Artigo E-book CONQUEER

E-books

ISBN: 978-85-61702-52-6

HOMOFOBIA NA ESCOLA: DESAFIOS E ENFRENTAMENTOS

Palavra-chaves: ESCOLA, HOMOFOBIA, DISCRIMINAÇÃO, PRECONCEITO, PRECONCEITO Comunicação Oral (CO) GT 02. Diversidade Sexual e de Gênero nos Espaços Educativos
"2018-04-11 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 40224
    "edicao_id" => 85
    "trabalho_id" => 14
    "inscrito_id" => 186
    "titulo" => "HOMOFOBIA NA ESCOLA: DESAFIOS E ENFRENTAMENTOS"
    "resumo" => """
      A escola é um ambiente mistificado onde existe uma diversidade de sujeitos com\r\n
      pensamentos, conceitos, formas de comportamentos e perfis diversos. A diversidade sexual na escola\r\n
      ainda se apresenta como um desafio para todos os sujeitos que fazem parte deste contexto. Muitos\r\n
      debates e questionamentos relacionados ao respeito às formas de sexualidades que diferem dos\r\n
      padrões heterossexuais no ambiente escolar ainda são invisibilizados e se constitui um problema para\r\n
      muitos docentes e discentes que não possuem conhecimentos/informações para trabalhar com essas\r\n
      demandas. O preconceito e a discriminação contra as Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e\r\n
      Transexuais (LGBT) na escola é um fenômeno bastante presente na contemporaneidade, que provoca\r\n
      inúmeras consequências para a vida da população LGBT, a exemplo do abandono escolar, ausência de\r\n
      formação acadêmica e profissional, dificuldades em inserir-se no mercado de trabalho. Este trabalho\r\n
      trata-se de uma sistematização do Plano de Intervenção Educacional que trabalhou o preconceito e a\r\n
      discriminação homofóbica e transfóbica no ambiente escolar através de algumas ações realizadas com\r\n
      todo corpo discente e docente, objetivando contribuir para a desconstrução de conceitos e estereótipos\r\n
      negativos dos/as educadores/as na perspectiva de transformá-los/as em multiplicadores do\r\n
      enfrentamento à homofobia/transfobia no contexto escolar e na sociedade em geral. No relato desta\r\n
      experiência fizemos uma breve contextualização da homofobia na escola, apontando o cenário\r\n
      agravante e os desafios para o enfrentamento; e, apresentamos o detalhamento das ações do Plano de\r\n
      Intervenção Educacional. A homofobia é um fenômeno que se encontra fortemente presente na escola,\r\n
      necessitando, portanto, ser enfrentada, oxalá eliminada!
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02. Diversidade Sexual e de Gênero nos Espaços Educativos"
    "palavra_chave" => "ESCOLA, HOMOFOBIA, DISCRIMINAÇÃO, PRECONCEITO, PRECONCEITO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV106_MD1_SA2_ID186_04032018134006.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MOISÉS SANTOS DE MENEZES"
    "autor_nome_curto" => "DE MENEZES"
    "autor_email" => "moisesmenezesmm@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-conqueer"
    "edicao_nome" => "E-book CONQUEER"
    "edicao_evento" => "I Conferência Internacional de Estudos Queer"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "ebooks/conqueer/2018"
    "edicao_logo" => "5e4d8f5566eb1_19022020164109.png"
    "edicao_capa" => "5f1f5630243bb_27072020193320.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-04-11 00:00:00"
    "publicacao_id" => 53
    "publicacao_nome" => "E-book CONQUEER"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-52-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 40224
    "edicao_id" => 85
    "trabalho_id" => 14
    "inscrito_id" => 186
    "titulo" => "HOMOFOBIA NA ESCOLA: DESAFIOS E ENFRENTAMENTOS"
    "resumo" => """
      A escola é um ambiente mistificado onde existe uma diversidade de sujeitos com\r\n
      pensamentos, conceitos, formas de comportamentos e perfis diversos. A diversidade sexual na escola\r\n
