A coletânea Rock book: contos da era da guitarra (2011), organizada por Ivan Hegen, reúne narrativas de escritores brasileiros contemporâneos, cujo eixo é a referência comum ao rock and roll. No presente trabalho, com base em uma abordagem transdisciplinar dos estudos literários, pretende-se empreender uma leitura dos contos publicados, considerando-se as relações que se estabelecem entre literatura e cultura pop, sobretudo, no que tange à produção de subjetividades. Compreender de que modo se configuram as personagens no contexto dessas narrativas é crucial para tecer uma reflexão acerca dos modos de subjetivação levados a cabo na contemporaneidade. A partir da concepção foucaultiana de estética da existência, concebe-se o sujeito representado nos contos como provisório, formado pelos estilhaços da cultura pop, dispersos em um supermercado cultural global (MATHEWS, 2002). O que se almeja, portanto, é proceder à investigação de como, no âmbito do Império (HARDT; NEGRI, 2005), constroem-se e desconstroem-se os sujeitos, levando-se em conta o papel desempenhado pelos imaginários subculturais (HEBDIGE, 2006) e pós-subculturais (MUGGLETON; WEINZIERL 2003).