LITERATURA, CULTURA E NAÇÃO: MODULAÇÕES E TRANSGRESSÕES NOS ACORDES DE MÁRIO DE ANDRADE
"2013-07-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 4201 "edicao_id" => 14 "trabalho_id" => 279 "inscrito_id" => 571 "titulo" => "LITERATURA, CULTURA E NAÇÃO: MODULAÇÕES E TRANSGRESSÕES NOS ACORDES DE MÁRIO DE ANDRADE" "resumo" => "LITERATURA, CULTURA E NAÇÃO: MODULAÇÕES E TRANSGRESSÕES NOS ACORDES DE MÁRIO DE ANDRADE Beatriz Lopes (UnB)Resumo:Nas décadas iniciais do século XX, no espaço-tempo em que as tendências ocorrem em simultaneidades, as confluências e as disjunções do pensamento oitocentista sobre cultura e nacionalidade adentram as ideias de modernidade, a modernização e os avanços tecnológicos, as efervescências socioculturais das cidades e, juntamente com o advento do Modernismo, ensejam diferentes formas de socialização e interação entre os intelectuais, as camadas populares e suas manifestações artísticas. A cultura ganha centralidade nos debates sobre o projeto de construção de uma identidade brasileira, de valorização do nacional e do popular. Nessa vertente, a literatura, a música e as artes plásticas, produtos e produtoras de cultura, vão mediar a sustentação desses ideais, através de um projeto estético de renovação das artes e de um projeto político de emancipação pela cultura. Assim, problematizando as concepções de cultura brasileira, de identidade nacional, de arte erudita e popular, de folclore, de tradição e modernidade, de interação artística, de língua nacional, em formulações que atravessam e diluem os limites temporais e conceituais, em suas aproximações e distanciamentos, as produções artísticas de Mário de Andrade e sua atuação como intelectual da cultura fazem emergir uma narrativa socioestética de nação que ora se integra, em movimento de continuidade e complementaridade, com o pensamento social brasileiro ainda vigente na época, apontando a cultura como um espaço privilegiado onde se processa a tomada de consciência do que nos falta; ora subverte as fronteiras culturais e promove a ruptura com a visão civilizatória europeia, contrapondo a autenticidade e a autoafirmação de nossa singularidade. Então, a cultura associada à questão nacional elege a nação como reflexão cultural, categoria que encobre as diferenças de classes e elabora uma ideologia unificadora que tenta cauterizar as feridas no fosso entre as elites e o povo. Nesse sentido, Mário de Andrade terá um papel de convergência no quadro combinatório entre cultura e nação, tanto na literatura quanto na música, na mediada em que promove uma transversalidade com os ideários de identidade brasileira, conformando em sua trajetória e produção artísticas um processo civilizador pela cultura, como intelectual, musicólogo, escritor, crítico de arte, desempenhando a tarefa de mediador simbólico, isto é, a expressão da memória nacional, atuando como agente intermediário das duas dimensões o popular (plural) e o nacional na construção da identidade brasileira. E sua obra Macunaíma torna-se a formulação mais acabada da convergência de projeto estético e de projeto ideológico do Modernismo e se converte em paradigma de seu pensamento sobre cultura e em espaço poético-musical imaginário e “desgeograficado”, que a literatura inventa e ocupa, rompendo barreiras da linguagem oficializada, incorporando a força ampliadora e libertadora do folclore e da cultura popular e vinculando a vocação do artista e do intelectual aos destinos da nacionalidade, expandindo-se, como utopia, para além dos âmbitos literários e artísticos, nos principais movimentos culturais ao longo do século XX.Palavras-chave: Literatura, Cultura, Nação, Mário de Andrade." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Completo_Comunicacao_oral_idinscrito_571_01b6f5c101324e2fd528cfffec413cc7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ DA SILVA LOPES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ LOPES" "autor_email" => "beatrizlopes@ibest.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-abralic-internacional" "edicao_nome" => "Anais ABRALIC Internacional" "edicao_evento" => "XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/abralic/2013" "edicao_logo" => "5e48acf34819c_15022020234611.png" "edicao_capa" => "5f17347012303_21072020153112.