      ainda se apresenta como um desafio para todos os sujeitos que fazem parte deste contexto. Muitos\r\n
      debates e questionamentos relacionados ao respeito às formas de sexualidades que diferem dos\r\n
      padrões heterossexuais no ambiente escolar ainda são invisibilizados e se constitui um problema para\r\n
      muitos docentes e discentes que não possuem conhecimentos/informações para trabalhar com essas\r\n
      demandas. O preconceito e a discriminação contra as Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e\r\n
      Transexuais (LGBT) na escola é um fenômeno bastante presente na contemporaneidade, que provoca\r\n
      inúmeras consequências para a vida da população LGBT, a exemplo do abandono escolar, ausência de\r\n
      formação acadêmica e profissional, dificuldades em inserir-se no mercado de trabalho. Este trabalho\r\n
      trata-se de uma sistematização do Plano de Intervenção Educacional que trabalhou o preconceito e a\r\n
      discriminação homofóbica e transfóbica no ambiente escolar através de algumas ações realizadas com\r\n
      todo corpo discente e docente, objetivando contribuir para a desconstrução de conceitos e estereótipos\r\n
      negativos dos/as educadores/as na perspectiva de transformá-los/as em multiplicadores do\r\n
      enfrentamento à homofobia/transfobia no contexto escolar e na sociedade em geral. No relato desta\r\n
      experiência fizemos uma breve contextualização da homofobia na escola, apontando o cenário\r\n
      agravante e os desafios para o enfrentamento; e, apresentamos o detalhamento das ações do Plano de\r\n
      Intervenção Educacional. A homofobia é um fenômeno que se encontra fortemente presente na escola,\r\n
      necessitando, portanto, ser enfrentada, oxalá eliminada!
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02. Diversidade Sexual e de Gênero nos Espaços Educativos"
    "palavra_chave" => "ESCOLA, HOMOFOBIA, DISCRIMINAÇÃO, PRECONCEITO, PRECONCEITO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV106_MD1_SA2_ID186_04032018134006.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MOISÉS SANTOS DE MENEZES"
    "autor_nome_curto" => "DE MENEZES"
    "autor_email" => "moisesmenezesmm@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-conqueer"
    "edicao_nome" => "E-book CONQUEER"
    "edicao_evento" => "I Conferência Internacional de Estudos Queer"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "ebooks/conqueer/2018"
    "edicao_logo" => "5e4d8f5566eb1_19022020164109.png"
    "edicao_capa" => "5f1f5630243bb_27072020193320.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-04-11 00:00:00"
    "publicacao_id" => 53
    "publicacao_nome" => "E-book CONQUEER"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-52-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 85
        "publicacao_id" => 53
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-conqueer"
        "nome" => "E-book CONQUEER"
        "nome_evento" => "I Conferência Internacional de Estudos Queer"
        "descricao" => "A <strong>CONFER&Ecirc;NCIA INTERNACIONAL DE ESTUDOS QUEER</strong> - ConQueer, pretende explorar as v&aacute;rias dimens&otilde;es que as epistemologias feministas queer nos oferece para pensarmos e analisarmos a din&acirc;mica das rela&ccedil;&otilde;es sociais em diversos contextos socioculturais em que se manifestam. Nesse momento, o olhar acad&ecirc;mico tende a deslocar-se para diferentes realidades, em busca de inspira&ccedil;&atilde;o te&oacute;rico-metodol&oacute;gica e ativista de enfrentamento ao momento obscuro que estamos vivendo no Brasil. Ataques como os manifestados contra a participa&ccedil;&atilde;o da professora e pesquisadora Judith Butler em eventos acerca dos Fins da democracia e, mais recentemente, os ataques vergonhosos ao professor Leandro Colling (UFBA), nos encorajam a progredirmos nos estudos l&eacute;sbicos, gays, trans e queer."
