Artigo E-book CONQUEER

E-books

ISBN: 978-85-61702-52-6

COMO OS JOVENS ESTUDANTES ENCARAM SEUS COLEGAS HOMOSSEXUAIS NA ESCOLA: REFLEXÕES NECESSÁRIAS PARA A SUPERAÇÃO DA INTOLERÂNCIA.

Palavra-chaves: ESCOLA, JOVENS, BULLYING HOMOFÓBICO, PRECONCEITOS, PRECONCEITOS Comunicação Oral (CO) GT 02. Diversidade Sexual e de Gênero nos Espaços Educativos
"2018-04-11 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 40206
    "edicao_id" => 85
    "trabalho_id" => 20
    "inscrito_id" => 126
    "titulo" => """
      COMO OS JOVENS ESTUDANTES ENCARAM SEUS COLEGAS\r\n
       HOMOSSEXUAIS NA ESCOLA: REFLEXÕES NECESSÁRIAS PARA A SUPERAÇÃO DA INTOLERÂNCIA.
      """
    "resumo" => "O presente trabalho investiga as relações entre jovens estudantes dos últimos anos do Ensino Fundamental e teve como objetivo principal entender como os jovens estudantes encaram seus colegas homossexuais e como se dá o convívio entre eles e os comportamentos motivados pelo bullying homofóbico na escola. O estudo é fruto de um recorte da nossa pesquisa de mestrado que analisou a atuação da escola frente ao fenômeno bullying  homofóbico com meninos. Utilizamos uma abordagem qualitativa e aplicamos como metodologia a observação participante e como técnica de coleta/construção de dados lançamos mão da aplicação de um questionário. Participaram do estudo 96 estudantes do gênero masculino estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental com idades entre 11 a 16 anos. Para análise dos dados apoiamo-nos na análise do conteúdo. Como principais resultados podemos citar: que o preconceito ainda é muito latente entre os jovens, que o padrão heteronormativo ainda acaba ditando as regras de convivência no espaço escolar assim como o bullying homofóbico tem se mostrado como uma das formas mais concretas de intolerâncias nos espaços educativos. E que o processo de resistência à homofobia ou ao bullying  homofóbico na escola acontece em grande parte, sem a participação da escola enquanto instituição. A partir do exposto pode-se concluir que necessário e urgente a discussão acerca da sexualidade de forma geral e especificamente da homossexualidade numa perspectiva do direito à dignidade humana e que os jovens precisam ser ouvidos. Eles mais que ninguém podem apontar caminhos para a convivência pacífica entre os seus pares reconhecendo e respeitando as diversidades existentes entre eles."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02. Diversidade Sexual e de Gênero nos Espaços Educativos"
    "palavra_chave" => "ESCOLA, JOVENS, BULLYING  HOMOFÓBICO, PRECONCEITOS, PRECONCEITOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV106_MD1_SA2_ID126_05032018073733.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDNALDO ANDRADE BARROS"
    "autor_nome_curto" => "EDNALDO"
    "autor_email" => "barrosed@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-conqueer"
    "edicao_nome" => "E-book CONQUEER"
    "edicao_evento" => "I Conferência Internacional de Estudos Queer"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "ebooks/conqueer/2018"
    "edicao_logo" => "5e4d8f5566eb1_19022020164109.png"
    "edicao_capa" => "5f1f5630243bb_27072020193320.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-04-11 00:00:00"
    "publicacao_id" => 53
    "publicacao_nome" => "E-book CONQUEER"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-52-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 40206
    "edicao_id" => 85
    "trabalho_id" => 20
    "inscrito_id" => 126
    "titulo" => """
      COMO OS JOVENS ESTUDANTES ENCARAM SEUS COLEGAS\r\n
       HOMOSSEXUAIS NA ESCOLA: REFLEXÕES NECESSÁRIAS PARA A SUPERAÇÃO DA INTOLERÂNCIA.
