Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: DOS MÉTODOS À ALFABETIZAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO Comunicação Oral(CO) GT 12 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ALFABETIZAÇÃO: LANÇANDO UM OLHAR SOBRE EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO DOCENTE
"2013-06-26 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 3639
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 596
    "inscrito_id" => 101
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: DOS MÉTODOS À ALFABETIZAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO"
    "resumo" => "Este artigo apresenta discussões acerca da alfabetização de crianças, objetivando percorrer um caminho que inicia com as concepções mecanicistas às concepções de alfabetização que consideram os contextos de letramento.  É uma investigação teórico-bibliográfica baseada em autores como: Brággio (1992), Frade (2007), Carvalho (2010), Morais; Albuquerque; Leal (2005); Ferreiro e Teberosky (1999), Piaget (2007), Nunes (1990), Soares (2012); Tfouni (2000); Kleiman (2012) dentre outros que trazem reflexões significativas sobre os métodos de alfabetização e compreendem a criança como um sujeito cognoscente capaz de participar ativamente do próprio processo de construção da aprendizagem da língua escrita. A construção deste trabalho permitiu a ampliação da compreensão sobre os métodos de alfabetização e entender suas evoluções, cujas pesquisas, trouxeram novas perspectivas de concepção tanto da criança, que passou a ser sujeito da aprendizagem, como também dos processos de ensino-aprendizagem que passaram a considerar os contextos de letramentos, nos quais as crianças estão inseridas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ALFABETIZAÇÃO: LANÇANDO UM OLHAR SOBRE EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_101_cc5184d6d9e54ff6989cf11c146e12db.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:49"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCICLEIDE CESÁRIO DE OLIVEIRA FONTES"
    "autor_nome_curto" => "FRANCICLEIDE"
    "autor_email" => "fran.cesario@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 3639
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 596
    "inscrito_id" => 101
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: DOS MÉTODOS À ALFABETIZAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO"
    "resumo" => "Este artigo apresenta discussões acerca da alfabetização de crianças, objetivando percorrer um caminho que inicia com as concepções mecanicistas às concepções de alfabetização que consideram os contextos de letramento.  É uma investigação teórico-bibliográfica baseada em autores como: Brággio (1992), Frade (2007), Carvalho (2010), Morais; Albuquerque; Leal (2005); Ferreiro e Teberosky (1999), Piaget (2007), Nunes (1990), Soares (2012); Tfouni (2000); Kleiman (2012) dentre outros que trazem reflexões significativas sobre os métodos de alfabetização e compreendem a criança como um sujeito cognoscente capaz de participar ativamente do próprio processo de construção da aprendizagem da língua escrita. A construção deste trabalho permitiu a ampliação da compreensão sobre os métodos de alfabetização e entender suas evoluções, cujas pesquisas, trouxeram novas perspectivas de concepção tanto da criança, que passou a ser sujeito da aprendizagem, como também dos processos de ensino-aprendizagem que passaram a considerar os contextos de letramentos, nos quais as crianças estão inseridas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ALFABETIZAÇÃO: LANÇANDO UM OLHAR SOBRE EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_101_cc5184d6d9e54ff6989cf11c146e12db.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:49"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCICLEIDE CESÁRIO DE OLIVEIRA FONTES"
    "autor_nome_curto" => "FRANCICLEIDE"
    "autor_email" => "fran.cesario@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

Este artigo apresenta discussões acerca da alfabetização de crianças, objetivando percorrer um caminho que inicia com as concepções mecanicistas às concepções de alfabetização que consideram os contextos de letramento. É uma investigação teórico-bibliográfica baseada em autores como: Brággio (1992), Frade (2007), Carvalho (2010), Morais; Albuquerque; Leal (2005); Ferreiro e Teberosky (1999), Piaget (2007), Nunes (1990), Soares (2012); Tfouni (2000); Kleiman (2012) dentre outros que trazem reflexões significativas sobre os métodos de alfabetização e compreendem a criança como um sujeito cognoscente capaz de participar ativamente do próprio processo de construção da aprendizagem da língua escrita. A construção deste trabalho permitiu a ampliação da compreensão sobre os métodos de alfabetização e entender suas evoluções, cujas pesquisas, trouxeram novas perspectivas de concepção tanto da criança, que passou a ser sujeito da aprendizagem, como também dos processos de ensino-aprendizagem que passaram a considerar os contextos de letramentos, nos quais as crianças estão inseridas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.