A escola é um ambiente mistificado onde existe uma diversidade de sujeitos com
pensamentos, conceitos, formas de comportamentos e perfis diversos. A diversidade sexual na escola
ainda se apresenta como um desafio para todos os sujeitos que fazem parte deste contexto. Muitos
debates e questionamentos relacionados ao respeito às formas de sexualidades que diferem dos
padrões heterossexuais no ambiente escolar ainda são invisibilizados e se constitui um problema para
muitos docentes e discentes que não possuem conhecimentos/informações para trabalhar com essas
demandas. O preconceito e a discriminação contra as Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e
Transexuais (LGBT) na escola é um fenômeno bastante presente na contemporaneidade, que provoca
inúmeras consequências para a vida da população LGBT, a exemplo do abandono escolar, ausência de
formação acadêmica e profissional, dificuldades em inserir-se no mercado de trabalho. Este trabalho
trata-se de uma sistematização do Plano de Intervenção Educacional que trabalhou o preconceito e a
discriminação homofóbica e transfóbica no ambiente escolar através de algumas ações realizadas com
todo corpo discente e docente, objetivando contribuir para a desconstrução de conceitos e estereótipos
negativos dos/as educadores/as na perspectiva de transformá-los/as em multiplicadores do
enfrentamento à homofobia/transfobia no contexto escolar e na sociedade em geral. No relato desta
experiência fizemos uma breve contextualização da homofobia na escola, apontando o cenário
agravante e os desafios para o enfrentamento; e, apresentamos o detalhamento das ações do Plano de
Intervenção Educacional. A homofobia é um fenômeno que se encontra fortemente presente na escola,
necessitando, portanto, ser enfrentada, oxalá eliminada!