      """
    "resumo" => "O presente trabalho investiga as relações entre jovens estudantes dos últimos anos do Ensino Fundamental e teve como objetivo principal entender como os jovens estudantes encaram seus colegas homossexuais e como se dá o convívio entre eles e os comportamentos motivados pelo bullying homofóbico na escola. O estudo é fruto de um recorte da nossa pesquisa de mestrado que analisou a atuação da escola frente ao fenômeno bullying  homofóbico com meninos. Utilizamos uma abordagem qualitativa e aplicamos como metodologia a observação participante e como técnica de coleta/construção de dados lançamos mão da aplicação de um questionário. Participaram do estudo 96 estudantes do gênero masculino estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental com idades entre 11 a 16 anos. Para análise dos dados apoiamo-nos na análise do conteúdo. Como principais resultados podemos citar: que o preconceito ainda é muito latente entre os jovens, que o padrão heteronormativo ainda acaba ditando as regras de convivência no espaço escolar assim como o bullying homofóbico tem se mostrado como uma das formas mais concretas de intolerâncias nos espaços educativos. E que o processo de resistência à homofobia ou ao bullying  homofóbico na escola acontece em grande parte, sem a participação da escola enquanto instituição. A partir do exposto pode-se concluir que necessário e urgente a discussão acerca da sexualidade de forma geral e especificamente da homossexualidade numa perspectiva do direito à dignidade humana e que os jovens precisam ser ouvidos. Eles mais que ninguém podem apontar caminhos para a convivência pacífica entre os seus pares reconhecendo e respeitando as diversidades existentes entre eles."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02. Diversidade Sexual e de Gênero nos Espaços Educativos"
    "palavra_chave" => "ESCOLA, JOVENS, BULLYING  HOMOFÓBICO, PRECONCEITOS, PRECONCEITOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV106_MD1_SA2_ID126_05032018073733.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDNALDO ANDRADE BARROS"
    "autor_nome_curto" => "EDNALDO"
    "autor_email" => "barrosed@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-conqueer"
    "edicao_nome" => "E-book CONQUEER"
    "edicao_evento" => "I Conferência Internacional de Estudos Queer"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "ebooks/conqueer/2018"
    "edicao_logo" => "5e4d8f5566eb1_19022020164109.png"
    "edicao_capa" => "5f1f5630243bb_27072020193320.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-04-11 00:00:00"
    "publicacao_id" => 53
    "publicacao_nome" => "E-book CONQUEER"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-52-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 85
        "publicacao_id" => 53
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-conqueer"
        "nome" => "E-book CONQUEER"
        "nome_evento" => "I Conferência Internacional de Estudos Queer"
        "descricao" => "A <strong>CONFER&Ecirc;NCIA INTERNACIONAL DE ESTUDOS QUEER</strong> - ConQueer, pretende explorar as v&aacute;rias dimens&otilde;es que as epistemologias feministas queer nos oferece para pensarmos e analisarmos a din&acirc;mica das rela&ccedil;&otilde;es sociais em diversos contextos socioculturais em que se manifestam. Nesse momento, o olhar acad&ecirc;mico tende a deslocar-se para diferentes realidades, em busca de inspira&ccedil;&atilde;o te&oacute;rico-metodol&oacute;gica e ativista de enfrentamento ao momento obscuro que estamos vivendo no Brasil. Ataques como os manifestados contra a participa&ccedil;&atilde;o da professora e pesquisadora Judith Butler em eventos acerca dos Fins da democracia e, mais recentemente, os ataques vergonhosos ao professor Leandro Colling (UFBA), nos encorajam a progredirmos nos estudos l&eacute;sbicos, gays, trans e queer."
        "pasta" => "ebooks/conqueer/2018"
        "logo" => "5e4d8f5566eb1_19022020164109.png"
        "capa" => "5f1f5630243bb_27072020193320.png"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2018-04-11"
        "final_evento" => "2018-04-13"
        "ano_publicacao" => 2018
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2018-04-11 00:00:00"
        "updated_at" => "2022-02-23 11:18:12"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 85
        "publicacao_id" => 53
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-conqueer"
        "nome" => "E-book CONQUEER"
        "nome_evento" => "I Conferência Internacional de Estudos Queer"
        "descricao" => "A <strong>CONFER&Ecirc;NCIA INTERNACIONAL DE ESTUDOS QUEER</strong> - ConQueer, pretende explorar as v&aacute;rias dimens&otilde;es que as epistemologias feministas queer nos oferece para pensarmos e analisarmos a din&acirc;mica das rela&ccedil;&otilde;es sociais em diversos contextos socioculturais em que se manifestam. Nesse momento, o olhar acad&ecirc;mico tende a deslocar-se para diferentes realidades, em busca de inspira&ccedil;&atilde;o te&oacute;rico-metodol&oacute;gica e ativista de enfrentamento ao momento obscuro que estamos vivendo no Brasil. Ataques como os manifestados contra a participa&ccedil;&atilde;o da professora e pesquisadora Judith Butler em eventos acerca dos Fins da democracia e, mais recentemente, os ataques vergonhosos ao professor Leandro Colling (UFBA), nos encorajam a progredirmos nos estudos l&eacute;sbicos, gays, trans e queer."
        "pasta" => "ebooks/conqueer/2018"
        "logo" => "5e4d8f5566eb1_19022020164109.png"
        "capa" => "5f1f5630243bb_27072020193320.png"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2018-04-11"
        "final_evento" => "2018-04-13"
        "ano_publicacao" => 2018
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2018-04-11 00:00:00"
        "updated_at" => "2022-02-23 11:18:12"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 57
                "edicao_id" => 85
                "codigo" => "978-85-61702-52-6"
                "capa" => "5f1f51f1b6003_27072020191513.jpg"
                "titulo" => "E-book CONQUEER"
                "prefacio" => "A <strong>CONFER&Ecirc;NCIA INTERNACIONAL DE ESTUDOS QUEER</strong> - ConQueer, pretende explorar as v&aacute;rias dimens&otilde;es que as epistemologias feministas queer nos oferece para pensarmos e analisarmos a din&acirc;mica das rela&ccedil;&otilde;es sociais em diversos contextos socioculturais em que se manifestam. Nesse momento, o olhar acad&ecirc;mico tende a deslocar-se para diferentes realidades, em busca de inspira&ccedil;&atilde;o te&oacute;rico-metodol&oacute;gica e ativista de enfrentamento ao momento obscuro que estamos vivendo no Brasil. Ataques como os manifestados contra a participa&ccedil;&atilde;o da professora e pesquisadora Judith Butler em eventos acerca dos Fins da democracia e, mais recentemente, os ataques vergonhosos ao professor Leandro Colling (UFBA), nos encorajam a progredirmos nos estudos l&eacute;sbicos, gays, trans e queer."
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  ALFRANCIO FERREIRA DIAS<br />\r\n
                  ELZA FERREIRA SANTOS<br />\r\n
                  MARIA HELENA SANTANA CRUZ<br />\r\n
                  JO&Atilde;O MANUEL DE OLIVEIRA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALFRANCIO FERREIRA DIAS - (Profissional)<br />\r\n
                  ANA CRISTINA NASCIMENTO - (Profissional)<br />\r\n
                  ANDERSON FERRARI - (Profissional)<br />\r\n
                  ANDR&Eacute;A BANDEIRA SILVA DE FARIAS - (Profissional)<br />\r\n
                  BERECINE BENTO - (Profissional)<br />\r\n
                  CARLA REZENDE GOMES - (Doutor)<br />\r\n
                  CHIRLAINE CRISTINE GON&Ccedil;ALVES - (Profissional)<br />\r\n
                  CLAUDIENE SANTOS - (Doutor)<br />\r\n
                  DANILLO DA CONCEI&Ccedil;&Atilde;O PEREIRA SILVA - (Profissional)<br />\r\n
                  DINAMARA GARCIA FELDENS - (Profissional)<br />\r\n
                  EDVALDO SOUZA COUTO - (Profissional)<br />\r\n
                  ELENITA PINHEIRO DE QUEIROZ SILVA - (Doutor)<br />\r\n
                  ELZA FERREIRA SANTOS - (Profissional)<br />\r\n
                  FABIO ZOBOLI - (Profissional)<br />\r\n
                  FRANCISCA VER&Ocirc;NICA CAVALCANTE - (Doutor)<br />\r\n
                  FRANCISCO A. ZURIAN - (Doutor)<br />\r\n
                  GILVAN DA COSTA SANTANA - (Mestre)<br />\r\n
                  IRAN FERREIRA DE MELO - (Profissional)<br />\r\n
                  J. IGNACIO PICHARDO - (Doutor)<br />\r\n
                  JEANE FELIX DA SILVA - (Profissional)<br />\r\n
                  JOANICE SANTOS CONCEI&Ccedil;&Atilde;O - (P&oacute;s-Doutor)<br />\r\n
                  LAILA ANDRESA CAVALCANTE ROSA - (Profissional)<br />\r\n
                  LIVIA DE REZENDE CARDOSO - (Profissional)<br />\r\n
                  MANOEL MESSIAS RODRIGUES SANTOS - (Mestre)<br />\r\n
                  MARCELO HENRIQUE GON&Ccedil;ALVES DE MIRANDA - (Profissional)<br />\r\n
                  MARCIO RODRIGO VALE CAETANO - (Doutor)<br />\r\n
                  MARCO ARLINDO AMORIM MELO NERY - (Profissional)<br />\r\n
                  MARCOS LOPES SOUZA - (Profissional)<br />\r\n
                  MARCOS RIBEIRO DE MELO - (Doutor)<br />\r\n
                  MARIA APARECIDA SOUZA COUTO - (Doutor)<br />\r\n
                  MARIA D&Oacute;REA FIGUEIREDO PINTO - (Profissional)<br />\r\n
