PÉ NAS ENCRUZILHADAS – RESSONÂNCIAS DE ON THE ROAD NA AMÉRICA LATINA
"2013-07-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 4177 "edicao_id" => 14 "trabalho_id" => 694 "inscrito_id" => 1095 "titulo" => "PÉ NAS ENCRUZILHADAS – RESSONÂNCIAS DE ON THE ROAD NA AMÉRICA LATINA" "resumo" => "Octavio Paz, em texto de Signos em Rotação, “Os Novos Acólitos”, comenta as vanguardas anglo-americanas dos anos 1950 e 1960, Geração Beat incluída. Faz uma comparação entre estas e aquelas europeias, de 1915-1930, encontrando semelhanças no papel da poesia em ambos ambientes – antecipadora e preparadora do surgimento de uma nova visualidade pictórica. Também anota a relação entre as vanguardas americanas e o Surrealismo e outras vanguardas europeias como a russa, mormente em Khliébnikov e Maiakóvski. A partir da descrição de algumas similaridades, Paz se utiliza dessa abertura como gancho para abordar outro tema – a influência de tal produção estadunidense na América hispânica. Apesar da “dívida” entre as gerações, Paz não nega a importância dos movimentos ao norte do Rio Bravo, mas enxerga limitações na sua expansão. Sua principal crítica foi à suposta alienação destes novos autores hispânicos em relação a sua própria tradição poética. Segundo Paz, o moderno jogo de movimentos e manifestos da poesia envolve a tradição da ruptura, onde os novos criadores se opõem aos antigos, e assim vão fazendo a nova história literária e cultural de uma comunidade. Mas para se opor, é necessário conhecê-la, e Paz não acredita que estes criadores a conheciam, estes “novos acólitos”, ou seja, os tais autores latino-americanos que buscavam nessa poesia anglo-americana, sua tradição. Acreditava que esta produção era apenas repetição e tradução, e que tais entusiastas nativos acompanhavam o rito “de fora” e o compreendiam “pela metade”. Assim como Paz usou a comparação entre vanguardas como gancho, para abordar a (para ele incômoda) relação entre parte dos jovens escritores hispânicos dos anos 60 e 70 e as vanguardas norte-americanas dos anos 50; nós utilizamos aqui o que ele disse como gancho, para começar a tratar da influência Beat na América Latina. Porque deste pequeno texto podemos tirar muitos vetores que dominaram a discussão muitas vezes polêmica desta relação de influência literária dentro das Américas. É possível observar, por exemplo, o preconceito da elite cultural latino-americana com a propagação de princípios da Geração Beat em seus “territórios”. O influente poeta e ensaísta mexicano simplesmente desconsiderou essa produção. E colocou como verdadeira vanguarda os concretistas, que também não reconheciam a poesia beat brasileira como legítima. Apesar deles, diversas cenas culturais na América Latina fizeram história dialogando com a Geração Beat. Tal diálogo se deu principalmente através da poesia, sendo Allen Ginsberg a maior referência, como o próprio Octavio Paz atesta. Mas houve também escritores de prosa onde a influência específica de On the Road, por exemplo, foi marcante. Acreditando na legitimidade desta arte, é nosso interesse, nesta apresentação, comentar algo desta produção. Atentando a produções publicadas nos dois países para onde On the Road foi vertido: Argentina e Brasil; e também naquele que foi o mais visitado e influenciado pela Geração Beat na América Latina: o México. Observando a história da tradução argentina e brasileira, seus contextos culturais – e grupos que dialogaram, como os autores da chamada literatura de la onda mexicana." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Completo_Comunicacao_oral_idinscrito_1095_591b53467c65b482d2f13ab9c25323ef.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRE TELLES DO ROSARIO" "autor_nome_curto" => "ANDRE TELLES DO ROSARIO" "autor_email" => "andretellesdorosario@hotm" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-abralic-internacional" "edicao_nome" => "Anais ABRALIC Internacional" "edicao_evento" => "XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/abralic/2013" "edicao_logo" => "5e48acf34819c_15022020234611.png" "edicao_capa" => "5f17347012303_21072020153112.