Artigo E-book SINAFRO

E-books

ISBN: 978-85-61702-51-9

REPRESENTAÇÃO FEMININA NO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS COM FOCO NO LETRAMENTO VISUAL

"2018-04-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39661
    "edicao_id" => 84
    "trabalho_id" => 123
    "inscrito_id" => 420
    "titulo" => "REPRESENTAÇÃO FEMININA NO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS COM FOCO NO LETRAMENTO VISUAL"
    "resumo" => "Ler o mundo é uma tarefa que somos constantemente convidados a realizar. O apelo da comunicação através de imagens requer de nós leitores habilidades que nos permitam ler e explorar criticamente suas intenções enquanto comunicação multimodal. Este trabalho pretende analisar a representação da figura feminina no Livro Didático de Língua Inglesa, com foco nos elementos visuais por ele veiculados. Usando como referencial teórico a semiótica social (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006), (DESCADERCI, 2002) e o letramento visual (BAMFORD, 2000), (CALLOW, 1999; 2005, 2013) buscamos interpretar a abordagem dada aos elementos de representação feminina no livro do 9º ano do Ensino Fundamental ?Way to English for Brazilian learners? da Editora Ática. Escolhemos como categorias de análises os seguintes critérios: a) como a identidade feminina é retratada no Livro Didático?; b) quais papéis são representados?; e c) como promover a leitura crítica dessas representações? Nossa pesquisa de natureza qualitativa baseia-se na leitura de referencial sobre o letramento visual e crítico, para possibilitar a análise interpretativa dos dados encontrados. Observamos que o material analisado traz importantes elementos para desenvolver a consciência crítica com relação a temas como igualdade de gênero e o papel da mulher na sociedade. Seus textos visuais permitem desenvolver nos alunos a atenção ao elemento imagético como forma de engajamento social e crítico por meio do estudo da língua."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "TRABALHO_EV118_MD2_SA8_ID420_11042018163606.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ELIZIA CAVALCANTE COSTA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA ELIZIA"
    "autor_email" => "eliziaccavalcante@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-sinafro"
    "edicao_nome" => "E-book SINAFRO"
    "edicao_evento" => "I Simpósio Internacional de Ensino e Culturas Afro-brasileiras e Lusitanas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "ebooks/sinafro/2018"
    "edicao_logo" => "5e4cbc60b00ba_19022020014104.png"
    "edicao_capa" => "5f23120952d84_30072020153137.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-04-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 52
    "publicacao_nome" => "E-book SINAFRO"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-51-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39661
    "edicao_id" => 84
    "trabalho_id" => 123
    "inscrito_id" => 420
    "titulo" => "REPRESENTAÇÃO FEMININA NO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS COM FOCO NO LETRAMENTO VISUAL"
    "resumo" => "Ler o mundo é uma tarefa que somos constantemente convidados a realizar. O apelo da comunicação através de imagens requer de nós leitores habilidades que nos permitam ler e explorar criticamente suas intenções enquanto comunicação multimodal. Este trabalho pretende analisar a representação da figura feminina no Livro Didático de Língua Inglesa, com foco nos elementos visuais por ele veiculados. Usando como referencial teórico a semiótica social (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006), (DESCADERCI, 2002) e o letramento visual (BAMFORD, 2000), (CALLOW, 1999; 2005, 2013) buscamos interpretar a abordagem dada aos elementos de representação feminina no livro do 9º ano do Ensino Fundamental ?Way to English for Brazilian learners? da Editora Ática. Escolhemos como categorias de análises os seguintes critérios: a) como a identidade feminina é retratada no Livro Didático?; b) quais papéis são representados?; e c) como promover a leitura crítica dessas representações? Nossa pesquisa de natureza qualitativa baseia-se na leitura de referencial sobre o letramento visual e crítico, para possibilitar a análise interpretativa dos dados encontrados. Observamos que o material analisado traz importantes elementos para desenvolver a consciência crítica com relação a temas como igualdade de gênero e o papel da mulher na sociedade. Seus textos visuais permitem desenvolver nos alunos a atenção ao elemento imagético como forma de engajamento social e crítico por meio do estudo da língua."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "TRABALHO_EV118_MD2_SA8_ID420_11042018163606.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ELIZIA CAVALCANTE COSTA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA ELIZIA"
    "autor_email" => "eliziaccavalcante@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-sinafro"
    "edicao_nome" => "E-book SINAFRO"
    "edicao_evento" => "I Simpósio Internacional de Ensino e Culturas Afro-brasileiras e Lusitanas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "ebooks/sinafro/2018"
    "edicao_logo" => "5e4cbc60b00ba_19022020014104.png"
    "edicao_capa" => "5f23120952d84_30072020153137.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-04-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 52
    "publicacao_nome" => "E-book SINAFRO"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-51-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 84
        "publicacao_id" => 52
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-sinafro"
        "nome" => "E-book SINAFRO"
        "nome_evento" => "I Simpósio Internacional de Ensino e Culturas Afro-brasileiras e Lusitanas"
        "descricao" => "O<strong> Simp&oacute;sio Internacional de Ensino e Culturas Afro-brasileiras e Lusitanas (SINAFRO) </strong>ser&aacute; realizado pelo Programa de P&oacute;s-Gradua&ccedil;&atilde;o em Ensino (PPGE), do Campus Avan&ccedil;ado &quot;Prof&ordf;. Maria Elisa de Albuquerque Maia&quot; (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no per&iacute;odo de 17 a 19 de abril de 2018, em Pau dos Ferros/RN. A primeira edi&ccedil;&atilde;o do SINAFRO ter&aacute; como tema &quot;O ensino e as culturas afro-brasileiras e lusitanas&quot;, com uma agenda de debates e interlocu&ccedil;&atilde;o de saberes e experi&ecirc;ncias por meio de mesas-redondas, oficinas, minicursos, grupos tem&aacute;ticos, atividades de campo e culturais."
        "pasta" => "ebooks/sinafro/2018"
        "logo" => "5e4cbc60b00ba_19022020014104.png"
        "capa" => "5f23120952d84_30072020153137.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2018-04-17"
        "final_evento" => "2018-04-19"
        "ano_publicacao" => 2018
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2018-04-18 00:00:00"
        "updated_at" => "2022-02-23 11:18:26"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 84
        "publicacao_id" => 52
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-sinafro"
        "nome" => "E-book SINAFRO"
        "nome_evento" => "I Simpósio Internacional de Ensino e Culturas Afro-brasileiras e Lusitanas"
        "descricao" => "O<strong> Simp&oacute;sio Internacional de Ensino e Culturas Afro-brasileiras e Lusitanas (SINAFRO) </strong>ser&aacute; realizado pelo Programa de P&oacute;s-Gradua&ccedil;&atilde;o em Ensino (PPGE), do Campus Avan&ccedil;ado &quot;Prof&ordf;. Maria Elisa de Albuquerque Maia&quot; (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no per&iacute;odo de 17 a 19 de abril de 2018, em Pau dos Ferros/RN. A primeira edi&ccedil;&atilde;o do SINAFRO ter&aacute; como tema &quot;O ensino e as culturas afro-brasileiras e lusitanas&quot;, com uma agenda de debates e interlocu&ccedil;&atilde;o de saberes e experi&ecirc;ncias por meio de mesas-redondas, oficinas, minicursos, grupos tem&aacute;ticos, atividades de campo e culturais."
        "pasta" => "ebooks/sinafro/2018"
        "logo" => "5e4cbc60b00ba_19022020014104.png"
        "capa" => "5f23120952d84_30072020153137.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2018-04-17"
        "final_evento" => "2018-04-19"
        "ano_publicacao" => 2018
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2018-04-18 00:00:00"
        "updated_at" => "2022-02-23 11:18:26"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 59
                "edicao_id" => 84
                "codigo" => "978-85-61702-51-9"
                "capa" => "5f23177dad401_30072020155453.jpg"
                "titulo" => "E-book SINAFRO"
                "prefacio" => "O<strong>&nbsp;Simp&oacute;sio Internacional de Ensino e Culturas Afro-brasileiras e Lusitanas (SINAFRO)&nbsp;</strong>ser&aacute; realizado pelo Programa de P&oacute;s-Gradua&ccedil;&atilde;o em Ensino (PPGE), do Campus Avan&ccedil;ado &quot;Prof&ordf;. Maria Elisa de Albuquerque Maia&quot; (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no per&iacute;odo de 17 a 19 de abril de 2018, em Pau dos Ferros/RN. A primeira edi&ccedil;&atilde;o do SINAFRO ter&aacute; como tema &quot;O ensino e as culturas afro-brasileiras e lusitanas&quot;, com uma agenda de debates e interlocu&ccedil;&atilde;o de saberes e experi&ecirc;ncias por meio de mesas-redondas, oficinas, minicursos, grupos tem&aacute;ticos, atividades de campo e culturais."
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Prof&ordf;. Dr&ordf;. Simone Cabral Marinho dos Santos<br />\r\n
                  Prof&ordm;. Dr. Gilton Sampaio de Souza T&eacute;cnica<br />\r\n
                  Esp. D&eacute;bora Katiene Pinheiro Sizenando<br />\r\n
                  Mestranda Ivanilza de Souza Beserra<br />\r\n
                  Mestrando Miqueias Virginio da Silva
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALBANO OLIVEIRA NUNES - (Doutor)<br />\r\n
                  ALINE MACEDO GUIMAR&Otilde;ES TIM&Oacute;TEO - (Especialista)<br />\r\n
                  ANA MARIA MORAIS COSTA - (Doutor)<br />\r\n
                  ANA MARIA PEREIRA LIMA - (Doutor)<br />\r\n
                  ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA - (Doutor)<br />\r\n
                  ANTONIO ELIANO JUVENCIO DA SILVA - (Especialista)<br />\r\n
                  CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA BEZERRA - (Doutor)<br />\r\n
                  ELIANE ANSELMO DA SILVA - (Doutor)<br />\r\n
                  F&Aacute;BIO RODRIGO FERNANDES ARA&Uacute;JO - (Mestre)<br />\r\n
                  GILTON SAMPAIO DE SOUZA - (P&oacute;s-Doutor)<br />\r\n
                  GLAYDSON FRANCISCO BARROS DE OLIVEIRA - (Doutor)<br />\r\n
                  IVANALDO SANTOS DE OLIVEIRA FILHO - (P&oacute;s-Doutor)<br />\r\n
                  JOCIV&Acirc;NIA FERNANDES DO NASCIMENTO - (Mestre)<br />\r\n
                  KATIA MACEDO DUARTE - (Especialista)<br />\r\n
                  KEUTRE GLAUDIA DA CONCEI&Ccedil;&Atilde;O SOARES BEZERRA - (Mestre)<br />\r\n
                  LU&Iacute;S MIGUEL DIAS CAETANO - (P&oacute;s-Doutor)<br />\r\n
                  LU&Iacute;S TOM&Aacute;S DOMINGOS - (Doutor)<br />\r\n
                  LUIZ EDUARDO DO NASCIMENTO NETO - (Mestre)<br />\r\n
                  MAR&Iacute;LIA CAVALCANTE DE FREITAS MOREIRA - (Mestre)<br />\r\n
                  MARCOS NONATO DE OLIVEIRA - (Doutor)<br />\r\n
                  MARIA DA PAZ CAVALCANTE - (Doutor)<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO CORDEIRO DE SOUSA - (Mestre)<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO DA SILVA BATISTA - (Doutor)<br />\r\n
                  MARIA EDILEUZA COSTA - (Doutor)<br />\r\n
                  MARIA LUCIA PESSOA SAMPAIO - (P&oacute;s-Doutor)<br />\r\n
                  MARIA ZENAIDE VALDIVINO DA SILVA - (Doutor)<br />\r\n
                  N&Aacute;DIA FARIAS DOS SANTOS - (Mestre)<br />\r\n
                  ROSALVO NOBRE CARNEIRO - (Doutor)<br />\r\n
                  SARAH FORTE - (Doutor)<br />\r\n
                  SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS - (Doutor)<br />\r\n
                  THULHO CEZAR SANTOS DE SIQUEIRA - (Mestre)<br />\r\n
                  ZILFRAN VARELA FONTENELE - (Mestre)
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "300720201640_E-BOOK-SINAFRO.pdf"
                "arquivo_alterado" => 0
                "ano_publicacao" => 2018
                "created_at" => "2020-07-30 11:18:57"
                "updated_at" => "2020-07-30 16:00:45"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 59
                "edicao_id" => 84
                "codigo" => "978-85-61702-51-9"
                "capa" => "5f23177dad401_30072020155453.jpg"
                "titulo" => "E-book SINAFRO"
                "prefacio" => "O<strong>&nbsp;Simp&oacute;sio Internacional de Ensino e Culturas Afro-brasileiras e Lusitanas (SINAFRO)&nbsp;</strong>ser&aacute; realizado pelo Programa de P&oacute;s-Gradua&ccedil;&atilde;o em Ensino (PPGE), do Campus Avan&ccedil;ado &quot;Prof&ordf;. Maria Elisa de Albuquerque Maia&quot; (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no per&iacute;odo de 17 a 19 de abril de 2018, em Pau dos Ferros/RN. A primeira edi&ccedil;&atilde;o do SINAFRO ter&aacute; como tema &quot;O ensino e as culturas afro-brasileiras e lusitanas&quot;, com uma agenda de debates e interlocu&ccedil;&atilde;o de saberes e experi&ecirc;ncias por meio de mesas-redondas, oficinas, minicursos, grupos tem&aacute;ticos, atividades de campo e culturais."
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Prof&ordf;. Dr&ordf;. Simone Cabral Marinho dos Santos<br />\r\n
                  Prof&ordm;. Dr. Gilton Sampaio de Souza T&eacute;cnica<br />\r\n
                  Esp. D&eacute;bora Katiene Pinheiro Sizenando<br />\r\n
                  Mestranda Ivanilza de Souza Beserra<br />\r\n
                  Mestrando Miqueias Virginio da Silva
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALBANO OLIVEIRA NUNES - (Doutor)<br />\r\n
                  ALINE MACEDO GUIMAR&Otilde;ES TIM&Oacute;TEO - (Especialista)<br />\r\n
                  ANA MARIA MORAIS COSTA - (Doutor)<br />\r\n
                  ANA MARIA PEREIRA LIMA - (Doutor)<br />\r\n
                  ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA - (Doutor)<br />\r\n
                  ANTONIO ELIANO JUVENCIO DA SILVA - (Especialista)<br />\r\n
                  CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA BEZERRA - (Doutor)<br />\r\n
                  ELIANE ANSELMO DA SILVA - (Doutor)<br />\r\n
                  F&Aacute;BIO RODRIGO FERNANDES ARA&Uacute;JO - (Mestre)<br />\r\n
                  GILTON SAMPAIO DE SOUZA - (P&oacute;s-Doutor)<br />\r\n
                  GLAYDSON FRANCISCO BARROS DE OLIVEIRA - (Doutor)<br />\r\n
                  IVANALDO SANTOS DE OLIVEIRA FILHO - (P&oacute;s-Doutor)<br />\r\n
                  JOCIV&Acirc;NIA FERNANDES DO NASCIMENTO - (Mestre)<br />\r\n
                  KATIA MACEDO DUARTE - (Especialista)<br />\r\n
                  KEUTRE GLAUDIA DA CONCEI&Ccedil;&Atilde;O SOARES BEZERRA - (Mestre)<br />\r\n
                  LU&Iacute;S MIGUEL DIAS CAETANO - (P&oacute;s-Doutor)<br />\r\n
                  LU&Iacute;S TOM&Aacute;S DOMINGOS - (Doutor)<br />\r\n
                  LUIZ EDUARDO DO NASCIMENTO NETO - (Mestre)<br />\r\n
                  MAR&Iacute;LIA CAVALCANTE DE FREITAS MOREIRA - (Mestre)<br />\r\n
                  MARCOS NONATO DE OLIVEIRA - (Doutor)<br />\r\n
                  MARIA DA PAZ CAVALCANTE - (Doutor)<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO CORDEIRO DE SOUSA - (Mestre)<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO DA SILVA BATISTA - (Doutor)<br />\r\n
                  MARIA EDILEUZA COSTA - (Doutor)<br />\r\n
                  MARIA LUCIA PESSOA SAMPAIO - (P&oacute;s-Doutor)<br />\r\n
                  MARIA ZENAIDE VALDIVINO DA SILVA - (Doutor)<br />\r\n
                  N&Aacute;DIA FARIAS DOS SANTOS - (Mestre)<br />\r\n
                  ROSALVO NOBRE CARNEIRO - (Doutor)<br />\r\n
                  SARAH FORTE - (Doutor)<br />\r\n
                  SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS - (Doutor)<br />\r\n
                  THULHO CEZAR SANTOS DE SIQUEIRA - (Mestre)<br />\r\n
                  ZILFRAN VARELA FONTENELE - (Mestre)
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "300720201640_E-BOOK-SINAFRO.pdf"
                "arquivo_alterado" => 0
                "ano_publicacao" => 2018
                "created_at" => "2020-07-30 11:18:57"
                "updated_at" => "2020-07-30 16:00:45"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de abril de 2018

Resumo

Ler o mundo é uma tarefa que somos constantemente convidados a realizar. O apelo da comunicação através de imagens requer de nós leitores habilidades que nos permitam ler e explorar criticamente suas intenções enquanto comunicação multimodal. Este trabalho pretende analisar a representação da figura feminina no Livro Didático de Língua Inglesa, com foco nos elementos visuais por ele veiculados. Usando como referencial teórico a semiótica social (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006), (DESCADERCI, 2002) e o letramento visual (BAMFORD, 2000), (CALLOW, 1999; 2005, 2013) buscamos interpretar a abordagem dada aos elementos de representação feminina no livro do 9º ano do Ensino Fundamental ?Way to English for Brazilian learners? da Editora Ática. Escolhemos como categorias de análises os seguintes critérios: a) como a identidade feminina é retratada no Livro Didático?; b) quais papéis são representados?; e c) como promover a leitura crítica dessas representações? Nossa pesquisa de natureza qualitativa baseia-se na leitura de referencial sobre o letramento visual e crítico, para possibilitar a análise interpretativa dos dados encontrados. Observamos que o material analisado traz importantes elementos para desenvolver a consciência crítica com relação a temas como igualdade de gênero e o papel da mulher na sociedade. Seus textos visuais permitem desenvolver nos alunos a atenção ao elemento imagético como forma de engajamento social e crítico por meio do estudo da língua.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.