                  MARIA DO ROS&Aacute;RIO DE F&Aacute;TIMA ANDRADE LEIT&Atilde;O - (Profissional)<br />\r\n
                  MARIA HELENA SANTANA CRUZ - (Profissional)<br />\r\n
                  MARIA SILENE DA SILVA - (Profissional)<br />\r\n
                  MICHELE DE FREITAS FARIA DE VASCONCELOS - (Profissional)<br />\r\n
                  N&Uacute;BIA MOREIRA - (Profissional)<br />\r\n
                  PABLO P&Eacute;REZ NAVARRO - (Profissional)<br />\r\n
                  PATR&Iacute;CIA ROSALBA SALVADOR MOURA COSTA - (P&oacute;s-Doutor)<br />\r\n
                  PAULA CRISTINA SILVA - (Mestre)<br />\r\n
                  PRISCILA GOMES DORNELLES - (Doutor)<br />\r\n
                  RODRIGO DORNELAS - (Doutor)<br />\r\n
                  S&Eacute;RGIO LIMA DOS SANTOS - (Profissional)<br />\r\n
                  SILMERE ALVES SANTOS - (Profissional)<br />\r\n
                  SUZANA MARY DE ANDRADE NUNES - (Profissional)<br />\r\n
                  TANIA SUELY ANTONELLI MARCLINO BRABO - (Profissional)
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "270720201903_E-BOOK-CONQUEER.pdf"
                "arquivo_alterado" => 0
                "ano_publicacao" => 2018
                "created_at" => "2020-07-22 11:28:07"
                "updated_at" => "2022-02-23 11:18:12"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 57
                "edicao_id" => 85
                "codigo" => "978-85-61702-52-6"
                "capa" => "5f1f51f1b6003_27072020191513.jpg"
                "titulo" => "E-book CONQUEER"
                "prefacio" => "A <strong>CONFER&Ecirc;NCIA INTERNACIONAL DE ESTUDOS QUEER</strong> - ConQueer, pretende explorar as v&aacute;rias dimens&otilde;es que as epistemologias feministas queer nos oferece para pensarmos e analisarmos a din&acirc;mica das rela&ccedil;&otilde;es sociais em diversos contextos socioculturais em que se manifestam. Nesse momento, o olhar acad&ecirc;mico tende a deslocar-se para diferentes realidades, em busca de inspira&ccedil;&atilde;o te&oacute;rico-metodol&oacute;gica e ativista de enfrentamento ao momento obscuro que estamos vivendo no Brasil. Ataques como os manifestados contra a participa&ccedil;&atilde;o da professora e pesquisadora Judith Butler em eventos acerca dos Fins da democracia e, mais recentemente, os ataques vergonhosos ao professor Leandro Colling (UFBA), nos encorajam a progredirmos nos estudos l&eacute;sbicos, gays, trans e queer."
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  ALFRANCIO FERREIRA DIAS<br />\r\n
                  ELZA FERREIRA SANTOS<br />\r\n
                  MARIA HELENA SANTANA CRUZ<br />\r\n
                  JO&Atilde;O MANUEL DE OLIVEIRA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALFRANCIO FERREIRA DIAS - (Profissional)<br />\r\n
                  ANA CRISTINA NASCIMENTO - (Profissional)<br />\r\n
                  ANDERSON FERRARI - (Profissional)<br />\r\n
                  ANDR&Eacute;A BANDEIRA SILVA DE FARIAS - (Profissional)<br />\r\n
                  BERECINE BENTO - (Profissional)<br />\r\n
                  CARLA REZENDE GOMES - (Doutor)<br />\r\n
                  CHIRLAINE CRISTINE GON&Ccedil;ALVES - (Profissional)<br />\r\n
                  CLAUDIENE SANTOS - (Doutor)<br />\r\n
                  DANILLO DA CONCEI&Ccedil;&Atilde;O PEREIRA SILVA - (Profissional)<br />\r\n
                  DINAMARA GARCIA FELDENS - (Profissional)<br />\r\n
                  EDVALDO SOUZA COUTO - (Profissional)<br />\r\n
                  ELENITA PINHEIRO DE QUEIROZ SILVA - (Doutor)<br />\r\n
                  ELZA FERREIRA SANTOS - (Profissional)<br />\r\n
                  FABIO ZOBOLI - (Profissional)<br />\r\n
                  FRANCISCA VER&Ocirc;NICA CAVALCANTE - (Doutor)<br />\r\n
                  FRANCISCO A. ZURIAN - (Doutor)<br />\r\n
                  GILVAN DA COSTA SANTANA - (Mestre)<br />\r\n
                  IRAN FERREIRA DE MELO - (Profissional)<br />\r\n
                  J. IGNACIO PICHARDO - (Doutor)<br />\r\n
                  JEANE FELIX DA SILVA - (Profissional)<br />\r\n
                  JOANICE SANTOS CONCEI&Ccedil;&Atilde;O - (P&oacute;s-Doutor)<br />\r\n
                  LAILA ANDRESA CAVALCANTE ROSA - (Profissional)<br />\r\n
                  LIVIA DE REZENDE CARDOSO - (Profissional)<br />\r\n
                  MANOEL MESSIAS RODRIGUES SANTOS - (Mestre)<br />\r\n
                  MARCELO HENRIQUE GON&Ccedil;ALVES DE MIRANDA - (Profissional)<br />\r\n
                  MARCIO RODRIGO VALE CAETANO - (Doutor)<br />\r\n
                  MARCO ARLINDO AMORIM MELO NERY - (Profissional)<br />\r\n
                  MARCOS LOPES SOUZA - (Profissional)<br />\r\n
                  MARCOS RIBEIRO DE MELO - (Doutor)<br />\r\n
                  MARIA APARECIDA SOUZA COUTO - (Doutor)<br />\r\n
                  MARIA D&Oacute;REA FIGUEIREDO PINTO - (Profissional)<br />\r\n
                  MARIA DO ROS&Aacute;RIO DE F&Aacute;TIMA ANDRADE LEIT&Atilde;O - (Profissional)<br />\r\n
                  MARIA HELENA SANTANA CRUZ - (Profissional)<br />\r\n
                  MARIA SILENE DA SILVA - (Profissional)<br />\r\n
                  MICHELE DE FREITAS FARIA DE VASCONCELOS - (Profissional)<br />\r\n
                  N&Uacute;BIA MOREIRA - (Profissional)<br />\r\n
                  PABLO P&Eacute;REZ NAVARRO - (Profissional)<br />\r\n
                  PATR&Iacute;CIA ROSALBA SALVADOR MOURA COSTA - (P&oacute;s-Doutor)<br />\r\n
                  PAULA CRISTINA SILVA - (Mestre)<br />\r\n
                  PRISCILA GOMES DORNELLES - (Doutor)<br />\r\n
                  RODRIGO DORNELAS - (Doutor)<br />\r\n
                  S&Eacute;RGIO LIMA DOS SANTOS - (Profissional)<br />\r\n
                  SILMERE ALVES SANTOS - (Profissional)<br />\r\n
                  SUZANA MARY DE ANDRADE NUNES - (Profissional)<br />\r\n
                  TANIA SUELY ANTONELLI MARCLINO BRABO - (Profissional)
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "270720201903_E-BOOK-CONQUEER.pdf"
                "arquivo_alterado" => 0
                "ano_publicacao" => 2018
                "created_at" => "2020-07-22 11:28:07"
                "updated_at" => "2022-02-23 11:18:12"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2018

Resumo

O presente trabalho investiga as relações entre jovens estudantes dos últimos anos do Ensino Fundamental e teve como objetivo principal entender como os jovens estudantes encaram seus colegas homossexuais e como se dá o convívio entre eles e os comportamentos motivados pelo bullying homofóbico na escola. O estudo é fruto de um recorte da nossa pesquisa de mestrado que analisou a atuação da escola frente ao fenômeno bullying homofóbico com meninos. Utilizamos uma abordagem qualitativa e aplicamos como metodologia a observação participante e como técnica de coleta/construção de dados lançamos mão da aplicação de um questionário. Participaram do estudo 96 estudantes do gênero masculino estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental com idades entre 11 a 16 anos. Para análise dos dados apoiamo-nos na análise do conteúdo. Como principais resultados podemos citar: que o preconceito ainda é muito latente entre os jovens, que o padrão heteronormativo ainda acaba ditando as regras de convivência no espaço escolar assim como o bullying homofóbico tem se mostrado como uma das formas mais concretas de intolerâncias nos espaços educativos. E que o processo de resistência à homofobia ou ao bullying homofóbico na escola acontece em grande parte, sem a participação da escola enquanto instituição. A partir do exposto pode-se concluir que necessário e urgente a discussão acerca da sexualidade de forma geral e especificamente da homossexualidade numa perspectiva do direito à dignidade humana e que os jovens precisam ser ouvidos. Eles mais que ninguém podem apontar caminhos para a convivência pacífica entre os seus pares reconhecendo e respeitando as diversidades existentes entre eles.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.