O presente estudo trata de uma revisão de literatura que comporta pesquisas acerca da mídia cinematográfica e as suas relações com representações e narrativas LGBTQ. Objetivando compor um levantamento recente que melhor auxilie a compreender o objeto de estudo desta pesquisa: os filmes de temática LGBTQ. Para tanto, em um primeiro momento, tendo em vista o cinema de narrativa clássica, realiza-se uma breve trajetória da representação do homossexual e das manifestações homoeróticas nos filmes, percorrendo desde as primeiras manifestações até as mais recentes. Em seguida, discorre-se sobre o Cinema Queer, de maneira a historicizar e caracterizar este segmento cinematográfico, trazendo as suas principais particularidades, pontos de tensão e reivindicações; enfatizando os seus modos de representação, discursos e o caráter disruptivo contido nas suas obras. Logo, a relevância desse trabalho reside no fato de propiciar um panorama tanto acerca das representações homossexuais e manifestações homoeróticas na sétima arte, quanto um recorte temático que relaciona três instâncias: cinema, representação e sexualidade. Ademais, também fornece subsídios para melhor pensar o Cinema Queer e o caráter subversivo dos seus filmes, bem como todas as suas temáticas involucradas. Entre as contribuições trazidas por esta pesquisa, observa-se que os finais trágicos nos filmes de temática LGBTQ remontam desde as primeiras representações do homossexual no cinema; os movimentos sociais das décadas de 60 e 70 foram fundamentais para o Cinema LGBTQ e a sua comunidade; a epidemia da AIDS impacta diretamente essa arte, que, neste contexto, funciona como instituição conscientizadora e desmistificadora dos preconceitos relacionados a temática.