Artigo Anais II CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

(RE) INVENTANDO O REFORÇO ESCOLAR A PARTIR DO OLHAR LÚDICO E PSICOPEDAGÓGICO

Palavra-chaves: REFORÇO ESCOLAR, INOVAÇÃO, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT - 03. Dificuldades de Ensino e de Aprendizagem
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Publicado em 20 de junho de 2018

Resumo

O trabalho apresenta o resultado do primeiro ano de pesquisa desenvolvida numa sala de Reforço Escolar em São José do Seridó/RN. A pesquisa é de natureza qualitativa e foi desenvolvida com alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. A ludicidade e o olhar psicopedagógico foram as apostas para a inovação no Reforço Escolar e os autores como LUCKESI (1999), BOSSA (2015), FRIEDMANN (2012), TEBEROSKY (2004), dentre outros, trazem as discussões a cerca da temática. Os dados obtidos trazem os pontos positivos quais sejam: os avanços significativos no Sistema de Escrita Alfabética (SEA) dos alunos e a aprovação do lúdico como um recurso facilitador e motivador da aprendizagem escolar. Como pontos negativos encontramos a desistência de alguns alunos mediante problemas particulares.

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