A RELAÇÃO ENSINO E PESQUISA NA UNIVERSIDADE: UMA EXPERIÊNCIA NA MONITORIA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 160 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 550 "inscrito_id" => 2578 "titulo" => "A RELAÇÃO ENSINO E PESQUISA NA UNIVERSIDADE: UMA EXPERIÊNCIA NA MONITORIA" "resumo" => "IV FIPEDA RELAÇÃO ENSINO E PESQUISA NA UNIVERSIDADE: UMA EXPERIÊNCIA NA MONITORIA Elenice Rabelo Costa Estudante de Pedagogia - UECE/QFAFIDAMMarly Medeiros de MirandaProfessora do Curso de Pedagogia- UECE/QFAFIDAMRESUMO INTRODUÇÃO: Este artigo tem como finalidade apresentar a experiência na formação inicial da relação entre ensino-pesquisa através da monitoria. A pesquisa em andamento tem como meta identificar o estado da arte ou estado do conhecimento da produção em Educação de Jovens e Adultos, especificamente as abordagens metodológicas das pesquisas, através dos artigos publicados nos Anais Fórum Internacional de Pedagogia – FIPED, os três primeiros realizados de 2008, 2009, 2010. Pretendemos responder as seguintes questões de pesquisa: O que está sendo produzido e publicado na área Educação de Jovens e Adultos no FIPED? Quais abordagens metodológicas estão sendo utilizadas nas pesquisas? Há predominância de abordagem qualitativa ou quantitativa? METODOLOGIA: Trata-se de um estudo bibliográfico, a ser desenvolvido seguindo os preceitos determinados para esse tipo de investigação. O processo de análise dos dados será realizado em três etapas: 1)a pré-análise; 2) a exploração do material. 3) o tratamento dos resultados, a inferência e a interpretação.RESULTADOS: Este estudo encontra-se na execução da primeira etapa. Foi originado nas discussões da disciplina Pesquisa Educacional da qual a estudante proponente deste artigo é monitora, com início de suas atividades em março deste ano. CONCLUSÕES: Por se tratar de pesquisa em andamento não há conclusões a apresentar.Palavras-chave: ensino, pesquisa, estado da arte, jovens e adultos." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "15 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA" "palavra_chave" => "Ensino, Pesquisa, Estado da arte, Jovens e adultos" "idioma" => "Português" "arquivo" => "0e350e3827469c153a883717c1fe46df_2578.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELENICE RABELO COSTA" "autor_nome_curto" => "ELENICE RABELO" "autor_email" => "elenicerabelocosta@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 160 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 550 "inscrito_id" => 2578 "titulo" => "A RELAÇÃO ENSINO E PESQUISA NA UNIVERSIDADE: UMA EXPERIÊNCIA NA MONITORIA" "resumo" => "IV FIPEDA RELAÇÃO ENSINO E PESQUISA NA UNIVERSIDADE: UMA EXPERIÊNCIA NA MONITORIA Elenice Rabelo Costa Estudante de Pedagogia - UECE/QFAFIDAMMarly Medeiros de MirandaProfessora do Curso de Pedagogia- UECE/QFAFIDAMRESUMO INTRODUÇÃO: Este artigo tem como finalidade apresentar a experiência na formação inicial da relação entre ensino-pesquisa através da monitoria. A pesquisa em andamento tem como meta identificar o estado da arte ou estado do conhecimento da produção em Educação de Jovens e Adultos, especificamente as abordagens metodológicas das pesquisas, através dos artigos publicados nos Anais Fórum Internacional de Pedagogia – FIPED, os três primeiros realizados de 2008, 2009, 2010. Pretendemos responder as seguintes questões de pesquisa: O que está sendo produzido e publicado na área Educação de Jovens e Adultos no FIPED? Quais abordagens metodológicas estão sendo utilizadas nas pesquisas? Há predominância de abordagem qualitativa ou quantitativa? METODOLOGIA: Trata-se de um estudo bibliográfico, a ser desenvolvido seguindo os preceitos determinados para esse tipo de investigação. O processo de análise dos dados será realizado em três etapas: 1)a pré-análise; 2) a exploração do material. 3) o tratamento dos resultados, a inferência e a interpretação.RESULTADOS: Este estudo encontra-se na execução da primeira etapa. Foi originado nas discussões da disciplina Pesquisa Educacional da qual a estudante proponente deste artigo é monitora, com início de suas atividades em março deste ano. CONCLUSÕES: Por se tratar de pesquisa em andamento não há conclusões a apresentar.Palavras-chave: ensino, pesquisa, estado da arte, jovens e adultos." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "15 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA" "palavra_chave" => "Ensino, Pesquisa, Estado da arte, Jovens e adultos" "idioma" => "Português" "arquivo" => "0e350e3827469c153a883717c1fe46df_2578.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELENICE RABELO COSTA" "autor_nome_curto" => "ELENICE RABELO" "autor_email" => "elenicerabelocosta@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }