Objetivos: Identificar o conhecimento e a prática de acadêmicos de enfermagem sobre o cuidado ao paciente hospitalizado com dor. Metodologia: Estudo exploratório prospectivo, com abordagem quali-quantitativa, realizado em Instituição Pública, em João Pessoa-PB. A amostra constou de 100 acadêmicos do curso de Bacharelado e Graduação em Enfermagem, cursando do quinto ao nono período. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado. Para a análise, utilizou-se a estatística descritiva e a técnica do discurso do sujeito coletivo (DSC). Resultados: A pesquisa mostra que o tema dor na realidade estudada é abordado de forma fragmentada e gera fragilidades na compreensão de conceitos básicos, nos aspectos emocionais que a envolvem, e de elementos importantes para que os acadêmicos sintam segurança no cuidar de pacientes com dor. Conclusões: Os resultados fomentam discussões sobre o processo de ensino, na perspectiva da interdisciplinaridade e da formação de competências para um cuidado de enfermagem de qualidade direcionado ao paciente com dor.