O Ensino de história e cultura afro-brasileira é componente obrigatório no currículo da Educação Infantil, a partir de uma exigência da Lei 10.639/03. Esta pesquisa trata de um relato de experiência, de natureza qualitativa que teve por objetivo traçar reflexões a respeito do ensino de história e cultura afro-brasileira na Educação Infantil. Trabalhar um tema tão relevante para crianças na faixa etária de 0 a 5 anos de idade se constitui como um desafio para os educadores tendo em vista, a necessidade de uma linguagem adequada à compreensão da criança, além de estratégias metodológicas para o ensino. O presente estudo trata-se de um relato de experiência descrito a partir das experiências desenvolvidas em um projeto de intervenção realizado por uma professora de Educação Infantil do município de São Mamede-PB com sua turma de pré I, com crianças na faixa 4 e 5 anos de idade, onde a professora partiu dos preconceitos existentes e planejou atividades que intervissem na forma vê, compreender e expressar-se diante de situações que envolvem a história e a cultura afro-brasileira. Ressalta-se no texto além da experiência relatada, uma breve discussão a cerca do tema e sua aplicabilidade ao ensino. A pesquisa apresenta, sobretudo, a importância de o tema ser abordado, desde a mais tenra idade das crianças de modo a formar desde cedo cidadãos mais conscientes do respeito à diversidade, num viés de uso do processo ensino-aprendizagem como prática social de interação entre os sujeitos e de formação humana para a convivência social.