A abordagem dos gêneros textuais em sala de aula deve sempre estar atrelada às estratégias de leitura. Nesse âmbito, considerando os gêneros multimodais quadrinizados, faz-se necessário atentar para as contribuições dos recursos disponíveis na multimodalidade para a compreensão do texto em sua plenitude. Portanto, deve-se analisar qual a melhor forma de trabalhar a compreensão do gênero Tira de Classificados nos anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, o presente trabalho objetiva refletir acerca dos aspectos disponíveis na multimodalidade, pertencentes ao gênero Tira de Classificados, e como podem favorecer ao processo de compreensão leitora dos alunos neste nível de ensino. Dessa forma, a pesquisa partiu de uma abordagem metodológica qualitativa, bibliográfica e documental, embasada nos pressupostos teóricos de Dionísio (2005; 2011; 2014), Koch & Elias (2015), Mendonça (2006; 2008), Ramos (2016) e na BNCC (BRASIL, 2017), com o intuito de favorecer a identificação das contribuições dos recursos disponíveis na multimodalidade no âmbito do ensino de língua materna. Observou-se que os elementos pertencentes à multimodalidade dialogam com os tipos de conhecimentos prévios que compõem o repertório do alunado, favorecendo a compreensão do gênero quadrinizado em estudo. Evidenciou-se também que a união dos elementos verbais e visuais, neste gênero, é responsável pela construção de sentidos do texto. Mais do que nas outras tipologias de Tiras, a Tira de Classificados dispõe dos recursos pertencentes à multimodalidade para favorecer a compreensão textual num âmbito global, o que amplia a possibilidade de aprendizagem do aluno da Educação Básica.