ORNELLAS, Clara Ávila. Acervo joão antônio e formação científica. Anais ABRALIC Internacional... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/4228>. Acesso em: 07/11/2024 09:27
O projeto de pesquisa intitulado “De Assis para o estado de São Paulo, de São Paulo para o Brasil: a importância do Acervo João Antônio na formação científica paulista e brasileira”, em desenvolvimento na UFMS-Três Lagoas, abrange uma investigação a respeito da contribuição do Acervo João Antônio (CEDAP/UNESP-Assis) na formação de pesquisadores em diferentes níveis – Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado. A metodologia circunscreve-se ao levantamento de informações acadêmicas disponíveis na Plataforma Lattes. Após essa etapa, são selecionados alguns trabalhos com vistas à leitura e análise para verificar quais tipos de materiais oriundos do Acervo, seja direta ou indiretamente, auxiliam na realização das pesquisas. Logo, delineia-se a representatividade desse espólio para a formação de pesquisadores, sempre a partir dos vieses dos estudos de Mikhail Bakhtin sobre dialogismo e polifonia. A presente comunicação tem por finalidade expor e discutir a respeito de 34 trabalhos de mestrado, particularmente, aqueles que se relacionam à organização inicial desse Acervo. Assomam-se, por exemplo, pesquisas direcionadas ao levantamento de periódicos, bem como ao desenvolvimento de temas relacionados à produção estética do escritor paulistano que têm como alguns de seus referenciais complementares materiais alocados nesse espólio. Verifica-se, entre outros aspectos, a importância que esse Acervo, nos últimos quinze anos, vem assumindo no sentido de fomentar e ampliar as possibilidades de estudo sobre o autor, sua época e suas criações literárias e jornalísticas. Se, por um lado, observa-se uma franca expansão de pesquisas sobre João Antônio, tanto em termos do estado de São Paulo quanto de instituições universitárias localizadas em outros estados do país, por outro, verifica-se o lugar que o trato de fontes primárias vem ocupando nos estudos literários brasileiros e, para além disso, na formação de pesquisadores em diferentes níveis de especialização.