Artigo E-book SINAFRO

E-books

ISBN: 978-85-61702-51-9

A CAPOEIRA COMO FERRAMENTA CONSTRUTIVA NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA

"2018-04-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39548
    "edicao_id" => 84
    "trabalho_id" => 75
    "inscrito_id" => 229
    "titulo" => "A CAPOEIRA COMO FERRAMENTA CONSTRUTIVA NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA"
    "resumo" => "Quando falamos em capoeira logo à associamos aos conceitos de arte marcial, jogo, dança ou um ritual religioso relacionado à cultura afro-brasileira. Esse artigo tem como objetivo relatar uma experiência de ensino da capoeira capaz de agregar aos seus praticantes, sobretudo, crianças e adolescentes, valores e atitudes que culminam numa formação para a cidadania. Para a coleta de dados, utilizamos a observação direta, de forma exploratória, enquanto técnica metodológica que consiste em examinar fatos ou fenômenos da realidade social. Nesse caso, observamos as aulas de capoeira de um professor, na tentativa de descrever as estratégias metodológicas de ensino utilizadas, os valores e as atitudes cultivados nas aulas em favor de uma formação para a cidadania. Os resultados apontaram que o docente se utiliza de estratégias variadas para facilitar o aprendizado dos alunos, apresentando a capoeira como uma ferramenta pedagógica que contribui para a formação cidadã de crianças e adolescentes, por meio da reflexão e atitudes positivas diante de problemas sociais, como o consumo de drogas, o alcoolismo, a prostituição, a exclusão social, racismo, preconceito, indisciplina, poluição do meio ambiente, entre outros. Concluímos que as estratégias de ensino de capoeira praticadas pelo professor têm contribuído para cultivar nos alunos sentimentos, valores e atitudes positivas perante os problemas sociais."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "TRABALHO_EV118_MD2_SA9_ID229_09042018214155.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO RODRIGUES ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "RODRIGO"
    "autor_email" => "rodrigoraraujo12@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-sinafro"
    "edicao_nome" => "E-book SINAFRO"
    "edicao_evento" => "I Simpósio Internacional de Ensino e Culturas Afro-brasileiras e Lusitanas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "ebooks/sinafro/2018"
    "edicao_logo" => "5e4cbc60b00ba_19022020014104.png"
    "edicao_capa" => "5f23120952d84_30072020153137.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-04-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 52
    "publicacao_nome" => "E-book SINAFRO"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-51-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39548
    "edicao_id" => 84
    "trabalho_id" => 75
    "inscrito_id" => 229
    "titulo" => "A CAPOEIRA COMO FERRAMENTA CONSTRUTIVA NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA"
    "resumo" => "Quando falamos em capoeira logo à associamos aos conceitos de arte marcial, jogo, dança ou um ritual religioso relacionado à cultura afro-brasileira. Esse artigo tem como objetivo relatar uma experiência de ensino da capoeira capaz de agregar aos seus praticantes, sobretudo, crianças e adolescentes, valores e atitudes que culminam numa formação para a cidadania. Para a coleta de dados, utilizamos a observação direta, de forma exploratória, enquanto técnica metodológica que consiste em examinar fatos ou fenômenos da realidade social. Nesse caso, observamos as aulas de capoeira de um professor, na tentativa de descrever as estratégias metodológicas de ensino utilizadas, os valores e as atitudes cultivados nas aulas em favor de uma formação para a cidadania. Os resultados apontaram que o docente se utiliza de estratégias variadas para facilitar o aprendizado dos alunos, apresentando a capoeira como uma ferramenta pedagógica que contribui para a formação cidadã de crianças e adolescentes, por meio da reflexão e atitudes positivas diante de problemas sociais, como o consumo de drogas, o alcoolismo, a prostituição, a exclusão social, racismo, preconceito, indisciplina, poluição do meio ambiente, entre outros. Concluímos que as estratégias de ensino de capoeira praticadas pelo professor têm contribuído para cultivar nos alunos sentimentos, valores e atitudes positivas perante os problemas sociais."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "TRABALHO_EV118_MD2_SA9_ID229_09042018214155.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO RODRIGUES ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "RODRIGO"
    "autor_email" => "rodrigoraraujo12@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-sinafro"
    "edicao_nome" => "E-book SINAFRO"
    "edicao_evento" => "I Simpósio Internacional de Ensino e Culturas Afro-brasileiras e Lusitanas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "ebooks/sinafro/2018"
    "edicao_logo" => "5e4cbc60b00ba_19022020014104.png"
    "edicao_capa" => "5f23120952d84_30072020153137.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-04-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 52
    "publicacao_nome" => "E-book SINAFRO"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-51-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 84
        "publicacao_id" => 52
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-sinafro"
        "nome" => "E-book SINAFRO"
        "nome_evento" => "I Simpósio Internacional de Ensino e Culturas Afro-brasileiras e Lusitanas"
        "descricao" => "O<strong> Simp&oacute;sio Internacional de Ensino e Culturas Afro-brasileiras e Lusitanas (SINAFRO) </strong>ser&aacute; realizado pelo Programa de P&oacute;s-Gradua&ccedil;&atilde;o em Ensino (PPGE), do Campus Avan&ccedil;ado &quot;Prof&ordf;. Maria Elisa de Albuquerque Maia&quot; (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no per&iacute;odo de 17 a 19 de abril de 2018, em Pau dos Ferros/RN. A primeira edi&ccedil;&atilde;o do SINAFRO ter&aacute; como tema &quot;O ensino e as culturas afro-brasileiras e lusitanas&quot;, com uma agenda de debates e interlocu&ccedil;&atilde;o de saberes e experi&ecirc;ncias por meio de mesas-redondas, oficinas, minicursos, grupos tem&aacute;ticos, atividades de campo e culturais."
        "pasta" => "ebooks/sinafro/2018"
        "logo" => "5e4cbc60b00ba_19022020014104.png"
        "capa" => "5f23120952d84_30072020153137.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2018-04-17"
        "final_evento" => "2018-04-19"
        "ano_publicacao" => 2018
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2018-04-18 00:00:00"
        "updated_at" => "2022-02-23 11:18:26"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 84
        "publicacao_id" => 52
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-sinafro"
        "nome" => "E-book SINAFRO"
        "nome_evento" => "I Simpósio Internacional de Ensino e Culturas Afro-brasileiras e Lusitanas"
        "descricao" => "O<strong> Simp&oacute;sio Internacional de Ensino e Culturas Afro-brasileiras e Lusitanas (SINAFRO) </strong>ser&aacute; realizado pelo Programa de P&oacute;s-Gradua&ccedil;&atilde;o em Ensino (PPGE), do Campus Avan&ccedil;ado &quot;Prof&ordf;. Maria Elisa de Albuquerque Maia&quot; (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no per&iacute;odo de 17 a 19 de abril de 2018, em Pau dos Ferros/RN. A primeira edi&ccedil;&atilde;o do SINAFRO ter&aacute; como tema &quot;O ensino e as culturas afro-brasileiras e lusitanas&quot;, com uma agenda de debates e interlocu&ccedil;&atilde;o de saberes e experi&ecirc;ncias por meio de mesas-redondas, oficinas, minicursos, grupos tem&aacute;ticos, atividades de campo e culturais."
        "pasta" => "ebooks/sinafro/2018"
        "logo" => "5e4cbc60b00ba_19022020014104.png"
        "capa" => "5f23120952d84_30072020153137.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2018-04-17"
        "final_evento" => "2018-04-19"
        "ano_publicacao" => 2018
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2018-04-18 00:00:00"
        "updated_at" => "2022-02-23 11:18:26"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 59
                "edicao_id" => 84
                "codigo" => "978-85-61702-51-9"
                "capa" => "5f23177dad401_30072020155453.jpg"
                "titulo" => "E-book SINAFRO"
                "prefacio" => "O<strong>&nbsp;Simp&oacute;sio Internacional de Ensino e Culturas Afro-brasileiras e Lusitanas (SINAFRO)&nbsp;</strong>ser&aacute; realizado pelo Programa de P&oacute;s-Gradua&ccedil;&atilde;o em Ensino (PPGE), do Campus Avan&ccedil;ado &quot;Prof&ordf;. Maria Elisa de Albuquerque Maia&quot; (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no per&iacute;odo de 17 a 19 de abril de 2018, em Pau dos Ferros/RN. A primeira edi&ccedil;&atilde;o do SINAFRO ter&aacute; como tema &quot;O ensino e as culturas afro-brasileiras e lusitanas&quot;, com uma agenda de debates e interlocu&ccedil;&atilde;o de saberes e experi&ecirc;ncias por meio de mesas-redondas, oficinas, minicursos, grupos tem&aacute;ticos, atividades de campo e culturais."
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Prof&ordf;. Dr&ordf;. Simone Cabral Marinho dos Santos<br />\r\n
                  Prof&ordm;. Dr. Gilton Sampaio de Souza T&eacute;cnica<br />\r\n
                  Esp. D&eacute;bora Katiene Pinheiro Sizenando<br />\r\n
                  Mestranda Ivanilza de Souza Beserra<br />\r\n
                  Mestrando Miqueias Virginio da Silva
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALBANO OLIVEIRA NUNES - (Doutor)<br />\r\n
                  ALINE MACEDO GUIMAR&Otilde;ES TIM&Oacute;TEO - (Especialista)<br />\r\n
                  ANA MARIA MORAIS COSTA - (Doutor)<br />\r\n
                  ANA MARIA PEREIRA LIMA - (Doutor)<br />\r\n
                  ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA - (Doutor)<br />\r\n
                  ANTONIO ELIANO JUVENCIO DA SILVA - (Especialista)<br />\r\n
                  CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA BEZERRA - (Doutor)<br />\r\n
                  ELIANE ANSELMO DA SILVA - (Doutor)<br />\r\n
                  F&Aacute;BIO RODRIGO FERNANDES ARA&Uacute;JO - (Mestre)<br />\r\n
                  GILTON SAMPAIO DE SOUZA - (P&oacute;s-Doutor)<br />\r\n
                  GLAYDSON FRANCISCO BARROS DE OLIVEIRA - (Doutor)<br />\r\n
                  IVANALDO SANTOS DE OLIVEIRA FILHO - (P&oacute;s-Doutor)<br />\r\n
                  JOCIV&Acirc;NIA FERNANDES DO NASCIMENTO - (Mestre)<br />\r\n
                  KATIA MACEDO DUARTE - (Especialista)<br />\r\n
                  KEUTRE GLAUDIA DA CONCEI&Ccedil;&Atilde;O SOARES BEZERRA - (Mestre)<br />\r\n
                  LU&Iacute;S MIGUEL DIAS CAETANO - (P&oacute;s-Doutor)<br />\r\n
                  LU&Iacute;S TOM&Aacute;S DOMINGOS - (Doutor)<br />\r\n
                  LUIZ EDUARDO DO NASCIMENTO NETO - (Mestre)<br />\r\n
                  MAR&Iacute;LIA CAVALCANTE DE FREITAS MOREIRA - (Mestre)<br />\r\n
                  MARCOS NONATO DE OLIVEIRA - (Doutor)<br />\r\n
                  MARIA DA PAZ CAVALCANTE - (Doutor)<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO CORDEIRO DE SOUSA - (Mestre)<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO DA SILVA BATISTA - (Doutor)<br />\r\n
                  MARIA EDILEUZA COSTA - (Doutor)<br />\r\n
                  MARIA LUCIA PESSOA SAMPAIO - (P&oacute;s-Doutor)<br />\r\n
                  MARIA ZENAIDE VALDIVINO DA SILVA - (Doutor)<br />\r\n
                  N&Aacute;DIA FARIAS DOS SANTOS - (Mestre)<br />\r\n
                  ROSALVO NOBRE CARNEIRO - (Doutor)<br />\r\n
                  SARAH FORTE - (Doutor)<br />\r\n
                  SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS - (Doutor)<br />\r\n
                  THULHO CEZAR SANTOS DE SIQUEIRA - (Mestre)<br />\r\n
                  ZILFRAN VARELA FONTENELE - (Mestre)
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "300720201640_E-BOOK-SINAFRO.pdf"
                "arquivo_alterado" => 0
                "ano_publicacao" => 2018
                "created_at" => "2020-07-30 11:18:57"
                "updated_at" => "2020-07-30 16:00:45"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 59
                "edicao_id" => 84
                "codigo" => "978-85-61702-51-9"
                "capa" => "5f23177dad401_30072020155453.jpg"
                "titulo" => "E-book SINAFRO"
                "prefacio" => "O<strong>&nbsp;Simp&oacute;sio Internacional de Ensino e Culturas Afro-brasileiras e Lusitanas (SINAFRO)&nbsp;</strong>ser&aacute; realizado pelo Programa de P&oacute;s-Gradua&ccedil;&atilde;o em Ensino (PPGE), do Campus Avan&ccedil;ado &quot;Prof&ordf;. Maria Elisa de Albuquerque Maia&quot; (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no per&iacute;odo de 17 a 19 de abril de 2018, em Pau dos Ferros/RN. A primeira edi&ccedil;&atilde;o do SINAFRO ter&aacute; como tema &quot;O ensino e as culturas afro-brasileiras e lusitanas&quot;, com uma agenda de debates e interlocu&ccedil;&atilde;o de saberes e experi&ecirc;ncias por meio de mesas-redondas, oficinas, minicursos, grupos tem&aacute;ticos, atividades de campo e culturais."
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Prof&ordf;. Dr&ordf;. Simone Cabral Marinho dos Santos<br />\r\n
                  Prof&ordm;. Dr. Gilton Sampaio de Souza T&eacute;cnica<br />\r\n
                  Esp. D&eacute;bora Katiene Pinheiro Sizenando<br />\r\n
                  Mestranda Ivanilza de Souza Beserra<br />\r\n
                  Mestrando Miqueias Virginio da Silva
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALBANO OLIVEIRA NUNES - (Doutor)<br />\r\n
                  ALINE MACEDO GUIMAR&Otilde;ES TIM&Oacute;TEO - (Especialista)<br />\r\n
                  ANA MARIA MORAIS COSTA - (Doutor)<br />\r\n
                  ANA MARIA PEREIRA LIMA - (Doutor)<br />\r\n
                  ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA - (Doutor)<br />\r\n
                  ANTONIO ELIANO JUVENCIO DA SILVA - (Especialista)<br />\r\n
                  CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA BEZERRA - (Doutor)<br />\r\n
                  ELIANE ANSELMO DA SILVA - (Doutor)<br />\r\n
                  F&Aacute;BIO RODRIGO FERNANDES ARA&Uacute;JO - (Mestre)<br />\r\n
                  GILTON SAMPAIO DE SOUZA - (P&oacute;s-Doutor)<br />\r\n
                  GLAYDSON FRANCISCO BARROS DE OLIVEIRA - (Doutor)<br />\r\n
                  IVANALDO SANTOS DE OLIVEIRA FILHO - (P&oacute;s-Doutor)<br />\r\n
                  JOCIV&Acirc;NIA FERNANDES DO NASCIMENTO - (Mestre)<br />\r\n
                  KATIA MACEDO DUARTE - (Especialista)<br />\r\n
                  KEUTRE GLAUDIA DA CONCEI&Ccedil;&Atilde;O SOARES BEZERRA - (Mestre)<br />\r\n
                  LU&Iacute;S MIGUEL DIAS CAETANO - (P&oacute;s-Doutor)<br />\r\n
                  LU&Iacute;S TOM&Aacute;S DOMINGOS - (Doutor)<br />\r\n
                  LUIZ EDUARDO DO NASCIMENTO NETO - (Mestre)<br />\r\n
                  MAR&Iacute;LIA CAVALCANTE DE FREITAS MOREIRA - (Mestre)<br />\r\n
                  MARCOS NONATO DE OLIVEIRA - (Doutor)<br />\r\n
                  MARIA DA PAZ CAVALCANTE - (Doutor)<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO CORDEIRO DE SOUSA - (Mestre)<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO DA SILVA BATISTA - (Doutor)<br />\r\n
                  MARIA EDILEUZA COSTA - (Doutor)<br />\r\n
                  MARIA LUCIA PESSOA SAMPAIO - (P&oacute;s-Doutor)<br />\r\n
                  MARIA ZENAIDE VALDIVINO DA SILVA - (Doutor)<br />\r\n
                  N&Aacute;DIA FARIAS DOS SANTOS - (Mestre)<br />\r\n
                  ROSALVO NOBRE CARNEIRO - (Doutor)<br />\r\n
                  SARAH FORTE - (Doutor)<br />\r\n
                  SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS - (Doutor)<br />\r\n
                  THULHO CEZAR SANTOS DE SIQUEIRA - (Mestre)<br />\r\n
                  ZILFRAN VARELA FONTENELE - (Mestre)
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "300720201640_E-BOOK-SINAFRO.pdf"
                "arquivo_alterado" => 0
                "ano_publicacao" => 2018
                "created_at" => "2020-07-30 11:18:57"
                "updated_at" => "2020-07-30 16:00:45"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de abril de 2018

Resumo

Quando falamos em capoeira logo à associamos aos conceitos de arte marcial, jogo, dança ou um ritual religioso relacionado à cultura afro-brasileira. Esse artigo tem como objetivo relatar uma experiência de ensino da capoeira capaz de agregar aos seus praticantes, sobretudo, crianças e adolescentes, valores e atitudes que culminam numa formação para a cidadania. Para a coleta de dados, utilizamos a observação direta, de forma exploratória, enquanto técnica metodológica que consiste em examinar fatos ou fenômenos da realidade social. Nesse caso, observamos as aulas de capoeira de um professor, na tentativa de descrever as estratégias metodológicas de ensino utilizadas, os valores e as atitudes cultivados nas aulas em favor de uma formação para a cidadania. Os resultados apontaram que o docente se utiliza de estratégias variadas para facilitar o aprendizado dos alunos, apresentando a capoeira como uma ferramenta pedagógica que contribui para a formação cidadã de crianças e adolescentes, por meio da reflexão e atitudes positivas diante de problemas sociais, como o consumo de drogas, o alcoolismo, a prostituição, a exclusão social, racismo, preconceito, indisciplina, poluição do meio ambiente, entre outros. Concluímos que as estratégias de ensino de capoeira praticadas pelo professor têm contribuído para cultivar nos alunos sentimentos, valores e atitudes positivas perante os problemas sociais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.