise estrutural do capital" "idioma" => "Português" "arquivo" => "2258140338498353584bed5b0dae2052_605" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-03 16:28:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO RAFAEL PARENTE TORRES" "autor_nome_curto" => "RAFAEL TORRES" "autor_email" => "rafael-ptorres@hotmail.co" "autor_ies" => "FECLESC-UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 219 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 575 "inscrito_id" => 605 "titulo" => "GRADUAÇÃO TECNÓLOGICA NO INSTITUTO CENTEC/CE" "resumo" => "Este trabalho investiga a relação entre a graduação do ensino superior e a graduação tecnológica no Ceará, precisamente no CENTEC/CE. Objetivamos de modo geral analisar o processo em que está inserido a Graduação Tecnológica e a formação dos graduandos para o mercado de trabalho.Nossa opção teórica e metodológica será baseada nos pressupostos da ontologia do ser social, de Karl Marx, assim como o resgate feito do trabalho como plotoforma do desenvolvimento do ser social, de Lukács. Analisaremos quais as diferenças existentes entre o novo graduado do ESNU e o antigo técnico de ensino médio. A aceitação social e o nível de empregabilidade em relações aos outros graduados no ensino superior clássico. Preliminarmente destacamos que em meio à crise estrutural, o capital tem procurado novas formas de repor suas perdas, enxergando na educação uma fonte para a obtenção de lucros. Partiremos desse entendimento da crise iniciada com o fim do “Welfare State” e adoção das políticas neoliberais para entender como a institucionalização das políticas públicas influencia na adoção dos modelos educacionais em nosso Estado. Em meio à crise do capital, onde inúmeros fatores interferem na educação emancipadora, a graduação tecnológica mostra-se reacionária e aprofundam ainda mais as divisões da educação, a dicotomia entre os formandos nos cursos clássicos (medicina, direito etc.) destinada aos filhos das elites e o ensino técnico, agora sob a roupagem do ESNU, tem apenas ampliado o abismo, da já dicotômica educação brasileira." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "05 - EDUCAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "Centec, Graduação tecnológica, Formação, Trabalho, Crise estrutural do capital" "idioma" => "Português" "arquivo" => "2258140338498353584bed5b0dae2052_605" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-03 16:28:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO RAFAEL PARENTE TORRES" "autor_nome_curto" => "RAFAEL TORRES" "autor_email" => "rafael-ptorres@hotmail.co" "autor_ies" => "FECLESC-UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }