Trata-se de um relato de experiência sobre a condução de um grupo de educação em saúde, enquanto acadêmicas de enfermagem da disciplina saúde mental, realizado em um Centro de Atenção Psicossocial, João Pessoa/PB. A atividade teórico-prática, consistiu numa dinâmica sobre Práticas Alimentares Saudáveis, utilizando o recurso didático “Pizza Alimentar”. Foi realizada uma exposição dialogada sobre os principais tipos de alimentos e sua importância funcional, com enfoque no consumo consciente quanto à quantidade, qualidade e frequência das refeições, com vistas a desenvolver hábitos alimentares saudáveis para equilíbrio do peso e manutenção da saúde. Sua abordagem lúdica, inclusiva e motivadora foi capaz de minimizar reações de timidez e desconforto frente à atividade em grupo, refletida na ampla adesão e participação dos usuários na dinâmica e nos questionamentos durante as explanações. Esse trabalho proporcionou às acadêmicas refletir sobre a importância da elaboração de recursos didáticos e condução de grupos de educação em saúde com doentes mentais, considerando a coordenação sistemática de atividades, com adaptações que contemplem as demandas e necessidades dos integrantes do grupo. O conhecimento adquirido na presente experiência impulsiona as autoras a prosseguirem neste caminho e a enfrentarem novos desafios, em prol da saúde dos doentes mentais, particularmente quanto à adoção de hábitos alimentares mais saudáveis.