BIOGRAFEMAS HOMOCULTURAIS DE EVA PERÓN
"2013-07-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 4174 "edicao_id" => 14 "trabalho_id" => 199 "inscrito_id" => 94 "titulo" => "BIOGRAFEMAS HOMOCULTURAIS DE EVA PERÓN" "resumo" => "David William Foster (1999) ressalta, dentre as várias configurações assumidas pelo ícone de Eva Perón no imaginário social do Rio de la Plata, a sua identificação como figura de proa para a cena LGBTs no período pós-ditatorial. Entrelaçada a uma experiência coletiva, a mulher se desvela um “ícone da inscrição da Argentina no texto da modernidade periférica”, conforme lembra Susana Rosano (2005). A dicção homoerótica impressa na biografia da primeira dama, intitulada 'Evita fuera del balcón' (1981), e no livro memorialístico 'La cabeza contra el suelo' (1975), ambos produzidos pelo estilista de Evita, Paco Jamandreu, bem como nas representações biográficas, históricas e/ou literárias da líder peronista, elaboradas por Blás Matamoro, Juan José Sebreli, Manuel Puig, María Helena Walsh, Néstor Perlonghi, Osvaldo Lamborghini e Raúl Damonte Botana (Copi) durante os anos de 1960/1970, parece mesmo fascinar-se pelas ambivalências do fetiche que o nome de Eva evoca e pela face camp da atriz a se desempenhar nos palcos do poder, reafirmando uma “singular e específica relação entre política e homossexualidade”, segundo afirma Tomás Eloy Martínez em seu romance 'Santa Evita' (1995). Nesse âmbito, e com base em metodologia qualitativa fundamentada em pesquisa bibliográfica que privilegia as esferas biográfica e literária, buscamos estudar as “pequenas histórias” (Cf. ARENDT, 1993) viabilizadas sob a forma de biografemas (Cf. BARTHES, 1971) homoculturais na citada obra literária de Martínez e nas memórias de Jamandreu. Analisados como expressões diversificadas - de um lado, o sujeito produtor masculino desvestido de preconceitos; de outro lado, a subjetividade autoral homoafetiva -, esses textos permitem apresentar como resultado principal a função determinante de autores, personagens e seres históricos gays na elaboração e consolidação da imagem pública de Evita/Eva Duarte-Perón. Por fim, concluímos pela articulação entre os biografemas fornecidos pelo corpus em análise, a modernização estética platina e a instauração/difusão do mito evitista na homocultura." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Completo_Comunicacao_oral_idinscrito_94_aba0bd7aab4199f40ea9cc12cf728fab.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ LUIS MITIDIERI PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ LUIS MITIDIERI" "autor_email" => "mitidierister@gmail.com" "autor_ies" => "UESC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-abralic-internacional" "edicao_nome" => "Anais ABRALIC Internacional" "edicao_evento" => "XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/abralic/2013" "edicao_logo" => "5e48acf34819c_15022020234611.png" "edicao_capa" => "5f17347012303_21072020153112.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-07-12 00:00:00" "publicacao_id" => 12 "publicacao_nome" => "Revista ABRALIC INTERNACIONAL" "publicacao_codigo" => "2317-157X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 4174 "edicao_id" => 14 "trabalho_id" => 199 "inscrito_id" => 94 "titulo" => "BIOGRAFEMAS HOMOCULTURAIS DE EVA PERÓN" "resumo" => "David William Foster (1999) ressalta, dentre as várias configurações assumidas pelo ícone de Eva Perón no imaginário social do Rio de la Plata, a sua identificação como figura de proa para a cena LGBTs no período pós-ditatorial. Entrelaçada a uma experiência coletiva, a mulher se desvela um “ícone da inscrição da Argentina no texto da modernidade periférica”, conforme lembra Susana Rosano (2005). A dicção homoerótica impressa na biografia da primeira dama, intitulada 'Evita fuera del balcón' (1981), e no livro memorialístico 'La cabeza contra el suelo' (1975), ambos produzidos pelo estilista de Evita, Paco Jamandreu, bem como nas representações biográficas, históricas e/ou literárias da líder peronista, elaboradas por Blás Matamoro, Juan José Sebreli, Manuel Puig, María Helena Walsh, Néstor Perlonghi, Osvaldo Lamborghini e Raúl Damonte Botana (Copi) durante os anos de 1960/1970, parece mesmo fascinar-se pelas ambivalências do fetiche que o nome de Eva evoca e pela face camp da atriz a se desempenhar nos palcos do poder, reafirmando uma “singular e específica relação entre política e homossexualidade”, segundo afirma Tomás Eloy Martínez em seu romance 'Santa Evita' (1995). Nesse âmbito, e com base em metodologia qualitativa fundamentada em pesquisa bibliográfica que privilegia as esferas biográfica e literária, buscamos estudar as “pequenas histórias” (Cf. ARENDT, 1993) viabilizadas sob a forma de biografemas (Cf. BARTHES, 1971) homoculturais na citada obra literária de Martínez e nas memórias de Jamandreu. Analisados como expressões diversificadas - de um lado, o sujeito produtor masculino desvestido de preconceitos; de outro lado, a subjetividade autoral homoafetiva -, esses textos permitem apresentar como resultado principal a função determinante de autores, personagens e seres históricos gays na elaboração e consolidação da imagem pública de Evita/Eva Duarte-Perón. Por fim, concluímos pela articulação entre os biografemas fornecidos pelo corpus em análise, a modernização estética platina e a instauração/difusão do mito evitista na homocultura." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Completo_Comunicacao_oral_idinscrito_94_aba0bd7aab4199f40ea9cc12cf728fab.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ LUIS MITIDIERI PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ LUIS MITIDIERI" "autor_email" => "mitidierister@gmail.com" "autor_ies" => "UESC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-abralic-internacional" "edicao_nome" => "Anais ABRALIC Internacional" "edicao_evento" => "XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/abralic/2013" "edicao_logo" => "5e48acf34819c_15022020234611.png" "edicao_capa" => "5f17347012303_21072020153112.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-07-12 00:00:00" "publicacao_id" => 12 "publicacao_nome" => "Revista ABRALIC INTERNACIONAL" "publicacao_codigo" => "2317-157X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }