Artigo E-book SINAFRO

E-books

ISBN: 978-85-61702-51-9

ARGUMENTAÇÃO EM RECONTOS DE LENDAS AFRICANAS DE ALUNOS DE SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

"2018-04-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39578
    "edicao_id" => 84
    "trabalho_id" => 101
    "inscrito_id" => 415
    "titulo" => "ARGUMENTAÇÃO EM RECONTOS DE LENDAS AFRICANAS DE ALUNOS DE SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Dado o caráter constitutivo da argumentação nos mais diversos modos de comunicação, no espaço escolar convém investigar sua presença, dar ouvidos à criança e perceber como ela dialoga no processo de ensino, especificamente no tocando à oralidade. Partindo desse pressuposto, objetivamos analisar aspectos do processo argumentativo mobilizados durante o reconto de histórias infantis por alunos de anos iniciais do Ensino Fundamental, buscando compreender como a criança argumenta e (re)constrói as narrativas e o papel do mediador/auditório imediato nesse processo. Para tanto, compartilhamos dos apanhados teóricos de autores da argumentação: Perelman e Tyteca (1996); Reboul (2004); Abreu (2006) e da oralidade nos apoiaremos nos estudos de Belintane (2006, 2013). Para a efetivação deste trabalho, utilizamos como corpus dois recontos da lenda africana Jabulani e o Leão, de alunos do 3º ano do ensino fundamental, de uma Escola Municipal, do interior do estado do Rio Grande do Norte. Pudemos observar que em seus recontos os alunos fizeram uso de argumentos como: argumento da incompatibilidade, da retorsão e argumento pragmático. Os recursos de presença utilizados pelos informantes dizem respeito à presença de novos personagens, suspenses enquanto recontam e elementos estruturais já conhecidos dos contos de fadas para iniciar e finalizar a história. O estudo com os recontos nos mostrou como a argumentação perpassa a construção de sentidos na oralidade de crianças em processo de alfabetização e, ainda, como a mediação é importante, ou seja, o diálogo com o orador, no processo de ensino aprendizagem."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "TRABALHO_EV118_MD2_SA5_ID415_10042018234953.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA VERIDIANA FRANCO ALVES"
    "autor_nome_curto" => "FRANCO"
    "autor_email" => "veridiana_alves2011@yahoo"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-sinafro"
    "edicao_nome" => "E-book SINAFRO"
    "edicao_evento" => "I Simpósio Internacional de Ensino e Culturas Afro-brasileiras e Lusitanas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "ebooks/sinafro/2018"
    "edicao_logo" => "5e4cbc60b00ba_19022020014104.png"
    "edicao_capa" => "5f23120952d84_30072020153137.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-04-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 52
    "publicacao_nome" => "E-book SINAFRO"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-51-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39578
    "edicao_id" => 84
    "trabalho_id" => 101
    "inscrito_id" => 415
    "titulo" => "ARGUMENTAÇÃO EM RECONTOS DE LENDAS AFRICANAS DE ALUNOS DE SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Dado o caráter constitutivo da argumentação nos mais diversos modos de comunicação, no espaço escolar convém investigar sua presença, dar ouvidos à criança e perceber como ela dialoga no processo de ensino, especificamente no tocando à oralidade. Partindo desse pressuposto, objetivamos analisar aspectos do processo argumentativo mobilizados durante o reconto de histórias infantis por alunos de anos iniciais do Ensino Fundamental, buscando compreender como a criança argumenta e (re)constrói as narrativas e o papel do mediador/auditório imediato nesse processo. Para tanto, compartilhamos dos apanhados teóricos de autores da argumentação: Perelman e Tyteca (1996); Reboul (2004); Abreu (2006) e da oralidade nos apoiaremos nos estudos de Belintane (2006, 2013). Para a efetivação deste trabalho, utilizamos como corpus dois recontos da lenda africana Jabulani e o Leão, de alunos do 3º ano do ensino fundamental, de uma Escola Municipal, do interior do estado do Rio Grande do Norte. Pudemos observar que em seus recontos os alunos fizeram uso de argumentos como: argumento da incompatibilidade, da retorsão e argumento pragmático. Os recursos de presença utilizados pelos informantes dizem respeito à presença de novos personagens, suspenses enquanto recontam e elementos estruturais já conhecidos dos contos de fadas para iniciar e finalizar a história. O estudo com os recontos nos mostrou como a argumentação perpassa a construção de sentidos na oralidade de crianças em processo de alfabetização e, ainda, como a mediação é importante, ou seja, o diálogo com o orador, no processo de ensino aprendizagem."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "TRABALHO_EV118_MD2_SA5_ID415_10042018234953.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA VERIDIANA FRANCO ALVES"
    "autor_nome_curto" => "FRANCO"
    "autor_email" => "veridiana_alves2011@yahoo"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-sinafro"
    "edicao_nome" => "E-book SINAFRO"
    "edicao_evento" => "I Simpósio Internacional de Ensino e Culturas Afro-brasileiras e Lusitanas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "ebooks/sinafro/2018"
    "edicao_logo" => "5e4cbc60b00ba_19022020014104.png"
    "edicao_capa" => "5f23120952d84_30072020153137.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-04-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 52
    "publicacao_nome" => "E-book SINAFRO"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-51-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 84
        "publicacao_id" => 52
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-sinafro"
        "nome" => "E-book SINAFRO"
        "nome_evento" => "I Simpósio Internacional de Ensino e Culturas Afro-brasileiras e Lusitanas"
        "descricao" => "O<strong> Simp&oacute;sio Internacional de Ensino e Culturas Afro-brasileiras e Lusitanas (SINAFRO) </strong>ser&aacute; realizado pelo Programa de P&oacute;s-Gradua&ccedil;&atilde;o em Ensino (PPGE), do Campus Avan&ccedil;ado &quot;Prof&ordf;. Maria Elisa de Albuquerque Maia&quot; (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no per&iacute;odo de 17 a 19 de abril de 2018, em Pau dos Ferros/RN. A primeira edi&ccedil;&atilde;o do SINAFRO ter&aacute; como tema &quot;O ensino e as culturas afro-brasileiras e lusitanas&quot;, com uma agenda de debates e interlocu&ccedil;&atilde;o de saberes e experi&ecirc;ncias por meio de mesas-redondas, oficinas, minicursos, grupos tem&aacute;ticos, atividades de campo e culturais."
        "pasta" => "ebooks/sinafro/2018"
        "logo" => "5e4cbc60b00ba_19022020014104.png"
        "capa" => "5f23120952d84_30072020153137.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2018-04-17"
        "final_evento" => "2018-04-19"
        "ano_publicacao" => 2018
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2018-04-18 00:00:00"
        "updated_at" => "2022-02-23 11:18:26"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 84
        "publicacao_id" => 52
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-sinafro"
        "nome" => "E-book SINAFRO"
        "nome_evento" => "I Simpósio Internacional de Ensino e Culturas Afro-brasileiras e Lusitanas"
        "descricao" => "O<strong> Simp&oacute;sio Internacional de Ensino e Culturas Afro-brasileiras e Lusitanas (SINAFRO) </strong>ser&aacute; realizado pelo Programa de P&oacute;s-Gradua&ccedil;&atilde;o em Ensino (PPGE), do Campus Avan&ccedil;ado &quot;Prof&ordf;. Maria Elisa de Albuquerque Maia&quot; (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no per&iacute;odo de 17 a 19 de abril de 2018, em Pau dos Ferros/RN. A primeira edi&ccedil;&atilde;o do SINAFRO ter&aacute; como tema &quot;O ensino e as culturas afro-brasileiras e lusitanas&quot;, com uma agenda de debates e interlocu&ccedil;&atilde;o de saberes e experi&ecirc;ncias por meio de mesas-redondas, oficinas, minicursos, grupos tem&aacute;ticos, atividades de campo e culturais."
        "pasta" => "ebooks/sinafro/2018"
        "logo" => "5e4cbc60b00ba_19022020014104.png"
        "capa" => "5f23120952d84_30072020153137.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2018-04-17"
        "final_evento" => "2018-04-19"
        "ano_publicacao" => 2018
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2018-04-18 00:00:00"
        "updated_at" => "2022-02-23 11:18:26"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 59
                "edicao_id" => 84
                "codigo" => "978-85-61702-51-9"
                "capa" => "5f23177dad401_30072020155453.jpg"
                "titulo" => "E-book SINAFRO"
                "prefacio" => "O<strong>&nbsp;Simp&oacute;sio Internacional de Ensino e Culturas Afro-brasileiras e Lusitanas (SINAFRO)&nbsp;</strong>ser&aacute; realizado pelo Programa de P&oacute;s-Gradua&ccedil;&atilde;o em Ensino (PPGE), do Campus Avan&ccedil;ado &quot;Prof&ordf;. Maria Elisa de Albuquerque Maia&quot; (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no per&iacute;odo de 17 a 19 de abril de 2018, em Pau dos Ferros/RN. A primeira edi&ccedil;&atilde;o do SINAFRO ter&aacute; como tema &quot;O ensino e as culturas afro-brasileiras e lusitanas&quot;, com uma agenda de debates e interlocu&ccedil;&atilde;o de saberes e experi&ecirc;ncias por meio de mesas-redondas, oficinas, minicursos, grupos tem&aacute;ticos, atividades de campo e culturais."
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Prof&ordf;. Dr&ordf;. Simone Cabral Marinho dos Santos<br />\r\n
                  Prof&ordm;. Dr. Gilton Sampaio de Souza T&eacute;cnica<br />\r\n
                  Esp. D&eacute;bora Katiene Pinheiro Sizenando<br />\r\n
                  Mestranda Ivanilza de Souza Beserra<br />\r\n
                  Mestrando Miqueias Virginio da Silva
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALBANO OLIVEIRA NUNES - (Doutor)<br />\r\n
                  ALINE MACEDO GUIMAR&Otilde;ES TIM&Oacute;TEO - (Especialista)<br />\r\n
                  ANA MARIA MORAIS COSTA - (Doutor)<br />\r\n
                  ANA MARIA PEREIRA LIMA - (Doutor)<br />\r\n
                  ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA - (Doutor)<br />\r\n
                  ANTONIO ELIANO JUVENCIO DA SILVA - (Especialista)<br />\r\n
                  CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA BEZERRA - (Doutor)<br />\r\n
                  ELIANE ANSELMO DA SILVA - (Doutor)<br />\r\n
                  F&Aacute;BIO RODRIGO FERNANDES ARA&Uacute;JO - (Mestre)<br />\r\n
                  GILTON SAMPAIO DE SOUZA - (P&oacute;s-Doutor)<br />\r\n
                  GLAYDSON FRANCISCO BARROS DE OLIVEIRA - (Doutor)<br />\r\n
                  IVANALDO SANTOS DE OLIVEIRA FILHO - (P&oacute;s-Doutor)<br />\r\n
                  JOCIV&Acirc;NIA FERNANDES DO NASCIMENTO - (Mestre)<br />\r\n
                  KATIA MACEDO DUARTE - (Especialista)<br />\r\n
                  KEUTRE GLAUDIA DA CONCEI&Ccedil;&Atilde;O SOARES BEZERRA - (Mestre)<br />\r\n
                  LU&Iacute;S MIGUEL DIAS CAETANO - (P&oacute;s-Doutor)<br />\r\n
                  LU&Iacute;S TOM&Aacute;S DOMINGOS - (Doutor)<br />\r\n
                  LUIZ EDUARDO DO NASCIMENTO NETO - (Mestre)<br />\r\n
                  MAR&Iacute;LIA CAVALCANTE DE FREITAS MOREIRA - (Mestre)<br />\r\n
                  MARCOS NONATO DE OLIVEIRA - (Doutor)<br />\r\n
