RESUMO: Este trabalho traz como foco o estudo do Programa BALE (Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas) como espaço mobilizador da subjetividade na formação do sujeito leitor. O objetivo é identificar os sentidos subjetivos que são mobilizados na atuação dos participantes no que se refere à constituição leitora, tendo como base teórica o estudo da subjetividade na perspectiva histórico-cultural. No tocante a metodologia, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com suporte nos postulados da Epistemologia Qualitativa, que considera a pesquisa como um espaço dialógico e o conhecimento como um processo construtivo-interpretativo. Com base no pressuposto metodológico apresentado, a construção da informação se deu a partir do uso de alguns instrumentos, entre os quais destacamos o questionário aberto, o depoimento e o complemento de frases. Os resultados preliminares mostram que ao atuarem dentro do Programa BALE, os sujeitos desenvolvem sentidos subjetivos que transformam suas atitudes com relação à leitura e consequentemente despertam e/ou ampliam sua atuação enquanto leitores. Enquanto preâmbulo de uma conclusão pode-se dizer que a subjetividade movimentada no Programa ajuda os seus integrantes a se tornarem leitores efetivos e comprometidos com a formação leitora de si e do outro.