IDENTIDADE E CORPO: ESTUDO A PARTIR DA CONSTÍSTICA AFRO-BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
"2013-07-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 4246 "edicao_id" => 14 "trabalho_id" => 609 "inscrito_id" => 371 "titulo" => "IDENTIDADE E CORPO: ESTUDO A PARTIR DA CONSTÍSTICA AFRO-BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA" "resumo" => "IDENTIDADE E CORPO: estudo a partir da constística afro-brasileira contemporânea\tEmbora, como Kabengele Munanga ressalta (2012, p. 9), negritude e identidade negra não sejam de ordem biológica, ambas estão relacionadas à cor da pele e às leituras que sobre esta recaem ou lhe são impostas. A esse respeito, é exemplar a bem conhecida reflexão do psiquiatra martiniquense Frantz Fanon sobre o “fato da negritude”, ou seja, como , em um mundo predominantemente branco, o homem negro encontra dificuldade para desenvolver seu esquema corporal, já que este não é percebido na sua singularidade, mas alimentado por anos de preconceito racial e pelos “saberes” construídos para alimentá-lo. Essa sobredeterminação, originada não na consciência individual do ser negro, mas a partir do exterior, ganha importância quando se considera, ainda com Munanga (2013, p. 13), que a identidade de um grupo funciona como uma ideologia , já que permite a seus membros tanto definir-se por contraposição a seus outros como reforçar a solidariedade existente ente eles. Nesse sentido, pode tanto preservar sua identidade como grupo distinto como ser manipulada, a partir da consciência identitária, por uma ideologia dominante. Esta comunicação examina a representação da identidade negra a partir da consciência corporal, em textos da contística afro-brasileira, recolhidos de diferentes edições da antologia Cadernos Negros- contos. Propõe-se a análise de textos que relacionam a alienação do negro à inferiorização de seu corpo e/ou à imposição, sobre eles de estereótipos, como o da potência sexual do negro ou da sensualidade da mulata, bem como de textos em que o corpo negro vem a ser aceito e considerado belo. Entre estes, propõe-se a análise de “Cauterização”, de Cristiane Sobral , “Entrevista de emprego”, de Valdomiro Martins, “A grama”, de Luis Carlos “Aseokaýnha” e “As mascaras de Dandara”, de Serafina Machado." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Completo_Comunicacao_oral_idinscrito_371_2886958d2bb2fbdc5f6d0f5a7e1a9f5b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENISE ALMEIDA SILVA" "autor_nome_curto" => "DENISE A. SILVA" "autor_email" => "dnsalmeidasilva@gmail.com" "autor_ies" => "UFRGS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-abralic-internacional" "edicao_nome" => "Anais ABRALIC Internacional" "edicao_evento" => "XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/abralic/2013" "edicao_logo" => "5e48acf34819c_15022020234611.png" "edicao_capa" => "5f17347012303_21072020153112.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-07-12 00:00:00" "publicacao_id" => 12 "publicacao_nome" => "Revista ABRALIC INTERNACIONAL" "publicacao_codigo" => "2317-157X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 4246 "edicao_id" => 14 "trabalho_id" => 609 "inscrito_id" => 371 "titulo" => "IDENTIDADE E CORPO: ESTUDO A PARTIR DA CONSTÍSTICA AFRO-BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA" "resumo" => "IDENTIDADE E CORPO: estudo a partir da constística afro-brasileira contemporânea\tEmbora, como Kabengele Munanga ressalta (2012, p. 9), negritude e identidade negra não sejam de ordem biológica, ambas estão relacionadas à cor da pele e às leituras que sobre esta recaem ou lhe são impostas. A esse respeito, é exemplar a bem conhecida reflexão do psiquiatra martiniquense Frantz Fanon sobre o “fato da negritude”, ou seja, como , em um mundo predominantemente branco, o homem negro encontra dificuldade para desenvolver seu esquema corporal, já que este não é percebido na sua singularidade, mas alimentado por anos de preconceito racial e pelos “saberes” construídos para alimentá-lo. Essa sobredeterminação, originada não na consciência individual do ser negro, mas a partir do exterior, ganha importância quando se considera, ainda com Munanga (2013, p. 13), que a identidade de um grupo funciona como uma ideologia , já que permite a seus membros tanto definir-se por contraposição a seus outros como reforçar a solidariedade existente ente eles. Nesse sentido, pode tanto preservar sua identidade como grupo distinto como ser manipulada, a partir da consciência identitária, por uma ideologia dominante. Esta comunicação examina a representação da identidade negra a partir da consciência corporal, em textos da contística afro-brasileira, recolhidos de diferentes edições da antologia Cadernos Negros- contos. Propõe-se a análise de textos que relacionam a alienação do negro à inferiorização de seu corpo e/ou à imposição, sobre eles de estereótipos, como o da potência sexual do negro ou da sensualidade da mulata, bem como de textos em que o corpo negro vem a ser aceito e considerado belo. Entre estes, propõe-se a análise de “Cauterização”, de Cristiane Sobral , “Entrevista de emprego”, de Valdomiro Martins, “A grama”, de Luis Carlos “Aseokaýnha” e “As mascaras de Dandara”, de Serafina Machado." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Completo_Comunicacao_oral_idinscrito_371_2886958d2bb2fbdc5f6d0f5a7e1a9f5b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENISE ALMEIDA SILVA" "autor_nome_curto" => "DENISE A. SILVA" "autor_email" => "dnsalmeidasilva@gmail.com" "autor_ies" => "UFRGS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-abralic-internacional" "edicao_nome" => "Anais ABRALIC Internacional" "edicao_evento" => "XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/abralic/2013" "edicao_logo" => "5e48acf34819c_15022020234611.png" "edicao_capa" => "5f17347012303_21072020153112.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-07-12 00:00:00" "publicacao_id" => 12 "publicacao_nome" => "Revista ABRALIC INTERNACIONAL" "publicacao_codigo" => "2317-157X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }