Artigo Anais III CONBRACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE ASSESSORIA VOCAL PARA O PROFESSOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: VOZ, DOCENTES, DISTÚRBIOS DA VOZ, SAÚDE DO TRABALHADOR, SAÚDE DO TRABALHADOR Comunicação Oral (CO) AT-08: Fonoaudiologia
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Publicado em 13 de junho de 2018

Resumo

Nesse relato de experiência, trazemos nossas vivências por meio do programa de assessoria vocal para professores da rede de ensino municipal da cidade de João Pessoa, na Paraíba. Tendo como maior objetivo promover saúde vocal nas escolas com foco o professor, sendo esta a categoria que mais sofre com distúrbios da voz. Participaram 32 professores, de ambos os sexos, os quais preencheram o protocolo CPV-P. Os professores foram submetidos a quatro oficinas com conteúdo teóricos e práticos. Dentre os resultados observados, os sintomas vocais mais relatados pelos professores é a rouquidão (62,5%), nos aspectos ambientas 78,1% relata que a escola tem ruído excessivo, 81,2% e que o estresse está presente em seu trabalho. Durante o desenvolvimento das oficinas teve-se 57,6% de assiduidade. É necessário se pensar em maneiras que possam auxiliar esses professores, pois levando em consideração que são eles os profissionais da voz que mais sofrem com os distúrbios da voz, e a multifatoriedade existente para a disfonia, deve-se então criar ambientes de debate e acolhimentos para esses profissionais, visto que toda a forma de mudança deve-se partir de um pressuposto comum a educação.

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