        "pasta" => "ebooks/conqueer/2018"
        "logo" => "5e4d8f5566eb1_19022020164109.png"
        "capa" => "5f1f5630243bb_27072020193320.png"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2018-04-11"
        "final_evento" => "2018-04-13"
        "ano_publicacao" => 2018
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2018-04-11 00:00:00"
        "updated_at" => "2022-02-23 11:18:12"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 85
        "publicacao_id" => 53
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-conqueer"
        "nome" => "E-book CONQUEER"
        "nome_evento" => "I Conferência Internacional de Estudos Queer"
        "descricao" => "A <strong>CONFER&Ecirc;NCIA INTERNACIONAL DE ESTUDOS QUEER</strong> - ConQueer, pretende explorar as v&aacute;rias dimens&otilde;es que as epistemologias feministas queer nos oferece para pensarmos e analisarmos a din&acirc;mica das rela&ccedil;&otilde;es sociais em diversos contextos socioculturais em que se manifestam. Nesse momento, o olhar acad&ecirc;mico tende a deslocar-se para diferentes realidades, em busca de inspira&ccedil;&atilde;o te&oacute;rico-metodol&oacute;gica e ativista de enfrentamento ao momento obscuro que estamos vivendo no Brasil. Ataques como os manifestados contra a participa&ccedil;&atilde;o da professora e pesquisadora Judith Butler em eventos acerca dos Fins da democracia e, mais recentemente, os ataques vergonhosos ao professor Leandro Colling (UFBA), nos encorajam a progredirmos nos estudos l&eacute;sbicos, gays, trans e queer."
        "pasta" => "ebooks/conqueer/2018"
        "logo" => "5e4d8f5566eb1_19022020164109.png"
        "capa" => "5f1f5630243bb_27072020193320.png"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2018-04-11"
        "final_evento" => "2018-04-13"
        "ano_publicacao" => 2018
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2018-04-11 00:00:00"
        "updated_at" => "2022-02-23 11:18:12"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 57
                "edicao_id" => 85
                "codigo" => "978-85-61702-52-6"
                "capa" => "5f1f51f1b6003_27072020191513.jpg"
                "titulo" => "E-book CONQUEER"
                "prefacio" => "A <strong>CONFER&Ecirc;NCIA INTERNACIONAL DE ESTUDOS QUEER</strong> - ConQueer, pretende explorar as v&aacute;rias dimens&otilde;es que as epistemologias feministas queer nos oferece para pensarmos e analisarmos a din&acirc;mica das rela&ccedil;&otilde;es sociais em diversos contextos socioculturais em que se manifestam. Nesse momento, o olhar acad&ecirc;mico tende a deslocar-se para diferentes realidades, em busca de inspira&ccedil;&atilde;o te&oacute;rico-metodol&oacute;gica e ativista de enfrentamento ao momento obscuro que estamos vivendo no Brasil. Ataques como os manifestados contra a participa&ccedil;&atilde;o da professora e pesquisadora Judith Butler em eventos acerca dos Fins da democracia e, mais recentemente, os ataques vergonhosos ao professor Leandro Colling (UFBA), nos encorajam a progredirmos nos estudos l&eacute;sbicos, gays, trans e queer."
