ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO FUNDAMENTAL I, RELATO DO PROJETO "LEITURA E ESCRITA: MINHA ESCOLA LÊ" DA ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO FAUSTO DE ALMEIDA, NA CIDADE DE OLHO D'ÁGUA-PB
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43486 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 61 "inscrito_id" => 60 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO FUNDAMENTAL I, RELATO DO PROJETO "LEITURA E ESCRITA: MINHA ESCOLA LÊ" DA ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO FAUSTO DE ALMEIDA, NA CIDADE DE OLHO D'ÁGUA-PB" "resumo" => "Apesar dos avanços e investimentos na educação brasileira, ainda há uma precarização na alfabetização que não se limita aos anos iniciais ou finais e ultrapassa as salas das universidades, aumentando o índice de analfabetos funcionais com diploma na mão. Desse modo, é preciso que as escolas compreendam o que é alfabetização e o que é letramento para poderem adequar a prática pedagógica e torná-la eficaz. Logo, o presente relato de experiência se deu a partir da proposta do Projeto "Leitura e Escrita: Minha Escola Lê" pensada pela professora, Vejoane Tolentino, após os resultados negativos das avaliações do 1º bimestre, conjuntamente ao SOMA Pacto pela Aprendizagem na Paraíba e apoiado pela Secretaria Municipal de Educação. Amparado pela LDB, o Projeto constitui em organizar os alunos do 1º ao 5º anos,em seis ciclos que foram chamados de oficinas, nas quintas e sextas feiras com base nas competências de leitura e escrita de cada um, independentemente do ano que esteja matriculado. O objetivo é que o aluno progrida ao final das ações para poder acompanhar o seu ano de matrícula. Nas oficinas,os professores se propõem a diagnosticar e trabalhar as necessidades de cada aluno através de diversos gêneros textuais, onde a oralidade, compreensão e produção escrita serão desenvolvidas. Percebeu-se a preocupação da equipe pedagógica no desempenho das atividades e uma melhora,ainda que lenta, no comportamento e aprendizagem de alguns alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT - 03. Dificuldades de Ensino e de Aprendizagem" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, OFICINAS, LEITURA, LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD4_SA3_ID60_17052018192845.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KEUDMA RICHELLE TIBURTINO COSTA" "autor_nome_curto" => "KEUDMA COSTA" "autor_email" => "krtc1981@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43486 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 61 "inscrito_id" => 60 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO FUNDAMENTAL I, RELATO DO PROJETO "LEITURA E ESCRITA: MINHA ESCOLA LÊ" DA ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO FAUSTO DE ALMEIDA, NA CIDADE DE OLHO D'ÁGUA-PB" "resumo" => "Apesar dos avanços e investimentos na educação brasileira, ainda há uma precarização na alfabetização que não se limita aos anos iniciais ou finais e ultrapassa as salas das universidades, aumentando o índice de analfabetos funcionais com diploma na mão. Desse modo, é preciso que as escolas compreendam o que é alfabetização e o que é letramento para poderem adequar a prática pedagógica e torná-la eficaz. Logo, o presente relato de experiência se deu a partir da proposta do Projeto "Leitura e Escrita: Minha Escola Lê" pensada pela professora, Vejoane Tolentino, após os resultados negativos das avaliações do 1º bimestre, conjuntamente ao SOMA Pacto pela Aprendizagem na Paraíba e apoiado pela Secretaria Municipal de Educação. Amparado pela LDB, o Projeto constitui em organizar os alunos do 1º ao 5º anos,em seis ciclos que foram chamados de oficinas, nas quintas e sextas feiras com base nas competências de leitura e escrita de cada um, independentemente do ano que esteja matriculado. O objetivo é que o aluno progrida ao final das ações para poder acompanhar o seu ano de matrícula. Nas oficinas,os professores se propõem a diagnosticar e trabalhar as necessidades de cada aluno através de diversos gêneros textuais, onde a oralidade, compreensão e produção escrita serão desenvolvidas. Percebeu-se a preocupação da equipe pedagógica no desempenho das atividades e uma melhora,ainda que lenta, no comportamento e aprendizagem de alguns alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT - 03. Dificuldades de Ensino e de Aprendizagem" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, OFICINAS, LEITURA, LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD4_SA3_ID60_17052018192845.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KEUDMA RICHELLE TIBURTINO COSTA" "autor_nome_curto" => "KEUDMA COSTA" "autor_email" => "krtc1981@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }