Ler o mundo é uma tarefa que somos constantemente convidados a realizar. O apelo da comunicação através de imagens requer de nós leitores habilidades que nos permitam ler e explorar criticamente suas intenções enquanto comunicação multimodal. Este trabalho pretende analisar a representação da figura feminina no Livro Didático de Língua Inglesa, com foco nos elementos visuais por ele veiculados. Usando como referencial teórico a semiótica social (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006), (DESCADERCI, 2002) e o letramento visual (BAMFORD, 2000), (CALLOW, 1999; 2005, 2013) buscamos interpretar a abordagem dada aos elementos de representação feminina no livro do 9º ano do Ensino Fundamental ?Way to English for Brazilian learners? da Editora Ática. Escolhemos como categorias de análises os seguintes critérios: a) como a identidade feminina é retratada no Livro Didático?; b) quais papéis são representados?; e c) como promover a leitura crítica dessas representações? Nossa pesquisa de natureza qualitativa baseia-se na leitura de referencial sobre o letramento visual e crítico, para possibilitar a análise interpretativa dos dados encontrados. Observamos que o material analisado traz importantes elementos para desenvolver a consciência crítica com relação a temas como igualdade de gênero e o papel da mulher na sociedade. Seus textos visuais permitem desenvolver nos alunos a atenção ao elemento imagético como forma de engajamento social e crítico por meio do estudo da língua.