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  ALFRANCIO FERREIRA DIAS<br />\r\n
                  ELZA FERREIRA SANTOS<br />\r\n
                  MARIA HELENA SANTANA CRUZ<br />\r\n
                  JO&Atilde;O MANUEL DE OLIVEIRA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALFRANCIO FERREIRA DIAS - (Profissional)<br />\r\n
                  ANA CRISTINA NASCIMENTO - (Profissional)<br />\r\n
                  ANDERSON FERRARI - (Profissional)<br />\r\n
                  ANDR&Eacute;A BANDEIRA SILVA DE FARIAS - (Profissional)<br />\r\n
                  BERECINE BENTO - (Profissional)<br />\r\n
                  CARLA REZENDE GOMES - (Doutor)<br />\r\n
                  CHIRLAINE CRISTINE GON&Ccedil;ALVES - (Profissional)<br />\r\n
                  CLAUDIENE SANTOS - (Doutor)<br />\r\n
                  DANILLO DA CONCEI&Ccedil;&Atilde;O PEREIRA SILVA - (Profissional)<br />\r\n
                  DINAMARA GARCIA FELDENS - (Profissional)<br />\r\n
                  EDVALDO SOUZA COUTO - (Profissional)<br />\r\n
                  ELENITA PINHEIRO DE QUEIROZ SILVA - (Doutor)<br />\r\n
                  ELZA FERREIRA SANTOS - (Profissional)<br />\r\n
                  FABIO ZOBOLI - (Profissional)<br />\r\n
                  FRANCISCA VER&Ocirc;NICA CAVALCANTE - (Doutor)<br />\r\n
                  FRANCISCO A. ZURIAN - (Doutor)<br />\r\n
                  GILVAN DA COSTA SANTANA - (Mestre)<br />\r\n
                  IRAN FERREIRA DE MELO - (Profissional)<br />\r\n
                  J. IGNACIO PICHARDO - (Doutor)<br />\r\n
                  JEANE FELIX DA SILVA - (Profissional)<br />\r\n
                  JOANICE SANTOS CONCEI&Ccedil;&Atilde;O - (P&oacute;s-Doutor)<br />\r\n
                  LAILA ANDRESA CAVALCANTE ROSA - (Profissional)<br />\r\n
                  LIVIA DE REZENDE CARDOSO - (Profissional)<br />\r\n
                  MANOEL MESSIAS RODRIGUES SANTOS - (Mestre)<br />\r\n
                  MARCELO HENRIQUE GON&Ccedil;ALVES DE MIRANDA - (Profissional)<br />\r\n
                  MARCIO RODRIGO VALE CAETANO - (Doutor)<br />\r\n
                  MARCO ARLINDO AMORIM MELO NERY - (Profissional)<br />\r\n
                  MARCOS LOPES SOUZA - (Profissional)<br />\r\n
                  MARCOS RIBEIRO DE MELO - (Doutor)<br />\r\n
                  MARIA APARECIDA SOUZA COUTO - (Doutor)<br />\r\n
                  MARIA D&Oacute;REA FIGUEIREDO PINTO - (Profissional)<br />\r\n
                  MARIA DO ROS&Aacute;RIO DE F&Aacute;TIMA ANDRADE LEIT&Atilde;O - (Profissional)<br />\r\n
                  MARIA HELENA SANTANA CRUZ - (Profissional)<br />\r\n
                  MARIA SILENE DA SILVA - (Profissional)<br />\r\n
                  MICHELE DE FREITAS FARIA DE VASCONCELOS - (Profissional)<br />\r\n
                  N&Uacute;BIA MOREIRA - (Profissional)<br />\r\n
                  PABLO P&Eacute;REZ NAVARRO - (Profissional)<br />\r\n
                  PATR&Iacute;CIA ROSALBA SALVADOR MOURA COSTA - (P&oacute;s-Doutor)<br />\r\n
                  PAULA CRISTINA SILVA - (Mestre)<br />\r\n
                  PRISCILA GOMES DORNELLES - (Doutor)<br />\r\n
                  RODRIGO DORNELAS - (Doutor)<br />\r\n
                  S&Eacute;RGIO LIMA DOS SANTOS - (Profissional)<br />\r\n
                  SILMERE ALVES SANTOS - (Profissional)<br />\r\n
                  SUZANA MARY DE ANDRADE NUNES - (Profissional)<br />\r\n
                  TANIA SUELY ANTONELLI MARCLINO BRABO - (Profissional)
