A formação em Processos Educacionais se deu em ato, pautada na vivencia profissional dos especilaizandos associado ao contexto da realidade para o aprimoramento do processo de trabalho em Vigilância Sanitária com base nas metodologias ativas empregadas, onde o ator/facilitador experimenta o “aprender fazendo” que requer estudo constante, escuta qualificada e uma sensibilidade impar, onde ele é o instrumento que media e conduz a construção rumo ao processo de amadurecimento do ensino-aprendizagem, através da troca de saberes o aperfeiçoamento do conhecimento. O objetivo desse relato de experiência foi descrever as etapa vivenciada e as impressões enquanto facilitadora a partir das ações educacionais aplicadas junto aos especializandos.Como resultados da vivencia a expressão nobre do crescimento individual evidente a partir da construção do instrumento Portfólio e no compartilhamento do Cine Viagem, bem com o coletivo dos grupos e equipes evidentes na Síntese Provisória e na Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL), exercitando assim o respeito ao entendimento e conhecimento do outro como mostra as Oficinas de Trabalho, enriquecendo também o seu próprio saber expresso em Narrativas, pautado em um arsenal teórico metodológico diferenciado em destaque no Projeto Aplicativo. Conclui-se que vivenciar uma nova dinâmica de aprendizado e a relação entre facilitador/especialista é enriquecedor, em especial no momento da condução a partir de uma necessidade de conhecimento individual e coletiva, compreendendo seu papel de mediador do processo, aquele que ouve, orienta, aprende e domina sem respostas prontas, que contribui, ampliando o olhar dos profissionais, fortalecendo o conhecimento, confrontando com o arcabouço teórico.