Artigo Anais II CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

A EXPERIÊNCIA DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO (1986 - 1988) NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE RECIFE: ALGUMAS REFLEXÕES

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, CICLO, LEITURA, ESCRITA Comunicação Oral (CO) GT - 03. Dificuldades de Ensino e de Aprendizagem
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43457
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 204
    "inscrito_id" => 665
    "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO (1986 - 1988) NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE RECIFE: ALGUMAS REFLEXÕES"
    "resumo" => "Nos propusemos a realizar um estudo, no qual visamos entender o processo de implantação do Ciclo de Alfabetização na rede de ensino de Recife no período citado. Tivemos como objetivos investigar as concepções de alfabetização que foram discutidas no Ciclo de Alfabetização e verificar os encaminhamentos dados aos professores alfabetizadores, no que concerne ao trabalho específico de apropriação da escrita, para interpretar como os professores transpunham essas orientações na construção da sua prática, a fim de analisar a construção delas pelos professores, a partir das experiências vivenciadas no Ciclo de Alfabetização. Recorremos a um relatório que trazia as discussões teóricas e encaminhamentos didáticos fornecidos durante a capacitação para os alfabetizadores da rede e analisamos esses documentos. Realizamos, ainda uma entrevista com seis professoras que participaram da implantação do Ciclo, uma assessora de língua portuguesa e uma supervisora da rede de ensino. Percebemos que o relatório trazia discussões sobre as concepções de ensino/aprendizagem pensadas na época da implantação do Ciclo em Recife. Analisamos a presença de sugestões de atividades que contemplavam as propostas divulgadas no material e, para estudar as tais propostas, elaboramos uma tabela, a qual foi composta por categorias, baseadas nos processos cognitivos, elaborados pelas crianças, para responder às tarefas. Com essa categorização de atividades, percebemos que quase todos os exercícios propostos, cerca de 75% envolviam a análise fonológica. Eram atividades sugeridas, mediante o trabalho com textos. Por meio da escolha da palavra-chave, era realizado todo o trabalho de reflexão fonológica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT - 03. Dificuldades de Ensino e de Aprendizagem"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, CICLO, LEITURA, ESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA3_ID665_24052018235734.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA MARIA LIMA COELHO"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "juelho@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43457
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 204
    "inscrito_id" => 665
    "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO (1986 - 1988) NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE RECIFE: ALGUMAS REFLEXÕES"
    "resumo" => "Nos propusemos a realizar um estudo, no qual visamos entender o processo de implantação do Ciclo de Alfabetização na rede de ensino de Recife no período citado. Tivemos como objetivos investigar as concepções de alfabetização que foram discutidas no Ciclo de Alfabetização e verificar os encaminhamentos dados aos professores alfabetizadores, no que concerne ao trabalho específico de apropriação da escrita, para interpretar como os professores transpunham essas orientações na construção da sua prática, a fim de analisar a construção delas pelos professores, a partir das experiências vivenciadas no Ciclo de Alfabetização. Recorremos a um relatório que trazia as discussões teóricas e encaminhamentos didáticos fornecidos durante a capacitação para os alfabetizadores da rede e analisamos esses documentos. Realizamos, ainda uma entrevista com seis professoras que participaram da implantação do Ciclo, uma assessora de língua portuguesa e uma supervisora da rede de ensino. Percebemos que o relatório trazia discussões sobre as concepções de ensino/aprendizagem pensadas na época da implantação do Ciclo em Recife. Analisamos a presença de sugestões de atividades que contemplavam as propostas divulgadas no material e, para estudar as tais propostas, elaboramos uma tabela, a qual foi composta por categorias, baseadas nos processos cognitivos, elaborados pelas crianças, para responder às tarefas. Com essa categorização de atividades, percebemos que quase todos os exercícios propostos, cerca de 75% envolviam a análise fonológica. Eram atividades sugeridas, mediante o trabalho com textos. Por meio da escolha da palavra-chave, era realizado todo o trabalho de reflexão fonológica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT - 03. Dificuldades de Ensino e de Aprendizagem"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, CICLO, LEITURA, ESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA3_ID665_24052018235734.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA MARIA LIMA COELHO"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "juelho@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de junho de 2018

Resumo

Nos propusemos a realizar um estudo, no qual visamos entender o processo de implantação do Ciclo de Alfabetização na rede de ensino de Recife no período citado. Tivemos como objetivos investigar as concepções de alfabetização que foram discutidas no Ciclo de Alfabetização e verificar os encaminhamentos dados aos professores alfabetizadores, no que concerne ao trabalho específico de apropriação da escrita, para interpretar como os professores transpunham essas orientações na construção da sua prática, a fim de analisar a construção delas pelos professores, a partir das experiências vivenciadas no Ciclo de Alfabetização. Recorremos a um relatório que trazia as discussões teóricas e encaminhamentos didáticos fornecidos durante a capacitação para os alfabetizadores da rede e analisamos esses documentos. Realizamos, ainda uma entrevista com seis professoras que participaram da implantação do Ciclo, uma assessora de língua portuguesa e uma supervisora da rede de ensino. Percebemos que o relatório trazia discussões sobre as concepções de ensino/aprendizagem pensadas na época da implantação do Ciclo em Recife. Analisamos a presença de sugestões de atividades que contemplavam as propostas divulgadas no material e, para estudar as tais propostas, elaboramos uma tabela, a qual foi composta por categorias, baseadas nos processos cognitivos, elaborados pelas crianças, para responder às tarefas. Com essa categorização de atividades, percebemos que quase todos os exercícios propostos, cerca de 75% envolviam a análise fonológica. Eram atividades sugeridas, mediante o trabalho com textos. Por meio da escolha da palavra-chave, era realizado todo o trabalho de reflexão fonológica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.