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-07-12 00:00:00" "publicacao_id" => 12 "publicacao_nome" => "Revista ABRALIC INTERNACIONAL" "publicacao_codigo" => "2317-157X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 4177 "edicao_id" => 14 "trabalho_id" => 694 "inscrito_id" => 1095 "titulo" => "PÉ NAS ENCRUZILHADAS – RESSONÂNCIAS DE ON THE ROAD NA AMÉRICA LATINA" "resumo" => "Octavio Paz, em texto de Signos em Rotação, “Os Novos Acólitos”, comenta as vanguardas anglo-americanas dos anos 1950 e 1960, Geração Beat incluída. Faz uma comparação entre estas e aquelas europeias, de 1915-1930, encontrando semelhanças no papel da poesia em ambos ambientes – antecipadora e preparadora do surgimento de uma nova visualidade pictórica. Também anota a relação entre as vanguardas americanas e o Surrealismo e outras vanguardas europeias como a russa, mormente em Khliébnikov e Maiakóvski. A partir da descrição de algumas similaridades, Paz se utiliza dessa abertura como gancho para abordar outro tema – a influência de tal produção estadunidense na América hispânica. Apesar da “dívida” entre as gerações, Paz não nega a importância dos movimentos ao norte do Rio Bravo, mas enxerga limitações na sua expansão. Sua principal crítica foi à suposta alienação destes novos autores hispânicos em relação a sua própria tradição poética. Segundo Paz, o moderno jogo de movimentos e manifestos da poesia envolve a tradição da ruptura, onde os novos criadores se opõem aos antigos, e assim vão fazendo a nova história literária e cultural de uma comunidade. Mas para se opor, é necessário conhecê-la, e Paz não acredita que estes criadores a conheciam, estes “novos acólitos”, ou seja, os tais autores latino-americanos que buscavam nessa poesia anglo-americana, sua tradição. Acreditava que esta produção era apenas repetição e tradução, e que tais entusiastas nativos acompanhavam o rito “de fora” e o compreendiam “pela metade”. Assim como Paz usou a comparação entre vanguardas como gancho, para abordar a (para ele incômoda) relação entre parte dos jovens escritores hispânicos dos anos 60 e 70 e as vanguardas norte-americanas dos anos 50; nós utilizamos aqui o que ele disse como gancho, para começar a tratar da influência Beat na América Latina. Porque deste pequeno texto podemos tirar muitos vetores que dominaram a discussão muitas vezes polêmica desta relação de influência literária dentro das Américas. É possível observar, por exemplo, o preconceito da elite cultural latino-americana com a propagação de princípios da Geração Beat em seus “territórios”. O influente poeta e ensaísta mexicano simplesmente desconsiderou essa produção. E colocou como verdadeira vanguarda os concretistas, que também não reconheciam a poesia beat brasileira como legítima. Apesar deles, diversas cenas culturais na América Latina fizeram história dialogando com a Geração Beat. Tal diálogo se deu principalmente através da poesia, sendo Allen Ginsberg a maior referência, como o próprio Octavio Paz atesta. Mas houve também escritores de prosa onde a influência específica de On the Road, por exemplo, foi marcante. Acreditando na legitimidade desta arte, é nosso interesse, nesta apresentação, comentar algo desta produção. Atentando a produções publicadas nos dois países para onde On the Road foi vertido: Argentina e Brasil; e também naquele que foi o mais visitado e influenciado pela Geração Beat na América Latina: o México. Observando a história da tradução argentina e brasileira, seus contextos culturais – e grupos que dialogaram, como os autores da chamada literatura de la onda mexicana." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Completo_Comunicacao_oral_idinscrito_1095_591b53467c65b482d2f13ab9c25323ef.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRE TELLES DO ROSARIO" "autor_nome_curto" => "ANDRE TELLES DO ROSARIO" "autor_email" => "andretellesdorosario@hotm" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-abralic-internacional" "edicao_nome" => "Anais ABRALIC Internacional" "edicao_evento" => "XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/abralic/2013" "edicao_logo" => "5e48acf34819c_15022020234611.png" "edicao_capa" => "5f17347012303_21072020153112.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-07-12 00:00:00" "publicacao_id" => 12 "publicacao_nome" => "Revista ABRALIC INTERNACIONAL" "publicacao_codigo" => "2317-157X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }