Artigo Anais II CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

A LEITURA DE TEXTOS PUBLICITÁRIOS IMPRESSOS SOB O ENFOQUE DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO VISUAL

Palavra-chaves: TEXTOS PUBLICITÁRIOS, LETRAMENTOS, LETRAMENTO VISUAL Comunicação Oral (CO) GT - 07. Letramentos e Ensino de Línguas
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43463
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 24
    "inscrito_id" => 354
    "titulo" => "A LEITURA DE TEXTOS PUBLICITÁRIOS IMPRESSOS SOB O ENFOQUE DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO VISUAL"
    "resumo" => """
      A LEITURA DE TEXTOS PUBLICITÁRIOS IMPRESSOS SOB O ENFOQUE DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO VISUAL\r\n
      \r\n
      Resumo\r\n
      \r\n
      O presente artigo descreve uma proposta de intervenção didática cujo objetivo foi apresentar práticas sociais de leitura com o intuito de possibilitar o letramento para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal de Feira de Santana, Bahia. Trata-se de um estudo componente da dissertação do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e caracteriza-se como uma proposta didática para o ensino de Língua Portuguesa, o qual enfatiza a construção de sentido na leitura textos publicitários impressos multimodais. Como fundamentação teórica, valemo-nos dos estudos de Rojo (2012), Street (2012). Metodologicamente, adotamos o modelo de sequências didáticas (SD), de Dolz e Schneuwly (2004) sob o enfoque teórico-metodológico denominado Gramática do Design Visual (GDV), dos autores e Kress e van Leeuwen (1996). Resultados revelam que os sujeitos participantes (SP) passaram a considerar todos os modos envolvidos na constituição dos textos no momento da leitura.\r\n
      Palavras-chave: textos publicitários; letramentos; letramento visual.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT - 07. Letramentos e Ensino de Línguas"
    "palavra_chave" => "TEXTOS PUBLICITÁRIOS, LETRAMENTOS, LETRAMENTO VISUAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA7_ID354_18042018185753.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ OSMAR RIOS MACEDO"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ"
    "autor_email" => "zeosmarzinho@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43463
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 24
    "inscrito_id" => 354
    "titulo" => "A LEITURA DE TEXTOS PUBLICITÁRIOS IMPRESSOS SOB O ENFOQUE DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO VISUAL"
    "resumo" => """
      A LEITURA DE TEXTOS PUBLICITÁRIOS IMPRESSOS SOB O ENFOQUE DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO VISUAL\r\n
      \r\n
      Resumo\r\n
      \r\n
      O presente artigo descreve uma proposta de intervenção didática cujo objetivo foi apresentar práticas sociais de leitura com o intuito de possibilitar o letramento para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal de Feira de Santana, Bahia. Trata-se de um estudo componente da dissertação do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e caracteriza-se como uma proposta didática para o ensino de Língua Portuguesa, o qual enfatiza a construção de sentido na leitura textos publicitários impressos multimodais. Como fundamentação teórica, valemo-nos dos estudos de Rojo (2012), Street (2012). Metodologicamente, adotamos o modelo de sequências didáticas (SD), de Dolz e Schneuwly (2004) sob o enfoque teórico-metodológico denominado Gramática do Design Visual (GDV), dos autores e Kress e van Leeuwen (1996). Resultados revelam que os sujeitos participantes (SP) passaram a considerar todos os modos envolvidos na constituição dos textos no momento da leitura.\r\n
      Palavras-chave: textos publicitários; letramentos; letramento visual.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT - 07. Letramentos e Ensino de Línguas"
    "palavra_chave" => "TEXTOS PUBLICITÁRIOS, LETRAMENTOS, LETRAMENTO VISUAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA7_ID354_18042018185753.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ OSMAR RIOS MACEDO"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ"
    "autor_email" => "zeosmarzinho@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de junho de 2018

Resumo

A LEITURA DE TEXTOS PUBLICITÁRIOS IMPRESSOS SOB O ENFOQUE DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO VISUAL Resumo O presente artigo descreve uma proposta de intervenção didática cujo objetivo foi apresentar práticas sociais de leitura com o intuito de possibilitar o letramento para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal de Feira de Santana, Bahia. Trata-se de um estudo componente da dissertação do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e caracteriza-se como uma proposta didática para o ensino de Língua Portuguesa, o qual enfatiza a construção de sentido na leitura textos publicitários impressos multimodais. Como fundamentação teórica, valemo-nos dos estudos de Rojo (2012), Street (2012). Metodologicamente, adotamos o modelo de sequências didáticas (SD), de Dolz e Schneuwly (2004) sob o enfoque teórico-metodológico denominado Gramática do Design Visual (GDV), dos autores e Kress e van Leeuwen (1996). Resultados revelam que os sujeitos participantes (SP) passaram a considerar todos os modos envolvidos na constituição dos textos no momento da leitura. Palavras-chave: textos publicitários; letramentos; letramento visual.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.