Artigo Anais III CONBRACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

FACILITANDO PROCESSOS EDUCACIONAIS NO CURSO DE GESTÃO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA: UM RELATO DE EXPERIENCIA

Palavra-chaves: FACILITADOR, PROCESSOS EDUCACIONAIS, METODOLOGIA ATIVA Pôster (PO) AT-07: Saúde Coletiva
"2018-06-13 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 41069
    "edicao_id" => 88
    "trabalho_id" => 641
    "inscrito_id" => 2687
    "titulo" => "FACILITANDO PROCESSOS EDUCACIONAIS NO CURSO DE GESTÃO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA: UM RELATO DE EXPERIENCIA"
    "resumo" => "A formação em Processos Educacionais se deu em ato, pautada na vivencia profissional dos especilaizandos associado ao contexto da realidade para o aprimoramento do processo de trabalho em Vigilância Sanitária com base nas metodologias ativas empregadas, onde o ator/facilitador experimenta o “aprender fazendo” que requer estudo constante, escuta qualificada e uma sensibilidade impar, onde ele é o instrumento que media e conduz a construção rumo ao processo de amadurecimento do ensino-aprendizagem, através da troca de saberes o aperfeiçoamento do conhecimento. O objetivo desse relato de experiência foi descrever as etapa vivenciada e as impressões enquanto facilitadora a partir das ações educacionais aplicadas junto aos especializandos.Como resultados da vivencia a expressão nobre do crescimento individual evidente a partir da construção do instrumento Portfólio e no compartilhamento do Cine Viagem, bem com o coletivo dos grupos e equipes evidentes na Síntese Provisória e na Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL), exercitando assim o respeito ao entendimento e conhecimento do outro como mostra as Oficinas de Trabalho, enriquecendo também o seu próprio saber expresso em Narrativas, pautado em um arsenal teórico metodológico diferenciado em destaque no Projeto Aplicativo. Conclui-se que vivenciar uma nova dinâmica de aprendizado e a relação entre facilitador/especialista é enriquecedor, em especial no momento da condução a partir de uma necessidade de conhecimento individual e coletiva, compreendendo seu papel de mediador do processo, aquele que ouve, orienta, aprende e domina sem respostas prontas, que contribui, ampliando o olhar dos profissionais, fortalecendo o conhecimento, confrontando com o arcabouço teórico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT-07: Saúde Coletiva"
    "palavra_chave" => "FACILITADOR, PROCESSOS EDUCACIONAIS, METODOLOGIA ATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV108_MD4_SA7_ID2687_21052018164324.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:25"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:35:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDJANE LEITE SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "EDJANE"
    "autor_email" => "edjane_leite@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conbracis"
    "edicao_nome" => "Anais III CONBRACIS"
    "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a0164e65af_16022020235844.png"
    "edicao_capa" => "5f1844cf3c5b5_22072020105319.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-13 00:00:00"
    "publicacao_id" => 29
    "publicacao_nome" => "Anais Conbracis"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 41069
    "edicao_id" => 88
    "trabalho_id" => 641
    "inscrito_id" => 2687
    "titulo" => "FACILITANDO PROCESSOS EDUCACIONAIS NO CURSO DE GESTÃO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA: UM RELATO DE EXPERIENCIA"
    "resumo" => "A formação em Processos Educacionais se deu em ato, pautada na vivencia profissional dos especilaizandos associado ao contexto da realidade para o aprimoramento do processo de trabalho em Vigilância Sanitária com base nas metodologias ativas empregadas, onde o ator/facilitador experimenta o “aprender fazendo” que requer estudo constante, escuta qualificada e uma sensibilidade impar, onde ele é o instrumento que media e conduz a construção rumo ao processo de amadurecimento do ensino-aprendizagem, através da troca de saberes o aperfeiçoamento do conhecimento. O objetivo desse relato de experiência foi descrever as etapa vivenciada e as impressões enquanto facilitadora a partir das ações educacionais aplicadas junto aos especializandos.Como resultados da vivencia a expressão nobre do crescimento individual evidente a partir da construção do instrumento Portfólio e no compartilhamento do Cine Viagem, bem com o coletivo dos grupos e equipes evidentes na Síntese Provisória e na Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL), exercitando assim o respeito ao entendimento e conhecimento do outro como mostra as Oficinas de Trabalho, enriquecendo também o seu próprio saber expresso em Narrativas, pautado em um arsenal teórico metodológico diferenciado em destaque no Projeto Aplicativo. Conclui-se que vivenciar uma nova dinâmica de aprendizado e a relação entre facilitador/especialista é enriquecedor, em especial no momento da condução a partir de uma necessidade de conhecimento individual e coletiva, compreendendo seu papel de mediador do processo, aquele que ouve, orienta, aprende e domina sem respostas prontas, que contribui, ampliando o olhar dos profissionais, fortalecendo o conhecimento, confrontando com o arcabouço teórico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT-07: Saúde Coletiva"
    "palavra_chave" => "FACILITADOR, PROCESSOS EDUCACIONAIS, METODOLOGIA ATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV108_MD4_SA7_ID2687_21052018164324.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:25"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:35:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDJANE LEITE SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "EDJANE"
    "autor_email" => "edjane_leite@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conbracis"
    "edicao_nome" => "Anais III CONBRACIS"
    "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a0164e65af_16022020235844.png"
    "edicao_capa" => "5f1844cf3c5b5_22072020105319.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-13 00:00:00"
    "publicacao_id" => 29
    "publicacao_nome" => "Anais Conbracis"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 13 de junho de 2018

Resumo

A formação em Processos Educacionais se deu em ato, pautada na vivencia profissional dos especilaizandos associado ao contexto da realidade para o aprimoramento do processo de trabalho em Vigilância Sanitária com base nas metodologias ativas empregadas, onde o ator/facilitador experimenta o “aprender fazendo” que requer estudo constante, escuta qualificada e uma sensibilidade impar, onde ele é o instrumento que media e conduz a construção rumo ao processo de amadurecimento do ensino-aprendizagem, através da troca de saberes o aperfeiçoamento do conhecimento. O objetivo desse relato de experiência foi descrever as etapa vivenciada e as impressões enquanto facilitadora a partir das ações educacionais aplicadas junto aos especializandos.Como resultados da vivencia a expressão nobre do crescimento individual evidente a partir da construção do instrumento Portfólio e no compartilhamento do Cine Viagem, bem com o coletivo dos grupos e equipes evidentes na Síntese Provisória e na Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL), exercitando assim o respeito ao entendimento e conhecimento do outro como mostra as Oficinas de Trabalho, enriquecendo também o seu próprio saber expresso em Narrativas, pautado em um arsenal teórico metodológico diferenciado em destaque no Projeto Aplicativo. Conclui-se que vivenciar uma nova dinâmica de aprendizado e a relação entre facilitador/especialista é enriquecedor, em especial no momento da condução a partir de uma necessidade de conhecimento individual e coletiva, compreendendo seu papel de mediador do processo, aquele que ouve, orienta, aprende e domina sem respostas prontas, que contribui, ampliando o olhar dos profissionais, fortalecendo o conhecimento, confrontando com o arcabouço teórico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.