O presente artigo visa contemplar a necessidade de um atendimento especializado voltado para crianças portadoras de necessidades educacionais especiais em instituições de ensino regular. Buscando a união das Instituições para o desenvolvimento em todas as dimensões da criança, de forma que a instituição regular possa atender essas crianças com suportes necessários para que as mesmas possam ser inseridas na sociedade. Uma vez que a instituição especializada exerce a função de trabalhar com um atendimento voltado para cada necessidade da criança no campo educacional, clinica e terapêutico, sempre em um horário paralelo e, sem excluir a escola regular. Explanando uma retrospectiva histórica a respeito da temática, tomando como embasamento teórico as leis e as teorias que discutem a temática. Efetuando uma pesquisa em uma Instituição Especializada governamental – Centro de Integração de Educação Especial (CIES), em Teresina no Piauí, destina-se exclusivamente para o atendimento das crianças com Deficiência Intelectual (DI) e tem como um de seus objetivos, trabalhar e promover a inclusão, juntamente com o seu desenvolvimento.