O projeto "Memórias da Dramaturgia Amazônida: Construção de acervo dramatúrgico" foi criado em 2009 com objetivo principal de recolher, tratar, analisar e divulgar os teatros teatrais escritos pelos primeiros e atuais dramaturgos amazônidas. Outro objetivo é colocá-los em cena, à medida do possível. A partir do acervo, a primeira peça escolhida para remontagem foi "Nó de quatro pernas", escrita em 1961, pelo dramaturgo paraense Nazareno Tourinho. O texto em questão é uma das obras mais conhecidas e premiadas do autor, montada em vários estados brasileiros. Trata-se de uma comédia em três atos, cujo personagem principal é um padre que chega à cidade do interior e lá trama os quatro nós constitutivos da peça. A última remontagem da peça, em Belém, recorreu, entre outros recursos cênicos, à linguagem cinematográfica para as cenas externas, o que, segundo a crítica e o público em geral, resultou num diálogo que se tornou não só indissociável da estrutura textual, como imprescindível para a recente encenação. Esta proposta foi dirigida pelos meus bolsistas de iniciação científica, atores e jovens encenadores. O diálogo que se estabelece entre as diversas artes será analisado neste artigo.