Este artigo apresenta o relato de experiência extensionista do projeto “Adolescendo sem álcool, crack ou outras drogas” em uma escola de ensino fundamental do município de Campina Grande, PB. As atividades envolvem graduandos dos cursos de Odontologia, Psicologia, Educação Física e Enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e propõem enfrentar a problemática das drogas entre escolares da rede pública de ensino, por meio de uma proposta multidisciplinar com o uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Foram realizadas atividades lúdicas e educativas, entre elas, atividades físicas, dinâmicas em grupo, além de pesquisas na internet sobre os temas trabalhados em sala de aula. Busca-se a sensibilização desses adolescentes sobre os riscos inerentes ao uso de drogas lícitas e/ou ilícitas, já que os mesmos encontram-se envolvidos em uma condição vulnerável de violência e consumo de drogas, relacionada a essa faixa etária. Esse trabalho, portanto, advém da necessidade de aproximação dos estudantes da área da saúde com essa problemática, já que a mesma se constitui como um grave problema de saúde pública na atualidade e pela utilização da extensão universitária como mecanismo de transformação da sociedade.