Quando falamos em capoeira logo à associamos aos conceitos de arte marcial, jogo, dança ou um ritual religioso relacionado à cultura afro-brasileira. Esse artigo tem como objetivo relatar uma experiência de ensino da capoeira capaz de agregar aos seus praticantes, sobretudo, crianças e adolescentes, valores e atitudes que culminam numa formação para a cidadania. Para a coleta de dados, utilizamos a observação direta, de forma exploratória, enquanto técnica metodológica que consiste em examinar fatos ou fenômenos da realidade social. Nesse caso, observamos as aulas de capoeira de um professor, na tentativa de descrever as estratégias metodológicas de ensino utilizadas, os valores e as atitudes cultivados nas aulas em favor de uma formação para a cidadania. Os resultados apontaram que o docente se utiliza de estratégias variadas para facilitar o aprendizado dos alunos, apresentando a capoeira como uma ferramenta pedagógica que contribui para a formação cidadã de crianças e adolescentes, por meio da reflexão e atitudes positivas diante de problemas sociais, como o consumo de drogas, o alcoolismo, a prostituição, a exclusão social, racismo, preconceito, indisciplina, poluição do meio ambiente, entre outros. Concluímos que as estratégias de ensino de capoeira praticadas pelo professor têm contribuído para cultivar nos alunos sentimentos, valores e atitudes positivas perante os problemas sociais.