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "270720201903_E-BOOK-CONQUEER.pdf"
                "arquivo_alterado" => 0
                "ano_publicacao" => 2018
                "created_at" => "2020-07-22 11:28:07"
                "updated_at" => "2022-02-23 11:18:12"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 57
                "edicao_id" => 85
                "codigo" => "978-85-61702-52-6"
                "capa" => "5f1f51f1b6003_27072020191513.jpg"
                "titulo" => "E-book CONQUEER"
                "prefacio" => "A <strong>CONFER&Ecirc;NCIA INTERNACIONAL DE ESTUDOS QUEER</strong> - ConQueer, pretende explorar as v&aacute;rias dimens&otilde;es que as epistemologias feministas queer nos oferece para pensarmos e analisarmos a din&acirc;mica das rela&ccedil;&otilde;es sociais em diversos contextos socioculturais em que se manifestam. Nesse momento, o olhar acad&ecirc;mico tende a deslocar-se para diferentes realidades, em busca de inspira&ccedil;&atilde;o te&oacute;rico-metodol&oacute;gica e ativista de enfrentamento ao momento obscuro que estamos vivendo no Brasil. Ataques como os manifestados contra a participa&ccedil;&atilde;o da professora e pesquisadora Judith Butler em eventos acerca dos Fins da democracia e, mais recentemente, os ataques vergonhosos ao professor Leandro Colling (UFBA), nos encorajam a progredirmos nos estudos l&eacute;sbicos, gays, trans e queer."
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  ALFRANCIO FERREIRA DIAS<br />\r\n
                  ELZA FERREIRA SANTOS<br />\r\n
                  MARIA HELENA SANTANA CRUZ<br />\r\n
                  JO&Atilde;O MANUEL DE OLIVEIRA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALFRANCIO FERREIRA DIAS - (Profissional)<br />\r\n
                  ANA CRISTINA NASCIMENTO - (Profissional)<br />\r\n
                  ANDERSON FERRARI - (Profissional)<br />\r\n
                  ANDR&Eacute;A BANDEIRA SILVA DE FARIAS - (Profissional)<br />\r\n
                  BERECINE BENTO - (Profissional)<br />\r\n
                  CARLA REZENDE GOMES - (Doutor)<br />\r\n
                  CHIRLAINE CRISTINE GON&Ccedil;ALVES - (Profissional)<br />\r\n
                  CLAUDIENE SANTOS - (Doutor)<br />\r\n
                  DANILLO DA CONCEI&Ccedil;&Atilde;O PEREIRA SILVA - (Profissional)<br />\r\n
                  DINAMARA GARCIA FELDENS - (Profissional)<br />\r\n
                  EDVALDO SOUZA COUTO - (Profissional)<br />\r\n
                  ELENITA PINHEIRO DE QUEIROZ SILVA - (Doutor)<br />\r\n
                  ELZA FERREIRA SANTOS - (Profissional)<br />\r\n
                  FABIO ZOBOLI - (Profissional)<br />\r\n
                  FRANCISCA VER&Ocirc;NICA CAVALCANTE - (Doutor)<br />\r\n
                  FRANCISCO A. ZURIAN - (Doutor)<br />\r\n
                  GILVAN DA COSTA SANTANA - (Mestre)<br />\r\n
                  IRAN FERREIRA DE MELO - (Profissional)<br />\r\n
                  J. IGNACIO PICHARDO - (Doutor)<br />\r\n
                  JEANE FELIX DA SILVA - (Profissional)<br />\r\n
                  JOANICE SANTOS CONCEI&Ccedil;&Atilde;O - (P&oacute;s-Doutor)<br />\r\n
                  LAILA ANDRESA CAVALCANTE ROSA - (Profissional)<br />\r\n
                  LIVIA DE REZENDE CARDOSO - (Profissional)<br />\r\n
                  MANOEL MESSIAS RODRIGUES SANTOS - (Mestre)<br />\r\n
                  MARCELO HENRIQUE GON&Ccedil;ALVES DE MIRANDA - (Profissional)<br />\r\n
                  MARCIO RODRIGO VALE CAETANO - (Doutor)<br />\r\n
                  MARCO ARLINDO AMORIM MELO NERY - (Profissional)<br />\r\n
