O presente artigo objetiva fazer uma analise sobre as concepções do professor e de seus alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, de uma escola estadual de Patu-RN, a cerca da contação de histórias em sala de aula na perspectiva da formação de leitores. Para a realização da pesquisa, executada numa esfera qualitativa, indutiva e descritiva, fizemos uso de uma entrevista semi-estruturada, gravada e transcrita com o professor, cujas perguntas enfatizam a contação de histórias para a formação leitora, e questionários aplicados aos alunos, com indagações sobre o mesmo assunto. Esta pesquisa se fundamenta nas discursões de alguns autores como Amarilha (2004), Coelho (2000), Zilbermam (2003), e documentos oficiais como os PCNs, sobre o desenvolvimento do gosto pela leitura, mediante a motivação e participação do professor como leitor e contador de histórias. Com base nas teorias discutidas e as analises feitas esta pesquisa constata que a concepção do professor cuja visão sobre a contação de história é permeada pela criatividade promovendo um momento prazeroso, podendo fazer o aluno gostar de ler. Os questionários aplicados aos discentes indicam o gosto pela contação de história na aula, confirmando serem bons ouvintes e se sentirem num bom momento durante a aula, que é o momento da história.