Este trabalho discute sobre as práticas de leitura desenvolvidas no Estágio Supervisionado II do curso de Pedagogia do CAMEAM/UERN, através do projeto de intervenção ?Ler, contar e encantar: Uma viagem pelo mundo das palavras?. Objetivou proporcionar momentos prazerosos por meio da contação de história, como estratégia para a formação de sujeitos leitores e escritores, oportunizando-os a vivenciar situações autênticas de construção do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com pesquisa de campo e estudo bibliográfico. Os dados foram construídos durante as observações e intervenção pedagógica realizadas na escola campo de estágio, pelas estagiárias. O estudo bibliográfico, traz reflexões acerca da importância de instituir práticas efetivas de leitura no cotidiano escolar dos alunos, despertando o desejo de aprender, permitindo-os a redescoberta do ato de ler como campo mágico, ou uma forma de ver o mundo com outros olhos para criar, reelaborar sentidos, aprendizagens e acontecimentos. Os resultados revelam que as intervenções pedagógicas mobilizaram a participação dos sujeitos, contribuindo para mudanças no comportamento leitor dos alunos, despertando, com isso, o gosto pela leitura e a ampliação do repertório literário. Através de atividades como socialização de textos na sala de aula e em casa, promoveu o protagonismo em mediar novas histórias nos momentos de apresentação em que interagem com o mundo mágico da leitura, cabendo a escola oportunizar caminhos de ler, ouvir e contar histórias como ponte de desenvolvimento humano e de inserção social.