Contemporaneamente a leitura do literário pode ser desenvolvida em espaços de imbricamentos das linguagens verbal, icônica e visual, viabilizados pela tecnologia . O blog se constitui como um espaço virtual que propicia a leitura em rede e a postagem de impressões críticas partilháveis por um grupo e simultaneamente disseminadas pela internet, rompendo as fronteiras entre espaços públicos e privados, bem como a percepção de diferentes textualidades, do texto para o hipertexto. Práticas leitoras que estabelecem várias possibilidades de diálogo do texto literário com textos visuais, jornalísticos, históricos, filosóficos tecendo enredamentos múltiplos. Desse modo, a pesquisa apresentada é uma análise de experimentos de leitura no blog www.poeticatecnologica.blogspot.com instrumento que auxilia e (re)configura o ensino de literatura propiciando o registro do movimento do sujeito como autor e receptor. As ideias foram ancoradas nos conceitos de Lévy (1997, 2003), Foucault (1992), Benjamin (1980), Bauman (2011), Santaella (2008), Darnton (2010) e Jameson (2007), que discutem livro, leitura, literatura, autoria, ciberespaço e cibercultura.