Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

AS MASMORRAS DA CLIO: UMA ANÁLISE DO ENSINO DE HISTÓRIA DURANTE A DITADURA MILITAR (1964- 1985) E SEUS REFLEXOS NA ATUAL FORMA DE PERCEBER A DISCIPLINA.

Palavra-chaves: Analisas, Ditadura, Educação, Ensino De História Comunicação Oral 18 - PERSPECTIVAS E DESAFIOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 178
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 559
    "inscrito_id" => 2131
    "titulo" => "AS MASMORRAS DA CLIO: UMA ANÁLISE DO ENSINO DE HISTÓRIA DURANTE A DITADURA MILITAR (1964- 1985) E SEUS REFLEXOS NA ATUAL FORMA DE PERCEBER A DISCIPLINA."
    "resumo" => "Esse trabalho tem como pretensão analisar o ensino da disciplina história durante a ditadura militar (1964-1985), percebendo a intervenção do sistema ditatorial brasileiro nos métodos educacionais presentes e observando o objetivo do mesmo em vetar um ensino problematizado em nosso país, dando foco apenas em uma educação nacionalista e militarista em sua forma mais radical e persuasiva possível.  Faz um breve esboço de como o conteúdo da disciplina história era ministrado na época, dando ênfase na inclusão das disciplinas de Educação moral e cívica e dos Estudos sociais na grade curricular das escolas de ensino infantil e fundamental, tais disciplinas muitas vezes substituindo até o conteúdo de história. Além de uma análise educacional, o presente trabalho também trata de fatores sociais e econômicos como o modo de administrar o estado brasileiro pelo governo militar e a política que envolvia os diversos setores da sociedade durante o regime.  Ainda serão abordados os danos e reflexos que essa fase da educação brasileira gera em nossas escolas nos dias atuais, tentando mostrar as falhas e solucionar alguns problemas propostos, onde a analise historiográfica desse período, proporcionou uma noção de como o ensino de história foi lesado nesse espaço temporal de nossa historia, causando fortes conseqüências futuras tanto estruturais como educacionais, visto que em sua maioria, não são percebidos como problemas graves no sistema educacional. O estudo utilizou no primeiro momento a pesquisa bibliográfica, visto que a pesquisa de campo ainda permanece em andamento, utilizaremos recursos da história oral, como entrevistas com docentes que atuaram neste recorte temporal onde será possível realizar a conclusão do estudo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "18 - PERSPECTIVAS E DESAFIOS DO ENSINO DE HISTÓRIA"
    "palavra_chave" => "Analisas, Ditadura, Educação, Ensino de história"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "c579023d914039d23c20861213594cb9_2131.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERIKA RUTH MELO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ERIKA RUTHY"
    "autor_email" => "erikaruthyms@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 178
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 559
    "inscrito_id" => 2131
    "titulo" => "AS MASMORRAS DA CLIO: UMA ANÁLISE DO ENSINO DE HISTÓRIA DURANTE A DITADURA MILITAR (1964- 1985) E SEUS REFLEXOS NA ATUAL FORMA DE PERCEBER A DISCIPLINA."
    "resumo" => "Esse trabalho tem como pretensão analisar o ensino da disciplina história durante a ditadura militar (1964-1985), percebendo a intervenção do sistema ditatorial brasileiro nos métodos educacionais presentes e observando o objetivo do mesmo em vetar um ensino problematizado em nosso país, dando foco apenas em uma educação nacionalista e militarista em sua forma mais radical e persuasiva possível.  Faz um breve esboço de como o conteúdo da disciplina história era ministrado na época, dando ênfase na inclusão das disciplinas de Educação moral e cívica e dos Estudos sociais na grade curricular das escolas de ensino infantil e fundamental, tais disciplinas muitas vezes substituindo até o conteúdo de história. Além de uma análise educacional, o presente trabalho também trata de fatores sociais e econômicos como o modo de administrar o estado brasileiro pelo governo militar e a política que envolvia os diversos setores da sociedade durante o regime.  Ainda serão abordados os danos e reflexos que essa fase da educação brasileira gera em nossas escolas nos dias atuais, tentando mostrar as falhas e solucionar alguns problemas propostos, onde a analise historiográfica desse período, proporcionou uma noção de como o ensino de história foi lesado nesse espaço temporal de nossa historia, causando fortes conseqüências futuras tanto estruturais como educacionais, visto que em sua maioria, não são percebidos como problemas graves no sistema educacional. O estudo utilizou no primeiro momento a pesquisa bibliográfica, visto que a pesquisa de campo ainda permanece em andamento, utilizaremos recursos da história oral, como entrevistas com docentes que atuaram neste recorte temporal onde será possível realizar a conclusão do estudo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "18 - PERSPECTIVAS E DESAFIOS DO ENSINO DE HISTÓRIA"
    "palavra_chave" => "Analisas, Ditadura, Educação, Ensino de história"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "c579023d914039d23c20861213594cb9_2131.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERIKA RUTH MELO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ERIKA RUTHY"
    "autor_email" => "erikaruthyms@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

Esse trabalho tem como pretensão analisar o ensino da disciplina história durante a ditadura militar (1964-1985), percebendo a intervenção do sistema ditatorial brasileiro nos métodos educacionais presentes e observando o objetivo do mesmo em vetar um ensino problematizado em nosso país, dando foco apenas em uma educação nacionalista e militarista em sua forma mais radical e persuasiva possível. Faz um breve esboço de como o conteúdo da disciplina história era ministrado na época, dando ênfase na inclusão das disciplinas de Educação moral e cívica e dos Estudos sociais na grade curricular das escolas de ensino infantil e fundamental, tais disciplinas muitas vezes substituindo até o conteúdo de história. Além de uma análise educacional, o presente trabalho também trata de fatores sociais e econômicos como o modo de administrar o estado brasileiro pelo governo militar e a política que envolvia os diversos setores da sociedade durante o regime. Ainda serão abordados os danos e reflexos que essa fase da educação brasileira gera em nossas escolas nos dias atuais, tentando mostrar as falhas e solucionar alguns problemas propostos, onde a analise historiográfica desse período, proporcionou uma noção de como o ensino de história foi lesado nesse espaço temporal de nossa historia, causando fortes conseqüências futuras tanto estruturais como educacionais, visto que em sua maioria, não são percebidos como problemas graves no sistema educacional. O estudo utilizou no primeiro momento a pesquisa bibliográfica, visto que a pesquisa de campo ainda permanece em andamento, utilizaremos recursos da história oral, como entrevistas com docentes que atuaram neste recorte temporal onde será possível realizar a conclusão do estudo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.