                  MARCOS LOPES SOUZA - (Profissional)<br />\r\n
                  MARCOS RIBEIRO DE MELO - (Doutor)<br />\r\n
                  MARIA APARECIDA SOUZA COUTO - (Doutor)<br />\r\n
                  MARIA D&Oacute;REA FIGUEIREDO PINTO - (Profissional)<br />\r\n
                  MARIA DO ROS&Aacute;RIO DE F&Aacute;TIMA ANDRADE LEIT&Atilde;O - (Profissional)<br />\r\n
                  MARIA HELENA SANTANA CRUZ - (Profissional)<br />\r\n
                  MARIA SILENE DA SILVA - (Profissional)<br />\r\n
                  MICHELE DE FREITAS FARIA DE VASCONCELOS - (Profissional)<br />\r\n
                  N&Uacute;BIA MOREIRA - (Profissional)<br />\r\n
                  PABLO P&Eacute;REZ NAVARRO - (Profissional)<br />\r\n
                  PATR&Iacute;CIA ROSALBA SALVADOR MOURA COSTA - (P&oacute;s-Doutor)<br />\r\n
                  PAULA CRISTINA SILVA - (Mestre)<br />\r\n
                  PRISCILA GOMES DORNELLES - (Doutor)<br />\r\n
                  RODRIGO DORNELAS - (Doutor)<br />\r\n
                  S&Eacute;RGIO LIMA DOS SANTOS - (Profissional)<br />\r\n
                  SILMERE ALVES SANTOS - (Profissional)<br />\r\n
                  SUZANA MARY DE ANDRADE NUNES - (Profissional)<br />\r\n
                  TANIA SUELY ANTONELLI MARCLINO BRABO - (Profissional)
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "270720201903_E-BOOK-CONQUEER.pdf"
                "arquivo_alterado" => 0
                "ano_publicacao" => 2018
                "created_at" => "2020-07-22 11:28:07"
                "updated_at" => "2022-02-23 11:18:12"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2018

Resumo

A escola é um ambiente mistificado onde existe uma diversidade de sujeitos com pensamentos, conceitos, formas de comportamentos e perfis diversos. A diversidade sexual na escola ainda se apresenta como um desafio para todos os sujeitos que fazem parte deste contexto. Muitos debates e questionamentos relacionados ao respeito às formas de sexualidades que diferem dos padrões heterossexuais no ambiente escolar ainda são invisibilizados e se constitui um problema para muitos docentes e discentes que não possuem conhecimentos/informações para trabalhar com essas demandas. O preconceito e a discriminação contra as Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) na escola é um fenômeno bastante presente na contemporaneidade, que provoca inúmeras consequências para a vida da população LGBT, a exemplo do abandono escolar, ausência de formação acadêmica e profissional, dificuldades em inserir-se no mercado de trabalho. Este trabalho trata-se de uma sistematização do Plano de Intervenção Educacional que trabalhou o preconceito e a discriminação homofóbica e transfóbica no ambiente escolar através de algumas ações realizadas com todo corpo discente e docente, objetivando contribuir para a desconstrução de conceitos e estereótipos negativos dos/as educadores/as na perspectiva de transformá-los/as em multiplicadores do enfrentamento à homofobia/transfobia no contexto escolar e na sociedade em geral. No relato desta experiência fizemos uma breve contextualização da homofobia na escola, apontando o cenário agravante e os desafios para o enfrentamento; e, apresentamos o detalhamento das ações do Plano de Intervenção Educacional. A homofobia é um fenômeno que se encontra fortemente presente na escola, necessitando, portanto, ser enfrentada, oxalá eliminada!

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.