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-07-12 00:00:00" "publicacao_id" => 12 "publicacao_nome" => "Revista ABRALIC INTERNACIONAL" "publicacao_codigo" => "2317-157X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 4201 "edicao_id" => 14 "trabalho_id" => 279 "inscrito_id" => 571 "titulo" => "LITERATURA, CULTURA E NAÇÃO: MODULAÇÕES E TRANSGRESSÕES NOS ACORDES DE MÁRIO DE ANDRADE" "resumo" => "LITERATURA, CULTURA E NAÇÃO: MODULAÇÕES E TRANSGRESSÕES NOS ACORDES DE MÁRIO DE ANDRADE Beatriz Lopes (UnB)Resumo:Nas décadas iniciais do século XX, no espaço-tempo em que as tendências ocorrem em simultaneidades, as confluências e as disjunções do pensamento oitocentista sobre cultura e nacionalidade adentram as ideias de modernidade, a modernização e os avanços tecnológicos, as efervescências socioculturais das cidades e, juntamente com o advento do Modernismo, ensejam diferentes formas de socialização e interação entre os intelectuais, as camadas populares e suas manifestações artísticas. A cultura ganha centralidade nos debates sobre o projeto de construção de uma identidade brasileira, de valorização do nacional e do popular. Nessa vertente, a literatura, a música e as artes plásticas, produtos e produtoras de cultura, vão mediar a sustentação desses ideais, através de um projeto estético de renovação das artes e de um projeto político de emancipação pela cultura. Assim, problematizando as concepções de cultura brasileira, de identidade nacional, de arte erudita e popular, de folclore, de tradição e modernidade, de interação artística, de língua nacional, em formulações que atravessam e diluem os limites temporais e conceituais, em suas aproximações e distanciamentos, as produções artísticas de Mário de Andrade e sua atuação como intelectual da cultura fazem emergir uma narrativa socioestética de nação que ora se integra, em movimento de continuidade e complementaridade, com o pensamento social brasileiro ainda vigente na época, apontando a cultura como um espaço privilegiado onde se processa a tomada de consciência do que nos falta; ora subverte as fronteiras culturais e promove a ruptura com a visão civilizatória europeia, contrapondo a autenticidade e a autoafirmação de nossa singularidade. Então, a cultura associada à questão nacional elege a nação como reflexão cultural, categoria que encobre as diferenças de classes e elabora uma ideologia unificadora que tenta cauterizar as feridas no fosso entre as elites e o povo. Nesse sentido, Mário de Andrade terá um papel de convergência no quadro combinatório entre cultura e nação, tanto na literatura quanto na música, na mediada em que promove uma transversalidade com os ideários de identidade brasileira, conformando em sua trajetória e produção artísticas um processo civilizador pela cultura, como intelectual, musicólogo, escritor, crítico de arte, desempenhando a tarefa de mediador simbólico, isto é, a expressão da memória nacional, atuando como agente intermediário das duas dimensões o popular (plural) e o nacional na construção da identidade brasileira. E sua obra Macunaíma torna-se a formulação mais acabada da convergência de projeto estético e de projeto ideológico do Modernismo e se converte em paradigma de seu pensamento sobre cultura e em espaço poético-musical imaginário e “desgeograficado”, que a literatura inventa e ocupa, rompendo barreiras da linguagem oficializada, incorporando a força ampliadora e libertadora do folclore e da cultura popular e vinculando a vocação do artista e do intelectual aos destinos da nacionalidade, expandindo-se, como utopia, para além dos âmbitos literários e artísticos, nos principais movimentos culturais ao longo do século XX.Palavras-chave: Literatura, Cultura, Nação, Mário de Andrade." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Completo_Comunicacao_oral_idinscrito_571_01b6f5c101324e2fd528cfffec413cc7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ DA SILVA LOPES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ LOPES" "autor_email" => "beatrizlopes@ibest.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-abralic-internacional" "edicao_nome" => "Anais ABRALIC Internacional" "edicao_evento" => "XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/abralic/2013" "edicao_logo" => "5e48acf34819c_15022020234611.png" "edicao_capa" => "5f17347012303_21072020153112.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-07-12 00:00:00" "publicacao_id" => 12 "publicacao_nome" => "Revista ABRALIC INTERNACIONAL" "publicacao_codigo" => "2317-157X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }