Artigo Anais II CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

CONCEPÇÕES DE LEITURA: BREVE ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Palavra-chaves: LEITURA, GÊNERO TEXTUAL, LIVRO DIDÁTICO Comunicação Oral (CO) GT - 03. Dificuldades de Ensino e de Aprendizagem
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43501
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 137
    "inscrito_id" => 502
    "titulo" => "CONCEPÇÕES DE LEITURA: BREVE ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho é analisar atividades de leitura propostas em um capítulo de um livro didático de língua portuguesa, que tem uma abordagem focada nos diversos gêneros textuais, priorizando a organização de sequências didáticas. Trata-se do livro Tecendo Linguagens Língua Portuguesa, do 8º ano do Ensino Fundamental, elaborado pelas as autoras Tania Amaral Oliveira, Elizabeth Gavioli de Oliveira Silva,Cícero de Oliveira Silva e Lucy Aparecida Melo Araújo(2015).  Para isso, nos detemos nas concepções de leitura abordadas por Koch e Elias (2010) e nos apoiamos em diversos autores que discutem a cerca dessa prática, tais como: Marcuschi (2008); Bakhtin (2003); Antunes (2003);Kleiman (2001);entre outros. Através de uma pesquisa qualitativa, de abordagem interpretativista e de cunho bibliográfico, analisamos cada uma das atividades, discutimos as diversas concepções de leitura, relacionando-as com as presentes na abordagem adotada pelos autores do livro. Verificamos que a abordagem adotada pelos autores, algumas vezes, torna-se equivocada e o ensino de leitura e compreensão necessita ser ampliado nas aulas de língua portuguesa através de atividades complementares que amenizem as dificuldades de compreensão leitora por parte dos educandos, cabendo ao professor, através de sua mediação, tentar suprir essas necessidades de acordo com seus objetivos de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT - 03. Dificuldades de Ensino e de Aprendizagem"
    "palavra_chave" => "LEITURA, GÊNERO TEXTUAL, LIVRO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA3_ID502_24052018125622.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA MARIA FERNANDES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RENATA"
    "autor_email" => "renatamfoliver@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43501
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 137
    "inscrito_id" => 502
    "titulo" => "CONCEPÇÕES DE LEITURA: BREVE ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho é analisar atividades de leitura propostas em um capítulo de um livro didático de língua portuguesa, que tem uma abordagem focada nos diversos gêneros textuais, priorizando a organização de sequências didáticas. Trata-se do livro Tecendo Linguagens Língua Portuguesa, do 8º ano do Ensino Fundamental, elaborado pelas as autoras Tania Amaral Oliveira, Elizabeth Gavioli de Oliveira Silva,Cícero de Oliveira Silva e Lucy Aparecida Melo Araújo(2015).  Para isso, nos detemos nas concepções de leitura abordadas por Koch e Elias (2010) e nos apoiamos em diversos autores que discutem a cerca dessa prática, tais como: Marcuschi (2008); Bakhtin (2003); Antunes (2003);Kleiman (2001);entre outros. Através de uma pesquisa qualitativa, de abordagem interpretativista e de cunho bibliográfico, analisamos cada uma das atividades, discutimos as diversas concepções de leitura, relacionando-as com as presentes na abordagem adotada pelos autores do livro. Verificamos que a abordagem adotada pelos autores, algumas vezes, torna-se equivocada e o ensino de leitura e compreensão necessita ser ampliado nas aulas de língua portuguesa através de atividades complementares que amenizem as dificuldades de compreensão leitora por parte dos educandos, cabendo ao professor, através de sua mediação, tentar suprir essas necessidades de acordo com seus objetivos de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT - 03. Dificuldades de Ensino e de Aprendizagem"
    "palavra_chave" => "LEITURA, GÊNERO TEXTUAL, LIVRO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA3_ID502_24052018125622.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA MARIA FERNANDES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RENATA"
    "autor_email" => "renatamfoliver@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de junho de 2018

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar atividades de leitura propostas em um capítulo de um livro didático de língua portuguesa, que tem uma abordagem focada nos diversos gêneros textuais, priorizando a organização de sequências didáticas. Trata-se do livro Tecendo Linguagens Língua Portuguesa, do 8º ano do Ensino Fundamental, elaborado pelas as autoras Tania Amaral Oliveira, Elizabeth Gavioli de Oliveira Silva,Cícero de Oliveira Silva e Lucy Aparecida Melo Araújo(2015). Para isso, nos detemos nas concepções de leitura abordadas por Koch e Elias (2010) e nos apoiamos em diversos autores que discutem a cerca dessa prática, tais como: Marcuschi (2008); Bakhtin (2003); Antunes (2003);Kleiman (2001);entre outros. Através de uma pesquisa qualitativa, de abordagem interpretativista e de cunho bibliográfico, analisamos cada uma das atividades, discutimos as diversas concepções de leitura, relacionando-as com as presentes na abordagem adotada pelos autores do livro. Verificamos que a abordagem adotada pelos autores, algumas vezes, torna-se equivocada e o ensino de leitura e compreensão necessita ser ampliado nas aulas de língua portuguesa através de atividades complementares que amenizem as dificuldades de compreensão leitora por parte dos educandos, cabendo ao professor, através de sua mediação, tentar suprir essas necessidades de acordo com seus objetivos de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.