                  MARIA DA PAZ CAVALCANTE - (Doutor)<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO CORDEIRO DE SOUSA - (Mestre)<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO DA SILVA BATISTA - (Doutor)<br />\r\n
                  MARIA EDILEUZA COSTA - (Doutor)<br />\r\n
                  MARIA LUCIA PESSOA SAMPAIO - (P&oacute;s-Doutor)<br />\r\n
                  MARIA ZENAIDE VALDIVINO DA SILVA - (Doutor)<br />\r\n
                  N&Aacute;DIA FARIAS DOS SANTOS - (Mestre)<br />\r\n
                  ROSALVO NOBRE CARNEIRO - (Doutor)<br />\r\n
                  SARAH FORTE - (Doutor)<br />\r\n
                  SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS - (Doutor)<br />\r\n
                  THULHO CEZAR SANTOS DE SIQUEIRA - (Mestre)<br />\r\n
                  ZILFRAN VARELA FONTENELE - (Mestre)
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "300720201640_E-BOOK-SINAFRO.pdf"
                "arquivo_alterado" => 0
                "ano_publicacao" => 2018
                "created_at" => "2020-07-30 11:18:57"
                "updated_at" => "2020-07-30 16:00:45"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 59
                "edicao_id" => 84
                "codigo" => "978-85-61702-51-9"
                "capa" => "5f23177dad401_30072020155453.jpg"
                "titulo" => "E-book SINAFRO"
                "prefacio" => "O<strong>&nbsp;Simp&oacute;sio Internacional de Ensino e Culturas Afro-brasileiras e Lusitanas (SINAFRO)&nbsp;</strong>ser&aacute; realizado pelo Programa de P&oacute;s-Gradua&ccedil;&atilde;o em Ensino (PPGE), do Campus Avan&ccedil;ado &quot;Prof&ordf;. Maria Elisa de Albuquerque Maia&quot; (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no per&iacute;odo de 17 a 19 de abril de 2018, em Pau dos Ferros/RN. A primeira edi&ccedil;&atilde;o do SINAFRO ter&aacute; como tema &quot;O ensino e as culturas afro-brasileiras e lusitanas&quot;, com uma agenda de debates e interlocu&ccedil;&atilde;o de saberes e experi&ecirc;ncias por meio de mesas-redondas, oficinas, minicursos, grupos tem&aacute;ticos, atividades de campo e culturais."
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Prof&ordf;. Dr&ordf;. Simone Cabral Marinho dos Santos<br />\r\n
                  Prof&ordm;. Dr. Gilton Sampaio de Souza T&eacute;cnica<br />\r\n
                  Esp. D&eacute;bora Katiene Pinheiro Sizenando<br />\r\n
                  Mestranda Ivanilza de Souza Beserra<br />\r\n
                  Mestrando Miqueias Virginio da Silva
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALBANO OLIVEIRA NUNES - (Doutor)<br />\r\n
                  ALINE MACEDO GUIMAR&Otilde;ES TIM&Oacute;TEO - (Especialista)<br />\r\n
                  ANA MARIA MORAIS COSTA - (Doutor)<br />\r\n
                  ANA MARIA PEREIRA LIMA - (Doutor)<br />\r\n
                  ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA - (Doutor)<br />\r\n
                  ANTONIO ELIANO JUVENCIO DA SILVA - (Especialista)<br />\r\n
                  CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA BEZERRA - (Doutor)<br />\r\n
                  ELIANE ANSELMO DA SILVA - (Doutor)<br />\r\n
                  F&Aacute;BIO RODRIGO FERNANDES ARA&Uacute;JO - (Mestre)<br />\r\n
                  GILTON SAMPAIO DE SOUZA - (P&oacute;s-Doutor)<br />\r\n
                  GLAYDSON FRANCISCO BARROS DE OLIVEIRA - (Doutor)<br />\r\n
                  IVANALDO SANTOS DE OLIVEIRA FILHO - (P&oacute;s-Doutor)<br />\r\n
                  JOCIV&Acirc;NIA FERNANDES DO NASCIMENTO - (Mestre)<br />\r\n
                  KATIA MACEDO DUARTE - (Especialista)<br />\r\n
                  KEUTRE GLAUDIA DA CONCEI&Ccedil;&Atilde;O SOARES BEZERRA - (Mestre)<br />\r\n
                  LU&Iacute;S MIGUEL DIAS CAETANO - (P&oacute;s-Doutor)<br />\r\n
                  LU&Iacute;S TOM&Aacute;S DOMINGOS - (Doutor)<br />\r\n
                  LUIZ EDUARDO DO NASCIMENTO NETO - (Mestre)<br />\r\n
                  MAR&Iacute;LIA CAVALCANTE DE FREITAS MOREIRA - (Mestre)<br />\r\n
                  MARCOS NONATO DE OLIVEIRA - (Doutor)<br />\r\n
                  MARIA DA PAZ CAVALCANTE - (Doutor)<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO CORDEIRO DE SOUSA - (Mestre)<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO DA SILVA BATISTA - (Doutor)<br />\r\n
                  MARIA EDILEUZA COSTA - (Doutor)<br />\r\n
                  MARIA LUCIA PESSOA SAMPAIO - (P&oacute;s-Doutor)<br />\r\n
                  MARIA ZENAIDE VALDIVINO DA SILVA - (Doutor)<br />\r\n
                  N&Aacute;DIA FARIAS DOS SANTOS - (Mestre)<br />\r\n
                  ROSALVO NOBRE CARNEIRO - (Doutor)<br />\r\n
                  SARAH FORTE - (Doutor)<br />\r\n
                  SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS - (Doutor)<br />\r\n
                  THULHO CEZAR SANTOS DE SIQUEIRA - (Mestre)<br />\r\n
                  ZILFRAN VARELA FONTENELE - (Mestre)
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "300720201640_E-BOOK-SINAFRO.pdf"
                "arquivo_alterado" => 0
                "ano_publicacao" => 2018
                "created_at" => "2020-07-30 11:18:57"
                "updated_at" => "2020-07-30 16:00:45"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de abril de 2018

Resumo

Dado o caráter constitutivo da argumentação nos mais diversos modos de comunicação, no espaço escolar convém investigar sua presença, dar ouvidos à criança e perceber como ela dialoga no processo de ensino, especificamente no tocando à oralidade. Partindo desse pressuposto, objetivamos analisar aspectos do processo argumentativo mobilizados durante o reconto de histórias infantis por alunos de anos iniciais do Ensino Fundamental, buscando compreender como a criança argumenta e (re)constrói as narrativas e o papel do mediador/auditório imediato nesse processo. Para tanto, compartilhamos dos apanhados teóricos de autores da argumentação: Perelman e Tyteca (1996); Reboul (2004); Abreu (2006) e da oralidade nos apoiaremos nos estudos de Belintane (2006, 2013). Para a efetivação deste trabalho, utilizamos como corpus dois recontos da lenda africana Jabulani e o Leão, de alunos do 3º ano do ensino fundamental, de uma Escola Municipal, do interior do estado do Rio Grande do Norte. Pudemos observar que em seus recontos os alunos fizeram uso de argumentos como: argumento da incompatibilidade, da retorsão e argumento pragmático. Os recursos de presença utilizados pelos informantes dizem respeito à presença de novos personagens, suspenses enquanto recontam e elementos estruturais já conhecidos dos contos de fadas para iniciar e finalizar a história. O estudo com os recontos nos mostrou como a argumentação perpassa a construção de sentidos na oralidade de crianças em processo de alfabetização e, ainda, como a mediação é importante, ou seja, o diálogo com o orador, no processo de ensino aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.