O TEATRO INFANTIL COMO REPRESENTAÇÃO LITERÁRIA NA ESCOLA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 420 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 119 "inscrito_id" => 1003 "titulo" => "O TEATRO INFANTIL COMO REPRESENTAÇÃO LITERÁRIA NA ESCOLA" "resumo" => "RESUMOEste trabalho tem como objetivo abordar o teatro infantil como uma ferramenta que promove o hábito da leitura, visto que ela é algo relevante comparado as outras artes, sendo um suporte que promove a desinibição corporal, bem como a fruição do pensamento, além de promover uma interação entre os indivíduos e a sociedade. Partimos da compreensão de que trabalhar a leitura no âmbito escolar é uma atividade que deve ser inserida desde as séries iniciais, de forma lúdica e prazerosa, com o objetivo de despertar o senso crítico e cognitivo através da socialização. O teatro é uma expressão de arte que trabalha os diversos sentidos do corpo, onde os sujeitos desenvolvem desde cedo o seu senso cognitivo-interativo. Para tanto fez-se necessário uma pesquisa participante, em uma escola de Ensino Fundamental I para fazer uma análise das diversas formas de expressão literária, focalizando o teatro. Levando-se em consideração os benefícios de se trabalhar com o teatro em sala de aula, lançamos uma proposta de se trabalhar com a obra “O Capitão Livrão”, uma peça teatral que incentiva o hábito da leitura. Fizemos uma abordagem teórico-metodológica de uma amostra literária de intercâmbio entre escolas promoventes do ensino de literatura desde as séries iniciais, através da arte do teatro. A conclusão introdutória nos revela pistas significativas de que através da arte pode-se desenvolver habilidades que transmitem um bem estar físico e psicológico." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "27 - EDUCAÇÃO E MÚLTIPLAS LINGUAGENS : A PRÁTICA DOCENTE EM SALA DE AULA" "palavra_chave" => "Ensino de literatura, Teatro infantil, Leitura" "idioma" => "Português" "arquivo" => "aa68c75c4a77c87f97fb686b2f068676.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "SOCORRO" "autor_email" => "socorrouepb1@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB CAMPUS IV" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 420 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 119 "inscrito_id" => 1003 "titulo" => "O TEATRO INFANTIL COMO REPRESENTAÇÃO LITERÁRIA NA ESCOLA" "resumo" => "RESUMOEste trabalho tem como objetivo abordar o teatro infantil como uma ferramenta que promove o hábito da leitura, visto que ela é algo relevante comparado as outras artes, sendo um suporte que promove a desinibição corporal, bem como a fruição do pensamento, além de promover uma interação entre os indivíduos e a sociedade. Partimos da compreensão de que trabalhar a leitura no âmbito escolar é uma atividade que deve ser inserida desde as séries iniciais, de forma lúdica e prazerosa, com o objetivo de despertar o senso crítico e cognitivo através da socialização. O teatro é uma expressão de arte que trabalha os diversos sentidos do corpo, onde os sujeitos desenvolvem desde cedo o seu senso cognitivo-interativo. Para tanto fez-se necessário uma pesquisa participante, em uma escola de Ensino Fundamental I para fazer uma análise das diversas formas de expressão literária, focalizando o teatro. Levando-se em consideração os benefícios de se trabalhar com o teatro em sala de aula, lançamos uma proposta de se trabalhar com a obra “O Capitão Livrão”, uma peça teatral que incentiva o hábito da leitura. Fizemos uma abordagem teórico-metodológica de uma amostra literária de intercâmbio entre escolas promoventes do ensino de literatura desde as séries iniciais, através da arte do teatro. A conclusão introdutória nos revela pistas significativas de que através da arte pode-se desenvolver habilidades que transmitem um bem estar físico e psicológico." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "27 - EDUCAÇÃO E MÚLTIPLAS LINGUAGENS : A PRÁTICA DOCENTE EM SALA DE AULA" "palavra_chave" => "Ensino de literatura, Teatro infantil, Leitura" "idioma" => "Português" "arquivo" => "aa68c75c4a77c87f97fb686b2f068676.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "SOCORRO" "autor_email" => "socorrouepb1@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB CAMPUS IV" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }